Curiosidades

Quarteto Fantástico – Origem e história da família de heróis da Marvel

O Quarteto Fantástico foi criado no início da década de 60 e serviu como molde para uma revolução no formato de heróis para a Marvel

Atualizado em 06/08/2020

O Quarteto Fantástico foi o primeiro grupo de super-heróis modernos nas histórias da Marvel. Criado em 1961, o grupo ajudou a inspirar e definir as novas ideias publicadas pela editora nos anos seguintes.

A partir das histórias do sucesso do Quarteto Fantástico, a Marvel criou personagens como Homem-Aranha, Hulk e até mesmo Os Vingadores. O início do grupo, inclusive, é visto como o verdadeiro início do Universo Marvel nos quadrinhos.

Dessa maneira, é possível dizer que o Quarteto Fantástico foi responsável por trazer um novo tipo de história para a Marvel. Com o grupo, os dramas humanos passaram a importar tanto quanto os feitos heroicos – ou mais.

História do Quarteto Fantástico

Quarteto Fantástico - origem e história do grupo de heróis em família
Cosmic Book

A ideia de fazer a história de um grupo partiu do encontro do dono da Marvel, Martin Goodman, com um dos donos da DC Comics, Jack Liebowitz. Durante uma partida de golfe, o chefe da DC contava vantagem sobre o número de vendas da Liga da Justiça, em contraste com a crise da Marvel. Sendo assim, Goodman percebeu que uma história de grupo poderia ser a solução para a editora.

A princípio, a ideia era copiar o mesmo conceito: juntar heróis clássicos para formar um super grupo. Entretanto, Stan Lee acabou trazendo o grupo original. A ideia, na verdade, surgiu de sua esposa. Ela sugeriu que ele criasse um grupo que quebrasse os padrões da época, originando o Quarteto Fantástico.

Na primeira edição de Quarteto Fantástico, a capa já mostrava o grupo enfrentando um monstro, sem o uso de uniformes. Apesar de parecer algo comum para os dias de hoje, a ideia de super-heróis em trajes civis era uma inovação surpreendente para a época.

Origem

Quarteto Fantástico - origem e história do grupo de heróis em família
Marvel Fandom

Os poderes dos membros do Quarteto surgem quando eles estão numa nave espacial, que acaba bombardeada por raios cósmicos. A inspiração para os poderes vieram dos quatro elementos clássicos, definidos pelos gregos.

Sendo assim, o Senhor Fantástico tem o poder de esticar o corpo e assumir qualquer forma (água), Susan Storm ou Mulher Invisível, pode ficar invisível e criar campos de força (ar); Johnny Storm ou Homem Tocha, pode controlar o fogo e Ben Grimm, ou o Coisa, se transformou em rocha.

A princípio, Ben Grimm seria um monstro incapaz de desligar suas habilidades. Entretanto, o desenhista Jack Kirby sugeriu que ele fosse o único prejudicado, o que influenciou diretamente em sua personalidade.

Também chamado de O Coisa, ele teve explosões de raiva durante sua origem, mas acabou se tornando uma figura paternal e de humor ácido. Por outro lado, o Senhor Fantástico carrega uma culpa por não conseguir reverter a situação do amigo.

Aventuras

Quarteto Fantástico - origem e história do grupo de heróis em família
Cinema Blend

As aventuras do Quarteto Fantástico foram guidas pela curiosidade científica do Senhor Fantástico. Por causa disso, a equipe foi responsável por apresentar conceitos como a zona negativa, o micro-verso e várias outras dimensões nas histórias da Marvel. Sendo assim, o Quarteto é um grupo que consegue participar tanto de aventuras mais terrenas como das cósmicas.

Para organizar suas missões, o Quarteto costuma contar com ao menos um quartel general. O mais importante e popular deles foi o Edifício Baxter. No entanto, o prédio acabou destruído e foi substituído pelo Four Freedoms Plaza.

Durante a construção do novo prédio, o Quarteto acabou utilizando a Mansão dos Vingadores como base. Além disso, o grupo também já atuou no Pier 4 e em uma base construída num satélite, na órbita da Terra.

Em algumas das principais sagas do Universo Marvel, como a Guerra Civil, o Quarteto teve participações importantes. Neste confronto, Sue e Johnny se unem ao Capitão América, enquanto o Coisa se muda para Paris. Por outro lado, o Senhor Fantástico apoia o Homem de Ferro e é um dos líderes de suas forças.

Apesar das diferenças, após o conflito, Sue e Reed continuam juntos e tiram férias para recompor a relação. Durante esse período, Tempestade e Pantera Negra substituem o casal no Quarteto.

Principais inimigos

Quarteto Fantástico - origem e história do grupo de heróis em família
CBR

O principal adversário do Quarteto Fantástico é o Doutor Destino. Ele apareceu pela primeira vez em Fantastic Four 5, e é um cientista, assim como o Reed. Líder da Latvéria, ele utiliza uma máscara de ferro e também ameaça outros heróis, como o Homem-Aranha.

Além de Destino, o Quarteto também lida com ameaças fora da Terra, assim como Galactus. O vilão é um alienígena gigante, capaz de destruir planetas inteiros, ao se alimentar deles. A história de Galactus também foi responsável por apresentar ao grupo – e ao universo dos quadrinhos -, o Surfista Prateado.

Ainda no ambiente espacial, os alienígenas das raças Kree e Skrull estão bem presentes nas histórias do Quarteto Fantástico. Outros personagens da Marvel também já apareceram como adversários do Quarteto, como é o caso de Namor.

Fontes: Rika, Omelete, Terra Zero, Watt Pad, Rika

ImagensCBRMarvel FandomCosmic BookCinema BlendGeek Tyrant