Curiosidades

Surya – História e características do deus hindu do sol

Surya é o deus hindu do sol e aparece representado com um ser de pele dourado que aparece no céu com uma carruagem puxada por sete cavalos.

Atualizado em 13/08/2020

Surya é o deus do sol na mitologia hindu. Para o hinduísmo, ele seria considerado a face visível de deus, uma vez que o sol pode ser visto todos os dias.

O deus é considerado, para o hinduísmo, uma das deidades criadoras. Além disso, ele pode aparecer associado a outros deuses como o do fogo, Agni e a outra divindade do sol, Savitar. Ele pode ser considerado ainda um aspecto dos deuses Shiva e Vishnu.

Conforme os Vedas (escrituras sagradas do hinduísmo), Surya habita o próprio sol. Além disso, seu reino sagrado se estende por toda a extensão dos raios solares. O deus do sol está associado ainda com ideais de movimento e revolução.

Surya- história e características do deus hindu do sol
Fonte: Hipercultura

História de Surya

De acordo com a mitologia hindu, Surya teria sido criado pelo deus Vishnu. Isso porque ele é tão poderoso, que a sua própria existência é capaz de dar origem a outros deuses.

Sendo assim, logo ao ser criado, Surya passou a viajar pelos doze meses do ano, dividindo a luz solar e controlando as estações. Mas o deus do sol não faz a viagem sozinho. Ele leva outros deuses consigo, a fim de construir cada uma das estações com suas respectivas características.

Enquanto viaja em torno do globo, Surya não cria apenas as estações do ano. Ele também espalha entre os mortais a pureza e a consciência para que levem para a próxima vida.

Há uma outra lenda que associa Surya com os sistemas planetários. Conforme conta a história, no início do mundo havia um rei extremamente poderoso que não se conformava com o fato de haver mudanças climáticas em cada estação do ano.

Dessa maneira, o rei resolveu dar um fim ao problema. Ele passou a iluminar parte da montanha em que os raios solares não batiam. Então Surya apareceu com sua carruagem, deixando buracos no universo. Estas crateras viraram os planetas do sistema solar.

Características físicas

Surya- história e características do deus hindu do sol
Fonte: Qwe.wiki

Comumente o deus do sol é representado como um ser magnífico que viaja pelo céu em sua carruagem puxada por sete cavalo. Além disso, ele pode ter as seguintes características:

  • Possui quatro braços;
  • Está sempre irradiando raios solares;
  • Pele em tons de dourado
  • Em suas mão, segura sempre uma flor e outros objetos que podem variar;
  • Uma das mão aparece em gesto de benção.

Savitar

Surya- história e características do deus hindu do sol
Fonte: Qwe.wiki

É comum que Surya seja confundido com outro deus, Savitar. Isso porque ambos são divindades ligadas ao sol. Em determinado período, Savitar para de ser citado como uma divindade independente.

Uma explicação possível é a de que Savitar deixou de ser mencionado como deus do sol e deu lugar para Surya. Entretanto, há outros textos que mostram uma diferença simbólica entre as duas divindades:

  • Savitar seria o deus do sol antes do amanhecer. Representa tanto a manhã, como o sol escondido durante a noite
  • Surya seria o sol após o amanhecer, além de ser o responsável pelas estações do ano

No mais, ambos são representados com elementos semelhantes como a carruagem, os cavalos, os raios de sol e a pele dourada.

Gostou de conhecer a história de Surya? Então talvez você também goste dessa matéria: Shiva – Quem é, origem, símbolos e história do Deus hindu

Fonte: Daura Brasil, Passatempos do Bahgvatam, Qwe.wiki, Hipercultura

Imagens: Bazar indiano, Qwe.wikiHipercultura

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada