Ciência & Tecnologia

Estações do ano: quando começa cada uma delas?

Primavera, verão, outono e inferno são as estações do ano no mundo inteiro, mas você sabe dizer quando cada uma delas começa? E por que acontece essa mudança?

Atualizado em 26/02/2019
Por Marcela Fernandes

Existem quatro diferentes períodos/épocas no decorrer do ano em todo planeta. São elas chamadas de estações do ano. As estações são caracterizadas por mudanças no tempo, e cada país de acordo com sua localização no globo sofre uma mudança diferente.

Essas mudanças ocorrem de três em três meses. Os períodos são subdivididos numa seção Astronômica e Meteorológica. As estações do ano Meteorológicas começam sempre no primeiro dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro para simplificar os cálculos climatológicos e mantê-los uniformes. As estações Astronômicas começam por volta do dia 21 desses mesmos meses.

A definição astronômica é mais usada pelos veículos de comunicação, e conhecidas pela público em geral.

Confira quais as estações do ano e quando começa cada uma

O que determina os solstícios (datas que marcam o começo das estações), é a inclinação de 23° 27° minutos de eixo terrestre em relação ao plano de órbita ar redor do sol. Fazendo com que a energia solar atinja um mesmo ponto da superfície terrestre de modo variável.

Estações do ano pelo mundo

No mês de dezembro, o Polo Norte fica com uma distância maior do sol, o que faz com que os países localizados nessa área sofra com a temperatura mais fria. Os dias mais curtos e gelados, é esse o famoso inverno.

Enquanto no Norte os países sofrem com o frio na metade sul do mundo é verão. Época que os países como o Brasil, recebe os raios solares mais fortes e têm os dias mais longos.

Já no mês de março os países localizados no hemisfério norte, ainda estão mais afastados do sol. Porém aos poucos a situação vai sendo invertida.

Nessa época, os dias são mais longos no norte e mais curtos no sul. Na Europa é primavera e na América do sul é outono.

Confira quais as estações do ano e quando começa cada uma

Junho, agora é a vez das regiões antárticas, América do Sul, Austrália e outras regiões do sul do mundo passarem pelo inverno. O verão está no hemisfério norte, o sul está passando pelo inverno.

Quando setembro chega, o sul finalmente começa a esquentar e entra na primavera. Época em que as flores e frutos embelezam a região. Já no norte começa o outono, onde a temperatura começa a cair, e os dias aos poucos vão ficando mais curtos.

Regiões Polares

Confira quais as estações do ano e quando começa cada uma

No Polo Norte e Polo Sul, existem apenas duas estações. São elas o inverno e o verão. Sendo o inverno duro e intenso.

Fonte: Sua pesquisa

Imagens: Toda matéria

Próxima página »

Escolhidas para você