Tamanho ideal do pênis: descubra qual é e até quando cresce

O tamanho do pênis faz a diferença? Para muitos homens, sim. Saiba nessa matéria os fatos e as lendas sobre essa questão tão polêmica

o tamanho do penis

Uma das preocupações de muitos homens é saber se o tamanho do pênis é o ideal. Há toda uma série de mitos sobre tamanho, desempenho e satisfação do homem em relação ao tamanho do órgão sexual masculino.

A polêmica questão do tamanho do pênis pode ser uma das maiores inseguranças masculinas, já que ainda há muitos homens que acreditam que isso tenha alguma importância ou relação com a virilidade ou masculinidade.

O tamanho do pênis, no entanto, tem características genéticas, e é por isso que existe variação na média de diferentes localidades ou etnias. Nesta matéria tentaremos, com informações científicas, elucidar esses mitos,

Qual é o tamanho normal do pênis?

Sendo uma das questões sexuais mais polêmicas, o tamanho ideal do pênis e sua importância no sexo tem gerado debate desde a Antiguidade.

Continua após a publicidade

Um estudo publicado no Jornal de Pediatria, publicação bimensal da Sociedade Brasileira de Pediatria, em circulação desde 1934, observou que o tamanho médio do pênis, no Brasil, varia entre 14,2 e 15,7 cm quando ereto.

Apesar disso, tamanhos variáveis entre 10 cm e 17 cm também são considerados comprimentos dentro da normalidade.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a média de tamanho mundial, segundo pesquisas do King’s College London, é de 13,12 cm, sendo 9,16 cm, em repouso, e 13,24 cm quando em ereção.

O Dr. David Veale, do King’s College, e seus colegas do King’s College Hospital NHS Foundation Trust, decidiram criar um nomograma de medidas do tamanho do pênis masculino em todas as idades e etnias (*) .

Continua após a publicidade

Uma pesquisa na literatura médica revelou 17 estudos com até 15.521 homens submetidos a medições do tamanho do pênis por profissionais de saúde, usando um procedimento padrão. Os nomogramas revelaram que o comprimento médio de um pênis flácido era de 9,16 cm e o comprimento médio de um pênis ereto era de 13,12 cm.

A média da circunferência flácida foi de 9,31 cm e a média da circunferência ereta foi de 11,66 cm. Houve uma pequena correlação entre comprimento ereto e altura do indivíduo.

“Acreditamos que esses gráficos ajudarão os médicos a tranquilizar a grande maioria dos homens de que o tamanho de seu pênis está dentro da faixa normal”, disse o dr. Veale.

Até que idade o pênis cresce?

Desde os primeiros anos de vida, o pênis atravessa por diversas mudanças. No entanto, assim como a maior parte dos órgãos humanos, ele também apresenta seu maior desenvolvimento na adolescência. Dessa forma, pode-se afirmar que, por volta dos 18 a 20 anos, o órgão sexual masculino atinge suas dimensões finais, mantendo suas características após tal período.

Continua após a publicidade

O fator hormonal, sem dúvida, é o principal que determina o crescimento do pênis. Nesse sentido, é necessário que os testículos e os tecidos penianos tenham níveis altos de testosterona.

Uma das condições que acarreta a diminuição na produção de testosterona é o hipogonadismo, causado por alterações da hipófise ou do hipotálamo.

O que afeta o crescimento do pênis?

A alta produção e concentração de testosterona dentro dos testículos e no tecido peniano são necessárias para o desenvolvimento adequado do pênis. Por essa razão, a principal causa que pode afetar o desenvolvimento do órgão é de natureza hormonal, estando associada a anormalidades cromossômicas, malformações congênitas ou causas desconhecidas.

O hipogonadismo, que ocorre devido a alterações na hipófise, no hipotálamo ou nos testículos, acaba afetando a produção de testosterona e, consequentemente, influencia no crescimento do pênis. O hipogonadismo pode estar relacionado a doenças genéticas ou ter causas adquiridas que diminuem a produção desse hormônio.

Continua após a publicidade

Quando o tamanho do pênis pode ser preocupante?

Quem possui o pênis com dimensões próximas às médias apresentadas não precisa se preocupar. No entanto, pênis com menos de 7 cm ereto é considerado micropênis.

Essa condição pode afetar o desempenho sexual e, consequentemente, a saúde mental do indivíduo. Além disso, conforme visto acima, à medida que a pessoa envelhece, o pênis pode encurtar levemente, devido à falta de atividade sexual.

Em qualquer caso, se as dimensões do pênis causam incômodo ou insegurança, é importante buscar ajuda médica e psicológica.

A idade, a obesidade e outras doenças podem levar à perda do comprimento do pênis ou à percepção dessa redução. Porém, dependendo da origem dessa redução, existem tratamentos para manter o tamanho.

Continua após a publicidade

Desse modo, as principais causas dessa redução, incluem:

  • Peyronie: esta doença faz com que você tenha uma curvatura completamente anormal do pênis. Em alguns casos há uma fibrose ou cicatriz nas lâminas que cobrem os corpos cavernosos do pênis, que inevitavelmente encurtam seu comprimento;
  • Envelhecimento: causado pela atrofia relacionada a menos testosterona no corpo e menos atividade sexual;
  • Procedimentos cirúrgicos: algumas cirurgias que envolvem a região pélvica podem afetar o tamanho do pênis, sendo uma das mais comuns as realizadas para o tratamento do câncer de próstata.

Qual é o médico que trata sobre o tamanho ideal do pênis?

No caso da saúde masculina encontramos principalmente dois tipos de especialistas: andrologistas e urologistas. São duas especialidades complementares que você pode consultar caso tenha que resolver um problema relacionado à sua área genital.

Basicamente, um andrologista é um urologista especializado no estudo, exploração e investigação da função e reprodução sexual masculina. Este médico pode ser considerado o ginecologista dos homens.

Já o urologista é um profissional médico que lida com doenças e lesões relacionadas ao sistema urinário em homens e mulheres. Trata patologias que afetam o sistema urinário, glândulas adrenais e retroperitônio de ambos os sexos e o aparelho reprodutor masculino.

Continua após a publicidade

Atua no âmbito do rim e suas estruturas adjacentes, trato urinário, região lombar, uretra, bexiga, próstata, trato seminal, pênis, escroto e testículos.

Conclusão

O tamanho ideal do pênis é um conceito de comprimento associado à virilidade, sustentado por uma construção cultural, e que também bebe da pornografia com suas distorções e exageros.

A realidade é que, por mais que se insista na crença de que o tamanho importa, todos têm o que têm e devem aprender a conviver com isso. Portanto, se você acha que o tamanho do pênis é um problema para você, converse com a pessoa com quem se relaciona, você pode se surpreender ao saber que ela pode não pensar da mesma forma.

Você também pode consultar especialistas em saúde sexual masculina, eles irão orientá-lo sobre qualquer dúvida que você tenha em relação ao seu desempenho sexual. O mais importante é ter boa saúde sexual, desfrutar plenamente de sua vida, sem preconceitos e com total liberdade.

Continua após a publicidade

Fontes: Dr. Leonardo Ortigara, Omens, Clínica Guidoni, Dr. Marco Tulio urologista

Bibliografia:

(*) Artigo: “Am I normal? A systematic review and construction of nomograms for flaccid and erect penis length and circumference in up to 15,521 men.” David Veale, Sarah Miles, Sally Bramley, Gordon Muir, and John Hodsoll. BJU International; Published Online: March 3, 2015 (DOI: 10.1111/bju.13010).

VEALE, David et al. Sexual Functioning and Behavior of Men With Body Dysmorphic Disorder Concerning Penis Size Compared With Men Anxious About Penis Size and With Controls: A Cohort Study. Sex Med. Vol 03. 3 ed; 147-155, 2015

Continua após a publicidade

NIKOOBAKHT, Mohammadreza et al. Effect of Penile-Extender Device in Increasing Penile Size in Men With Shortened Penis: Preliminary Results. J Sex Med. Vol 08. 11 ed; 3188-3192, 2011

UROLOGY CARE FOUNDATION – AMERICAN UROLOGICAL ASSOCIATION. The Foundation´s Recommendations on Penile Augmentation. Disponível em: <https://www.urologyhealth.org/urologic-conditions/penile-augmentation>.

Outras postagens

2 comentários em “Tamanho ideal do pênis: descubra qual é e até quando cresce