Curiosidades

Qual é o tamanho normal do pênis?

Uma das grandes preocupações dos homens é saber se seu pênis tem o tamanho ideal. Mas será que o tamanho realmente importa?

Saber o tamanho normal do pênis pode atormentar a cabeça de diversas pessoas. Nesse sentido, para acalmar o pessoal, segundo estudos, a média mundial do órgão quando flácido é de 9,16 cm e ereto, de 13,12 cm.

E quando o indivíduo sente que não possui o tamanho ideal pode ser uma experiência difícil e, inclusive, prejudicar sua saúde mental a longo prazo.

Então, além de perguntar qual o tamanho ideal do pênis, também devemos questionar: o tamanho realmente importa?

Neste texto, vamos falar mais sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Até quando o pênis cresce?

Desde os primeiros anos de vida, o pênis atravessa por diversas mudanças. No entanto, assim como a maior parte dos órgãos humanos, ele também apresenta seu maior desenvolvimento na adolescência.

Dessa forma, pode-se afirmar que, por volta dos 18 a 20 anos, o órgão atinge suas dimensões finais, mantendo suas características após tal período.

Continua após a publicidade

O que pode afetar o crescimento?

O fator hormonal, sem dúvidas, é o principal que determina o crescimento do pênis. Nesse sentido, é necessário que os testículos e os tecidos penianos tenham níveis altos de testosterona.

Uma das condições que acarreta a diminuição na produção de testosterona é o hipogonadismo, causado por alterações da hipófise ou do hipotálamo.

Continua após a publicidade

Tamanho médio do pênis

Para começar, o tamanho médio do pênis, provavelmente, não é tão grande quanto você pensa. Estudos têm mostrado que as pessoas superestimam continuamente essa média.

De acordo com a maior pesquisa sobre o tamanho do pênis — uma revisão de estudos envolvendo mais de 15.000 homens —, realizada pela King’s College London, o comprimento médio:

  • ereto: 13,12 cm de comprimento e 11,66 cm de circunferência;
  • flácido: 9,16 cm de comprimento e 9,31 cm de circunferência.

Embora esses números fossem as médias gerais, o estudo também dividiu a mesma quantidade de homens em percentuais, mostrando que porcentagem de homens tinha um tamanho em uma determinada medida.

Com efeito, a divisão apontou que apenas 10% dos homens tinham um pênis maior do que 15,24 cm. Na mesma proporção que outros 10% dos homens tinham um pênis menor do que 11 cm.

Continua após a publicidade

Tamanho ideal para mulheres

Por outro lado, na visão feminina, a grande maioria das mulheres até pode não admitir, mas, segundo um estudo realizado em 2015, por pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Novo México, nos Estados Unidos, existe sim um padrão considerado ideal por elas.

Na ocasião, 75 mulheres responderam, individualmente, a uma série de questionamentos sobre as suas vidas sexuais. Em seguida, foram levadas para uma sala onde existiam a sua disposição, 100 moldes de pênis de diferentes tamanhos e espessuras.

Então, foi solicitado a cada uma delas que escolhesse o molde que, conforme a sua opinião, tivesse mais chances de satisfazê-la sexualmente.

Após uma série de exclusões, apenas 20 moldes ficaram na sala. A partir daí, os pesquisadores pediram que elas escolhessem os moldes considerando situações sociais. Como resultado, o estudo descobriu que, para as mulheres, o tamanho ideal de um pênis pode variar conforme as circunstâncias.

Continua após a publicidade

Por exemplo, para sexo casual, o tamanho ideal seria o equivalente a 16,3 centímetros de comprimento e 12,7 centímetros de circunferência.

Agora, quando o assunto era o tamanho ideal do membro de seus parceiros fixos, essa média diminuía. Indo dos 16,3 para 16 centímetros de comprimento e 12,2 de circunferência.

Ainda de acordo com esse mesmo estudo, uma média de 20% das mulheres avaliadas já haviam terminado um relacionamento, por causa de um membro que julgavam pequeno demais.

Ao passo que apenas 6% haviam terminado relacionamentos por conta de pênis muito grandes.

Continua após a publicidade

Média do brasileiro

No ano de 2014, o jornal britânico “The Sun” publicou o estudo mais recente realizado sobre esse tema.

Nele, a média do pênis de diferentes países foi não só divulgada como colocada em um ranking. O país que ficou invicto em primeiro lugar nessa lista foi a República do Congo, com a média de 18 cm.

Na sequência, vieram Equador, Bélgica e França, com 17,5 cm, 16,2 cm e 16 centímetros respectivamente. O brasileiro conquistou o 21° lugar, com os seus 15,7 centímetros, que, atualmente, corresponde à média do país.

Os países que ficaram com as menores médias foram Índia (10,1 cm) e Coreia (9,3 cm).

Continua após a publicidade

O tamanho realmente importa?

Às vezes, nem mesmo inúmeras estatísticas podem fazer um homem se sentir melhor com o tamanho de seu pênis. De acordo com um estudo da Universidade de Sheffield, 45% dos homens estão insatisfeitos com o tamanho do órgão sexual.

Na verdade, essa insatisfação é muito mais comum em homens com pênis de tamanho médio do que naqueles com pênis menores. Entretanto, isso pode ser o resultado de um problema cultural com a maneira de comparar ou idealizar o corpo perfeito.

Entretanto, outro estudo com mais de 50.000 homens demonstrou que apenas 55% dos homens estavam satisfeitos com o tamanho do pênis em comparação aos 85% das mulheres que estavam satisfeitas com o tamanho do parceiro.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos estudos até agora sugere que o tamanho do pênis está muito abaixo na lista de prioridades para as mulheres do que, por exemplo, a personalidade de um homem ou a aparência pessoal.

Continua após a publicidade

Quando se preocupar com o tamanho?

Quem possui o pênis com dimensões próximas às médias apresentadas não precisa se preocupar. No entanto, pênis com menos de 7 cm ereto é considerado micropênis.

Essa condição pode afetar o desempenho sexual e, consequentemente, a saúde mental do indivíduo.

Além disso, conforme a pessoa envelhece, o pênis pode encurtar levemente, devido à falta de atividade sexual.

Em qualquer caso, se as dimensões do seu pênis está te causando incômodo ou insegurança, é importante buscar ajuda médica e psicológica.

Continua após a publicidade

Se você se interessou por esse assunto, confira também: estudo diz que infertilidade masculina está ligada ao tamanho do pênis.

Fontes: CMJornal, Dr. Leonardo Ortigara.

Bibliografia

VEALE, David et al. Sexual Functioning and Behavior of Men With Body Dysmorphic Disorder Concerning Penis Size Compared With Men Anxious About Penis Size and With Controls: A Cohort Study. Sex Med. Vol 03. 3 ed; 147-155, 2015

Continua após a publicidade

NIKOOBAKHT, Mohammadreza et al. Effect of Penile-Extender Device in Increasing Penile Size in Men With Shortened Penis: Preliminary Results. J Sex Med. Vol 08. 11 ed; 3188-3192, 2011

UROLOGY CARE FOUNDATION – AMERICAN UROLOGICAL ASSOCIATION. The Foundation´s Recommendations on Penile Augmentation. Disponível em: <https://www.urologyhealth.org/urologic-conditions/penile-augmentation>.

Próxima página »

Escolhidas para você