Curiosidades

Tarzan – Origem, adaptação e controvérsias ligadas ao rei das selvas

Tarzan é um personagem criado em 1912 como rei das selvas africanas, apesar de seu autor - Edgar Rice Burroughs - nunca ter visitado a região.

Por P.H Mota

Tarzan é um personagem criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs, em 1912. A princípio, o rei das selvas fez sua estreia na revista pulp All-Story Magazine, mas acabou ganhando um livro próprio, em 1914.

Desde então, Tarzan já apareceu em mais de vinte e cinco livros, além de outros contos avulsos. Por outro lado, se contarmos os livros autorizados, de outros autores, e as adaptações, são muito mais obras que tratam do personagem.

Na história, Tarzan era filho de um casal de nobres ingleses. Logo após o assassinato de John e Alice Clayton por gorilas, na costa africana, o garoto ficou sozinho, mas foi encontrado por macacos. Ele acabou sendo criado pela macaca Kala e, já adulto, casou-se com Jane, com quem teve um filho.

Adaptações de Tarzan

Tarzan - origem, adaptação e controvérsias ligadas ao rei das selvas
Tokyo 2020

Existem ao menos 50 filmes adaptados com as histórias de Tarzan. Uma das principais versões é a animação de 1999, da Disney. Na época do lançamento, o longa foi considerado a animação mais cara já produzida, com custo aproximado de US$ 143 milhões.

Continua após a publicidade

O filme conta com cinco canções originais de Phill Collins, incluindo versões gravadas pelo cantor em outras línguas além do inglês. Collins gravou, pela primeira vez em sua carreira, versões das canções em francês, italiano, espanhol e alemão.

Nas versões cinematográficas de Tarzan produzidas pela MGM, o personagem original foi muito modificado. Na interpretação de Johnny Weissmuller, o rei das selvas é diferente dos romances, onde ele é gracioso e altamente sofisticado.

Além disso, algumas histórias passaram por sérias mudanças. Na história “O filho de Tarzan”, de 1939, o rei das selvas deveria ter um filho com Jane. No entanto, como eles não eram casados, a censura impediu que o casal tivesse um filho biológico, pois isso fora considerado influência negativa sobre as mulheres.

Controvérsias

Tarzan - origem, adaptação e controvérsias ligadas ao rei das selvas
Slash Film

Por mais que tenha escrito um personagem que viveu e foi criado nas selvas africanas, Edgar Rice Burroughs nunca foi à África. Sendo assim, sua visão do continente é completamente distorcida da realidade.

Continua após a publicidade

Entre as criações do autor, por exemplo, estão civilizações perdidas e criaturas estranhas e desconhecidas vivendo no continente.

Além disso, a própria história do personagem é altamente controversa segundo os valores contemporâneos. Com um nome que significa “homem branco”, Tarzan tem origem europeia nobre e enfrenta os negros, locais, vistos como inimigos bárbaros.

Mesmo sendo um forasteiro adversário dos nativos, o personagem ainda é considerado o rei das selvas.

Tarzan da vida real

Tarzan - origem, adaptação e controvérsias ligadas ao rei das selvas
The Telegraph

Assim como na ficção, a realidade também já teve algumas crianças criadas ao lado de animais selvagens. Uma das mais populares delas é Marina Chapman.

Continua após a publicidade

A garota foi sequestrada na Colômbia, aos quatro anos de idade, mas foi abandonada pelos sequestradores mesmo após o pagamento do resgate. Sozinha na floresta, ela acabou encontrado refúgio com macacos locais e aprendeu a sobreviver com eles.

Num dos episódios de sua história, contata no livro autobiográfico “The Girl With No Name”, Marina conta que passou mal com um fruto e foi salva por um macaco mais velho. Apesar de parecer que ele queria afogá-la, a princípio, o macaco queria forçá-la a beber água para poder se recuperar.

Marina Chapman viveu por cinco anos ao lado dos macacos, até que foi encontrada e vendida para um bordel, de onde conseguiu fugir.

Outras curiosidades sobre o rei das selvas

Tarzan - origem, adaptação e controvérsias ligadas ao rei das selvas
Mental Floss
  • Nos quadrinhos, Tarzan foi adaptado por vários autores e desenhistas diferentes. Em uma história de 1999, ele aliou-se ao Batman para recuperar um tesouro roubado de um grupo comandado pela Mulher Gato.
  • O famoso grito de vitória do rei das selvas já estava descrito nos livros, mas foi só com a adaptação para os cinemas que ele tomou forma e tornou-se uma das principais marcas do personagem.
  • Outra importante diferença da adaptação cinematográfica é a alteração do nome da macaca de Tarzan para Chita. No original, seu nome era Nikima.

Fontes: Guia dos Curiosos, Legião dos Heróis, Risca Faca, R7, Infopedia

Continua após a publicidade

Imagens: Tokyo 2020, Forbes, Slash Film, Mental Floss, The Telegraph

Próxima página »

Escolhidas para você