Confira como temperatura da Terra aumentou nos últimos 140 anos

Parece loucura (e deve ser mesmo), mas muita gente insiste em contestar que o aquecimento global existe. O problema é que é inegável que a temperatura da Terra tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Aliás, como você já viu por aqui (clique para conferir novamente) até mesmo muitos dos alimentos que conhecemos hoje estão correndo risco de sumir por causa desse aquecimento que estamos enfrentando há um tempo.

Mas, para quem ainda tinha dúvidas de que a temperatura da Terra só está aumentando (e a gente acredita que esse cético tenha um ar-condicionado muito potente em casa para não concordar com isso), a Nasa preparou um vídeo de 30 segundos que prova como nosso planeta tem ficado mais quente.

Progressão da temperatura da Terra

Como você vai ver ilustrado no time lapse, nos últimos 140 anos as temperaturas da Terra oscilaram entre o azul (mais frias) e o laranja-vermelho (mais quentes).

As coisas ficaram ainda mais “acaloradas” depois dos anos 80, quando as tonalidades do mapa se tornam predominantemente amarelas, laranjas e claro, vermelhas. O pico da temperatura da Terra, aliás, foi registrado nos últimos 5 anos, mais exatamente entre 2013 a 2017.

De onde vêm os dados?

Segundo a própria Nasa, para fazer o vídeo os pesquisadores se basearam nas informações das séries históricas da temperatura da Terra de 1880 até o ano de 2017, mas também levaram em consideração os dados coletados por estações meteorológicas, por navios, boias, estações de pesquisa em todo o planeta e os polos.

Abaixo, você confere um resumo de como a temperatura do planeta subiu e continua subindo assustadoramente e o quanto isso é preocupante. Veja o vídeo:

E então, percebeu o perigo que estamos correndo?

Agora, se você quiser ter uma dimensão ainda mais real do quanto as mudanças climáticas estão nos afetando, não deixe de conferir ainda: Homem aponta a câmera para o gelo e o que ele captura é inimaginável.

Fonte: Mega Curioso, Science Alert