Curiosidades

Terceira guerra mundial – Possibilidades, teorias e alguns motivos

Devido aos últimos acontecimentos nos últimos tempos, a terceira guerra mundial passou a ser um tópico muito falado e temido.

Por Gustavo Ramos

-

Desde à notícia no começo do ano sobre o assassinato do general iraniano Qassem Suleimani, reações começaram a surgir em todo o mundo. No Brasil, vários memes na internet mostraram que a população se mostrava dividida entre piadas e medo de uma possível terceira guerra mundial.

Houveram muitas especulações e incertezas sobre os eventos seguintes ao ataque, o que gerou mais tensão entre a população.

Guerra do futuro

O vulcânico empresário acredita que um novo conflito poderia acontecer por um de seus sistemas de inteligência artificial. Entre ameaça nuclear e inteligência artificial, Elon Musk, fez previsões sobre o futuro mundial e sobre a possível terceira guerra mundial, que poderia ser desencadeada pelas inteligências artificiais.

Terceira guerra mundial - teorias e motivos
Imagem: Revista Galileu

Baseando-se em dois pontos de partida, sendo eles: Mais um teste atômico da Coreia do Norte, desta vez devastador, com bomba de hidrogênio que explodiu na montanha de Punggye-ri. O que provou, em resumo, alguns terremotos, variando entre 4,6 e 6,3 graus na escala Richter, durando alguns segundos.

Declarações de Vladimir Putin, porém, foram feitas durante uma conferência transmitida para milhões de estudantes russo, onde disse que a inteligência artificial é o futuro, para todo o gênero humano, não somente na Rússia.

Inteligência Artificial

Musk também critica bastante sobre os riscos que ligam o desenvolvimento de redes neurais que estão cada vez mais avançadas e sofisticadas. Aém de a inteligência artificial ser capaz de tomar um caminho autônomo, sem a supervisão do ser humano.

Terceira guerra mundial - teorias e motivos
Imagem: Jornal de Brasília

Ele logo voltou, contudo, com um apelo à ONU, de modo que fosse diminuído a corrida para os armamentos autônomos, que foi assinado com outros 116 empresários e especialistas reunidos na International Joint Conference on Artificial Intelligence, em Melbourne.

Por conseguinte, ele disse no twitter que a competição pela superioridade pode provocar a terceira guerra mundial. Essa disputa, foi dita, de forma oculta por mensagem, que pode ser mais complexa e perigosa para o população mundial. Musk ressaltou também em uma espécie de previsão apocalíptica a singularidade tecnológica.

Isto é, assim um novo conflito internacional poderia ser iniciado por um dos sistemas de inteligência de forma automática. Sem a autorização de uma pessoa física. Uma vez que a inteligência humana fosse superada pela artificial.

Divergências

Terceira guerra mundial - teorias e motivos
Imagem: A voz da indústria

Nem todo mundo concorda com o empresário. Durante a conversa no Twitter, algumas pessoas responderam que ele não pensa de modo racional. Outros, entretanto, disseram que os governos nunca fossem capazes de desenvolver sistemas próprios de IA e que essas ameaças viriam de empresas privadas.

Musk reagiu explicando que, os governos não devem seguir regras e podem obter soluções de inteligência artificial quando bem entenderem. Além de usar essa inteligência para chantagem.

Outras pessoas disseram, ainda, que a Coreia do Norte não deve ser realmente importante. O fundador da SpaceX, já definiu várias vezes como “demônio” a inteligência artificial. Ele disse que o país ocupa um lugar baixo na lista de preocupações, já que não possuem alianças suficientes para provocar um conflito global.

5 motivos que possam resultar na terceira guerra mundial

Depois do massacre de Paris, o mundo entrou em uma mobilização e uma guerra contra o terror. Do outro lado estão os jihadistas que já declararam guerra para todos os infiéis. Confira, em seguida, 5 razões que de acordo com Robert Faley, mostra o perigo dessa e outras situações.

Terceira guerra mundial - teorias e motivos
Imagem: rfi

Primeiro motivo

Primeiramente, o maior risco para que aconteça a terceira guerra mundial são os conflitos contínuos na Síria. Os terroristas do EI são a principal preocupação atualmente no mundo, aumentando o número de países que se unem para que territórios dominados por jihadistas sejam bombardeados. A pressão interna dentro da aliança dos membros do comitê permanente de segurança da ONU pode acabar aumentando. Pois existem planos distintos para o destino da Síria.

Segundo motivo

Em segundo lugar, esses conflitos entre as áreas externas da Síria podem desencadear conflitos com a Turquia, Arábia Saudita e Irã. Uma nova coalizão anti terrorismo foi criada. Além disso, caso o cenário de relacionamento distante entre Paquistão e Índia continue assim. E grupos radicais realizem ataques à Índia, pode haver revide entre as duas nações. Assim, os EU iriam intervir em favor da Índia e a China defenderia o Paquistão. O estado islâmico já anunciou que montou uma base na Índia.

Terceiro motivo

Considerando uma das mais perigosas, essa envolve o Japão e a China. Tem um tempo que esses países disputam territórios das ilhas Senkaku e Diaoyu, onde são implantados exércitos armados na região para que o local seja defendido pelos que se consideram donos. Os EUA interfeririam em favor do Japão, por possuir um acordo. Assim, a China poderia atacar bases militares em represália.

Quarto motivo

Em seguida, conflitos constantes no Mar Meridional entre EUA e unidades aéreas da China. Caso haja um descontrole entre as nações, surgiria uma guerra entre eles. No qual Japão e Índia entrariam no confronto para defender os EUA. Assim como países, incluindo árabes, poderiam vir a ajudar a China.

Quinto motivo

E por fim, a crise na Ucrânia. Sua situação ainda não mudou, mesmo tendo passado alguns anos. De forma que a OTAN pode interferir, desencadeando a fúria de Putin. Países neutros entrariam em qualquer das situações de guerra para que acordos internacionais fossem cumpridos para que alianças de cooperação pela paz fossem criadas.

E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: O Iluminado – 5 teorias sobre o significado do filme clássico

Fontes: O Tempo, Dom total, Blasting News

Imagem de destaque: rfi

Próxima página »

Escolhidas para você