Curiosidades

Terceiro olho, o que é? Origem e significado do símbolo

O terceiro olho refere-se mais especificamente à glândula pineal, representando ainda o chakra frontal e o chakra coronário no hinduísmo.

Em primeiro lugar, o terceiro olho consiste no sexto chakra, também recebendo o nome de Ajna. Nesse sentido, localiza-se no ponto entre as sobrancelhas. No geral, o nome terceiro olho parte da tradição hinduísta, com conexão à capacidade intuitiva e à percepção sutil.

Sobretudo, acredita-se que o desenvolvimento gera um grau sensitivo de alta categoria. Contudo, em contrapartida, quando há enfraquecimento pode-se perceber um certo primitivismo psico-mental. Ademais, no campo físico simbolizam uma tumoração craniana, ou seja, a formação de tumores na região do crânio.

Comumente, entende-se que a glândula pineal, localizada no centro do cérebro e no meio da testa, tenha relação com as capacidades intuitivas e percepção sutil. Além disso, a glândula possui um formato semelhante ao globo ocular, porque ambos tem uma membrana cristalina e receptores de cor.

Ilustração chakra
Fonte: Dicionário de Símbolos

O Terceiro Olho em diferentes campos

A princípio, a Ciência Ocidental acreditava até recentemente que a glândula pineal era um órgão atrofiado. Em outras palavras, seria um olho não desenvolvido com funções indefinidas. Porém, acabaram descobrindo funções relacionadas à física e aos fenômenos paranormais diante de investigações mais profundas.

Continua após a publicidade

Portanto, percebeu-se que essa região do terceiro olho é capaz de captar radiações eletromagnéticas da Lua, responsável por regular ciclos menstruais, por exemplo. Ademais, também faria o mesmo com o Sol, produzindo ainda certas substâncias neurotransmissoras que estimulam a atividade física e mental.

Por fim, também produz hormônios sexuais na puberdade, influenciando no ciclo de reprodução humana. Em contrapartida, o yoga acredita no terceiro olho como um centro de energia sutil da consciência e da espiritualidade. Nesse sentido, reforça o objetivo de transmitir paz de espírito para aqueles que aderem à prática como estilo de vida.

Mais ainda, na Cabala, o terceiro olho representa a sabedoria. Sendo assim, é um centro da consciência cósmica responsável pelo autoconhecimento. No geral, a prática do yoga busca estimular o equilíbrio do chakra do terceiro olho. Desse modo, o hinduísmo entendia que o terceiro olho tem relação com o chakra frontal e coronário, que está no topo da cabeça.

Dessa forma, ambos atuam para captar e transmitir energias vitais. Além disso, revelam informações espirituais e influenciam nas ações e escolhas importantes. Comumente, o chakra frontal atua com a clarividência, discernimento e sabedoria. Por outro lado, o chakra coronário trabalha com a conexão das energias cósmicas e forças espirituais.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o terceiro olho, por meio desses chakras, funciona como uma ponte que mantém os indivíduos conectados ao plano espiritual. Em outras palavras, representa o Deus dentro de cada um dos indivíduos, e influencia a expressão artística e intelectual.

Terceiro olho, o que é? Origem e significado do símbolo
Fonte: Dicionário de Símbolos

Simbologia e importância

No geral, entende-se o terceiro olho como o ponto entre o masculino e o feminino, sendo a junção dessas duas energias. Além disso, também representa a superação da dualidade em direção a uma consciência superior. Ademais, tem relação direta com a intuição por sua conexão com a glândula pinel.

Porém, também dialoga com a premonição, a iluminação e a autoconsciência. Mais ainda, tem responsabilidade com a conexão entre o mundo visível e o mundo espiritual. Sobretudo, abre a comunicação com plataformas elevadas de consciência, tendo relação com a imaginação e a criatividade.

Comumente, recomenda-se o exercício do silêncio para conexão e ativação com o terceiro olho. Dessa forma, precisa-se praticar meditação ou mindfulness para conseguir acessar os benefícios e habilidades desse membro. Além disso, alimentar a intuição e desenvolvê-la por meio da arte, por exemplo, também é uma estratégia comum.

Continua após a publicidade

Por fim, a prática da yoga, assim como a meditação e a conexão com a natureza pode estimular o terceiro olho. Geralmente, trabalhar o autoconhecimento é uma forma inteligente de desenvolver esse membro.

E aí, aprendeu sobre o terceiro olho? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fontes: Gili Store | Astrocentro | Dicionário de Símbolos | Wiki

Imagens: Dicionário de Símbolos

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você