Teste de QI relâmpago desafio seu raciocínio numérico, verbal e espacial

Muito se fala sobre teste de QI na internet, mas você realmente sabe do que isso se trata?

Para quem nunca soube o significado dessas duas letrinhas juntas “QI”, elas remetem ao termo em inglês Intelligence Quotiente, ou “coeficiente de inteligência” no bom e velho português.

Aplicado por psicólogos, o que um teste de QI (ou de IQ, ou mesmo um teste de CI, como também pode ser chamado) propõe é fazer uma comparação do seu coeficiente de inteligência com a média do resto da população.

Em crianças, por exemplo, a fórmula de calcular esse indicador é fazendo uma relação entre a idade mental da pessoa em teste com a idade física multiplicada por 100. Antes disso, para se chegar à idade mental, é feito um cálculo sobre a base da média de resultados na prova nas respectivas categorias de idade.

Tipos de teste de QI

Apesar de ser uma questão complexa, existem, basicamente, dois tipos de testes de QI, como você confere abaixo.

1. Verbal

Determina o nível de habilidade na procura de conceito superior da série dos conceitos, utilizando a lógica, por exemplo “cão, gato e leão” são animais. A identificação do conceito que não pertence a um grupo também pode ser exigida, como “pássaro, coelho, macaco, carro”.

Pode também pedir para que se identifique regularidades numa série de números, como “11, 12, 14, 17, 21”, resolver tarefas matemáticas de palavras e assim por diante.

2. Não verbal

Provas que medem a capacidade da pessoa avaliada de formar cubos, organizar fotos em certo tempo uma sequência lógica, construir formas de várias partes e assim por diante. Alguns desses teste são desenvolvidos para examinar o pensamento abstrato, complexo e detalhado.

Teste de QI relâmpago

Abaixo, separamos um rápido teste de QI para você descobrir a quantas anda seu raciocínio numérico, verbal e espacial. São apenas 6 questões elaboradas pela Organização Internacional para a Habilidade Cognitiva (ICAR), que contam com respostas simples, mas que exigem muita lógica para serem alcançadas.

E então, qual foi seu resultado? Achou difícil a execução do teste? Não deixe de comentar!

Agora, falando no tal coeficiente de inteligência, você pode se interessar em conferir ainda: 7 sinais de que você é muito inteligente e não sabe.

Fontes: Superinteressante, PlayBuzz, Test World