7 sinais de que você é muito inteligente e não sabe

Você pode ter vivido até hoje pensando ser uma pessoa normal, mas, no fundo, ser mais inteligente que a maioria dos indivíduos com os quais convive, sabia? E, se você está pensando que se isso fosse realmente verdade sua vida seria muito diferente, fique sabendo que não é bem assim.

Embora a história seja marcada pelos atos brilhantes de grandes gênios e pensadores mais inteligentes que a média mundial, seu QI mais desenvolvido pode estar acostumado à sua rotina ou, quem sabe, esteja somente esperando o momento correto para demonstrar toda a inteligência que você tem a compartilhar com o mundo. Já pensou nisso?

Agora, se você está querendo descobrir se você é mesmo mais inteligente que as outras pessoas, nosso conselho é para que fique ligado na lista abaixo. Como você vai ver, existem uma série de hábitos que denunciam quando você tem um nível de inteligência acima da média e ainda não percebeu.

Quer um bom exemplo? O fato de você ser uma pessoa de hábitos noturnos (você é?), de beber quase sempre e de ser meio bagunceiro são ótimos sinais. Interessante, né?

Confira 7 sinais de que você é muito inteligente e não sabe:

1. Você estuda/estudou música

Especialmente durante a infância, o aprendizado da música pode colaborar bastante com o desenvolvimento mental das pessoas. Conforme estudos de 2011, depois de um mês de aula, a criança (entre 4 e 6 anos) começa a demonstrar melhor desempenho em testes de inteligência verbal.

Um outro estudo, dessa vez desenvolvido ao longo de 2004, mostrou que crianças de 6 anos, que tiveram aulas de teclado durante um tempo, conseguiram um aumento de QI representativo, em comparação com outras crianças da mesma idade de fizeram aulas de teatro ou não estiveram em qualquer curso extracurricular.

2. Você é o irmão mais velho

Muita gente pode achar que é brincadeira, mas a ordem de nascimento, segundo a Ciência, interfere sim no nível de inteligência dos filhos. Segundo estudo desenvolvido entre as décadas de 60 e 70, dos quase 250 mil homens analisados, de idade entre 18 a 19 anos; os primogênitos costumam ter QI de 103, enquanto os demais irmãos mais novos tinham QI de 100. No caso de um terceiro irmão, a diferença de QI era ainda mais distante: 99.

O porque isso acontece e todas as demais explicações que possam interessar sobre este assunto você confere nesta outra matéria aqui (clique no link).

3. Você tem gato

Em 2014, dos 600 estudantes de Ensino Médio que participaram de um teste de personalidade, aqueles que diziam gostar mais de cães que de gatos eram mais extrovertidos, mas tinha habilidades cognitivas menos desenvolvidas que as pessoas que relatavam gostarem ou serem donas de gatos.

Os amantes dos bichanos, no entanto, não costumavam ser tão “dóceis” com outras pessoas, especialmente com estranhos, mas tiveram melhores resultados quando o assunto era o comportamento inteligente. Entretanto, como você já conferiu nesta outra matéria, nem tudo são “flores” com relação ao emocional dos donos de gatos.

4. Você bebe regularmente

Conforme estudos realizados por um psicólogo chamado Satoshi Kanazawa, crianças e adolescentes com melhores resultados em testes de QI tendem a se tornar adultos que consomem mais bebidas alcoólicas que os demais. Um relação muito louca, não?

5. Aprendeu a ler cedo

Conforme estudo de 2012, pessoas que aprendem a ser mais cedo conseguem melhor desempenho nos testes de habilidades cognitivas, já que este aprendizado aumenta as habilidades verbal e não-verbal mais cedo. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores estudaram cerca de 2 mil duplas de gêmeos idênticos no Reino Unido e perceberam os resultados que acabamos de descrever.

6. Você é meio bagunceiro

Conforme estudo divulgado pela Psychological Science, ambientes bagunçados podem estimular respostas e comportamentos mais criativos que locais extremamente organizados. Isso acontece, segundo os responsáveis pelo estudo, porque em ambientes arrumados as pessoas tendem a responder e/ou fazer somente o que é esperado delas, nada além. Logo, se você é mais bagunceiro, tende a ser mais criativo e, claro, isso é sinal de que você é muito inteligente.

7. Você tem hábitos noturnos

Se você se vira melhor à noite que nas primeiras horas do dia, ou durante a tarde, isso significa que você pode ser uma pessoa mais evoluída e, por isso, mais inteligente. Um estudo publicado em 2009 explica que isso acontece porque hábitos noturnos não eram comuns entre nossos ancestrais.

E, por falar em ser mais inteligentes que o esperado, não deixe de conferir ainda esta outra matéria: 5 coisas que deixam você mais inteligente, segundo a Ciência.

Fonte: Revista Galileu, IFL Science