O Tetraz consiste em uma espécie de ave da família Phasianidae. Geralmente, a espécie do macho pode chegar até 90 cm, pesando 8 kg, já a fêmea é menor e menos pesada. Além disso, essas aves apresentam e exibem um dimorfismo sexual muito explicito. No entanto, essa espécie possui cor escura no corpo, iridescentes azuis e verdes, e um vermelho vibrante ao redor dos olhos.
E, no caso dos machos, apresentam uma exuberante cauda de leque para chamar a atenção das fêmeas. Ademais, a fêmea se assemelha ao Galo Lira, porém é maior que ele, e possui coloração marrom mais viva. Em suma, são animais bastante territoriais, e possuem uma distribuição paleártica, sendo uma espécie não migratória.
Normalmente, os tetrazes requerem áreas grandes e de habitat florestal. Logo, sua alimentação é baseada de forma sazonal. Isto é, ao inverno se alimentam dos frutos dos pinheiros ou bragas de zimbo, e na primavera e verão comem folhas, caules, musgos e bagas. Por fim, essa espécie encontra-se em forte extinção, por varias questões, como a ação do homem que destrói os habitats dessas aves.
Dados sobre o Tetraz
- Nome científico: Tetrao urogallus
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Galiformes
- Família: Phasianidae
- Gênero: Tetrao
- Espécie: Tetrao urogallus
- Comprimento: Até 90 cm
- Peso: Até 8 kg
- Ovos: 5 a 8 de cada vez
- Período de incubação: 28 dias
- Cor: Escuro e marrom, com o peito com reflexos verdes e manchas vermelhas ao redor dos olhos.
- Ocorrência: Europa ocidental e Escandinávia.
O que é um Tetraz: Características
O tetraz consiste em uma espécie de ave que exibe um dimorfismo sexual muito explicito. Ademais, os machos pesam entre 5 a 8 kg, enquanto as fêmeas não ultrapassam os 3 kg. Por outro lado, os machos apresentam cor escura no corpo, iridescentes azuis e verdes, e um vermelho vibrante ao redor dos olhos.
Além disso, a sua cauda de leque é usada para chamar a atenção das fêmeas. Destarte, as fêmeas dessa ave são parecidas com as fêmeas do Galo Lira. Entretanto, são maiores e apresentam uma coloração marrom mais viva.
Comportamento do Tetraz
O comportamento da ave Tetraz é bastante peculiar. Por exemplo, as fêmeas quando estão de crias, costumam andar em bandos matriarcais para procurar alimentos. Por outro lado, os machos vivem solitários. Em suma, são animais muito territoriais, principalmente os machos.
Além disso, os machos dessa espécie produzem um som atraente, mas fora do normal. Isto é, eles emitem um som que se assemelha a um arroto, prosseguido por uma espécie de grito. Ademais, o tetraz é considerado promíscuo e poligâmico. Logo, as fêmeas demonstram preferência por machos dominantes em termos de exibição. Assim sendo, esses machos são responsáveis pela maioria das cópulas entre as fêmeas.
Localização geográfica e habitat
O tetraz ocidental possui uma distribuição paleártica. Ademais, são uma espécie não migratória. Porém, as fêmeas quando estão de crias costumam usar rotas para viajar em busca de insetos por vários anos consecutivos. Em síntese, os tetrazes ocidentais requerem áreas grandes e contínuas de habitat florestal. E, na região fragmentada e temperada da Europa central, eles são encontrados apenas nas regiões montanhosas.
Além disso, o seu limite norte alcança o norte da Escandinávia, se estendendo para o leste até a Sibéria Oriental. E, mais ao Sul da Europa, as populações dessa ave são fragmentadas. No entanto, essas populações tetrazes estão em declínio na maior parte de sua faixa central na Europa. Pois, está ocorrendo a deterioração do habitat e a interferência humana.
Alimentação
A alimentação do tetraz é baseada no consumo de pinhas na maior parte do ano. Entretanto, seus hábitos alimentares variam sazonalmente. Isto é, ao inverno eles se alimentam dos frutos dos pinheiros ou de bagas de zimbro. Ademais, na primavera e verão eles se alimentam de folhas, caules, musgos e bagas. Por outro lado, os filhotes também acabam se alimentando de invertebrados, como aranhas, formigas e besouros.
Extinção do Tetraz
A ave Tetraz está sendo extremamente exterminados. Em suma, antes da segunda metade do século XX, as práticas florestais levaram a ampliação da faixa e a alta conectividade. Por isso, durante esse tempo, os habitats conectados provavelmente funcionavam como meta-populações. Logo, as populações de tetrazes estão diminuindo na maior parte de sua faixa central européia devido à deterioração do habitat e a perturbação humana.
O projeto Life+ trabalha para restaurar esse habitat, para melhorar o estado de conservação desta espécie. Logo, manter regiões arbustivas e áreas abertas com mirtilos, uma das principais plantas que se alimentam, é essencial. Pois, ninhos rente ao solo, aumentam o risco de que seja vitima de predadores como o lobo ou o javali. Além disso, o aquecimento global leva as aves a migrarem para o norte, diminuindo certas populações.
Por fim, dentre os trabalhos de acondicionamento realizados, ocorre a limpeza e capinação das regiões que limitam as florestas (supraflorestais), as mais utilizadas pelas fêmeas com crias.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Aves exóticas – 15 espécies diferentonas para você conhecer.
Fontes: Ache Tudo e Região, Aves de Portugal, Dicyt, O Mundo Animal, Curiosidade Animal
Imagens: Uol, Puzzle Factory, TVL Bloger, Globo