Curiosidades

Batatas – Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação

Batatas são alimentos saudáveis e muito indicados nas dietas de atletas. Entretanto, esse vegetal também pode ser usado em outras funções.

Atualizado em 30/08/2020

Primeiramente, as batatas são tubérculos originados dos Andes, das Ilhas Chilenas e do Peru. Todavia, esse alimento riquíssimo em carboidrato só chegou a Europa no século XVI. Além disso, atualmente ela é um dos vegetais mais consumidos na América do Sul e do Norte. Isso ocorre por causa das famosas batatas-fritas nas redes de fast-food.

Além de carboidratos, o vegetal é rico em sais minerais, vitaminas C e ainda possui quantidades menores de vitamina B. No Peru, a batata era cultivada pelo povo Inca, desde era imemoriais. Entretanto, por ser um alimento com grande rendimento e fácil adaptabilidade, passou a ser cultivado em todo mundo.

Em resumo, os países responsáveis pelas maiores produtores de batatas são: Alemanha, China, Estados Unidos, Índia e Polônia. Aliás, elas podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos, cascas e polpas. Além disso, podem ser consumidas de diferentes formas.

Tipos de batatas

Batata inglesa

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Uol

É a mais comum no Brasil. Ela tem baixa gordura e conta com vitaminas B e C em sua composição. Além disso, também possui amido, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Apesar de ter em média 70 calorias, essa batata é a que mais engorda. Isso porque possui alto índice glicêmico e as pessoas costumam fazê-la frita ou cozinha.

Batata Doce

Fonte: Gsuplementos

Essa batata é roxa por fora e branca por dentro. É a mais buscada por atletas porque é digerida de forma rápida, portanto não vira glicose de forma instantânea como as outras.

As batatas doces são ricas em carboidrato, tem o dobro de fibras comparado a uma batata comum. E além disso, possuem vitaminas A, C e, em alguns casos B. Elas também são antioxidante e possuem ação antiinflamatória.

Batata Baroa

Fonte: Zona Sul

A baroa é muito conhecida como mandioquinha. Ela também possui ação antiinflamatória e ajuda muito na digestão. Aliás, a mandioquinha possui vitamina A, B e C e fósforo.

Ela é ideal para ser feita cozinha, em sopas e também como purê. Por fim, como seu amido é de fácil digestão, é um ótimo alimento para crianças.

Batata Asterix

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Área de mulher

Essa batata é semelhante a inglesa, entretanto, sua casca é avermelhada e grossa. Entre seus nutrientes estão a vitamina C, fibra dietética e mineiras.

Além disso, essas batatas são ótimas para se fazer purê e nhoque. Também são deliciosas fritas e não é necessário tirar sua casca, porque esta é composta mais por amido do que por água.

Batata Yacon

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Dicas de mulher

Visualmente parecida com a batata doce, a yacon é adocicada e possui baixas calorias. Aliás, os japoneses adoram esse vegetal. Aqui no Brasil ela também é conhecida como batata diet.

A batata yacon pode ser incluída na salada de forma crua, é só cortá-la em pedaços finos. Além disso, as folhas do vegetal também ajudam no tratamento contra diabetes e colesterol.

Batata Baraka

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: jjalimentos

Essas batatas que aparentam estar sujas são de origem holandesa. Por possuíram uma polpa mais firme e seca ela é ideal para serem fritas. Entretanto, a baraka, que possui uma polpa amarela, pode ser preparada de todas as formas.

Dicas importantes para o preparo de batatas

Fonte: Regina

Antes de mais nada é muito importante citar que as batatas não devem ser consumidas enquanto ainda estão esverdeadas ou em germinação. Mesmo sendo ótimas para uma dieta alimentar, quando estão dessa forma, as batatas podem intoxicar quem as come.

É embaixo da casca que estão os sais minerais das batatas. Portanto, se forem descascá-las, tire uma camada bem fina. Aliás, quanto mais novas e cruas estiverem, mais fácil de fazer esse serviço. É só deixá-las por pouco tempo na água fervente e depois despelar.

Fonte: Tudo gostoso

Para conservar batatas cruas e descascadas é só colocá-las em uma tigela com água e poucas gotas de vinagre. Então deixe na geladeira por no máximo 3 dias. Batatas velhas precisam ficar em água fria. Por outro lado, as novas devem ser colocadas em água fervente. Dica de ouro: um pouquinho de óleo na água faz com que ela não transborde.

Se você cozinhar batatas coradas em fogo médio, elas ficarão crocantes por causa do amido. Aliás, evite usar muito óleo para não deixar a batata amolecer. Ele só penetra melhor quando o vegetal ainda está cru. Outra dica é cobrir as batatas com um pano depois de cozidas em água e sal. O vapor vai mante-las quentes e secas.

Uso das batatas além da alimentação

Quem acredita que as batatas servem apenas para nos alimentar, está muito enganado. Surpreendentemente o vegetal possui diversas outras funções, que você desde tratamentos com a pele até cuidados com a casa.

Dor de cabeça

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Meio norte

Esfregue as têmporas com fatias de batata em movimentos circulares. Se isso for feito de forma regular, você vai conseguir sentir um alívio nas dores.

Sal demais

Fonte: M de mulher

Errou na mão na hora de temperar a comida? Enquanto a panela ainda estiver no fogo, adicione o vegetal inteiro junto da comida. Ele vai ajudar absorvendo o excesso de sal.

Acne

Fonte: Colégio Web

Esfregue nas espinhas uma fatia do vegetal cru. Ele também pode ser usado em manchas e outras imperfeições. Deixe que o suco do alimento entre em contato com a pele, espere alguns instantes e lave em seguida.

Cola na mão

Fonte: Mandiocaecaviar

Esfregue uma fatia do alimento cru nas mãos antes de lavá-las. Por causa da sua goma, o vegetal amacia a pele e por fim, facilita a retirada de quaisquer resíduos de cola e adesivos.

Queimaduras de sol

Fonte: Dalcosta

Surpreendentemente ou não, o vegetal e a sua casca são remédios naturais contra queimaduras solares. É só aplicá-los na pele e aguardar alguns instantes. Logo você sentirá alívio e o vermelho na pele irá se atenuar.

Gerânios

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: floreswiki

Faça um buraco na batata crua, coloque a haste dos gerânios e plante em um vaso com terra. O vegetal fornece para as flores a nutrição necessária para crescer.

Olheiras e inchaços

Fonte: Mulher

É só colocar finas fatias de batata na região dos olhos e aguardar. Logo ambos os problemas irão reduzir.

Limpeza de talheres

Fonte: Reviewbox

Use a água de cozimento dos vegetais (sem sal) para limpar e polir seus talheres. Depois de retirar as batatas de dentro da água, coloque os talheres que você deseja limpar na água morna por uma hora e depois enxugue.

Verrugas

Fonte: drdanielstellin

Esfregar um pedaço do vegetal em verrugas pode auxiliar e acelerar o desaparecimento delas. Isso acontece por causa da vitamina C e do potássio encontrado no alimento.

Flores

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: felicitadecor

Para proteger os longos caules das suas flores e mante-las em uma posição desejada é só usar batatas. Corte-as ao meio para que possam ser usadas como base.

Antienvelhecimento

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Terra

Dessa vez você não vai utilizar o vegetal e sim a água do seu cozimento. Após esfriar, utilize-a para limpar o rosto.

Reaproveitamento

Batatas - Origem, tipos e utilidades que vão além da alimentação
Fonte: Youtube

Utilize restos do vegetal como fertilizante para as suas plantas. Além de serem compostáveis, a quantidade de lixo descartado será menor.

Compressas

Fonte: Drogariasmaestra

Na falta de um saco de gelo ou de uma bolsa de água quente, é possível utilizar batatas no lugar. Isso porque elas conservam por um bom tempo as temperadas. É só enrolá-la em um lenço na temperatura desejada e aplicar no local.

Limpeza de ferrugem

Fonte: Pixnio

Em resumo, o vegetal ajuda na remoção da oxidação que a ferrugem causa em ferramentas. Ou seja, para limpá-las é só esfregar batatas cruas nelas e depois em cinzas de madeira.

Insônia

Fonte: Veja

Em resumo, consumir o vegetal cozido no jantar pode ajudar em uma noite de sono. Isso porque o alimento auxilia no equilíbrio da acidez no estômago.

Máscara facial

Fonte: N1N

Quer fazer uma ótima máscara fácil caseira? Portanto, ferva uma batata, amasse e depois adicione uma colher de chá de sumo de limão. Em seguida é só aplicar no rosto, esperar 10 minutos e lavar com água morna.

Limpeza de sapatos

Fonte: Roccolorenzo

Por fim, para ajudar na limpeza de sapatos que são feitos de solas de borracha e materiais impermeáveis é só usar o vegetal cru. Em primeiro lugar use uma fatia para limpar as partes mais sujas. Em seguida use uma escova ou um pano para finalizar.

Enfim, curtiu saber mais sobre esse alimento? Posteriormente leia: Alimentos contra asma – 7 tipos que amenizam os sintomas da doença

Imagens: Areademulher, Dicasdemulher, Uol, Gsuplementos, Zonasul, Jjalimentos, Meionorte, Regina, Tudogostoso, Colegioweb, Mdemulher, Dalcosta, Mandiocaecaviar, Reviewbox, Mulher, Floreswiki, Felicitadecor, Drdanielstellin, Terra, Youtube, Veja, Pixnio, Roccolorenzo, N1n, Drogariasmaestra

Fontes: Brasilescola, Webrun, Seleções, Ecycle