Curiosidades

Thanos – Origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel

Um dos principais vilões da Marvel, o Thanos, tem uma história de origem bem mais complexa do que a apresentada em sua versão para os cinemas.

Atualizado em 15/08/2020

Thanos é um dos principais vilões da Marvel, sendo que ganhou ainda mais destaque após ser o principal adversário dos Vingadores nos cinemas. Nos quadrinhos, o personagem apareceu pela primeira vez em 1973.

Ele é um dos filhos de Mentor, ou A’Lars, nascido em Eterna. A sociedade era formada por uma raça de humanos geneticamente modificados, por influência dos extraterrestres Celestiais. Além disso, ele sofria preconceito por ser portador da Síndrome Deviante. Tal síndrome é responsável por deixar a pele cinzenta e o corpo deformado, assim como o dos seres Deviantes.

Dessa maneira, os primeiros anos de vida de Thanos foram difíceis. Ele sofria preconceito da sociedade e até mesmo dentro da própria família. Logo após seu nascimento, por exemplo, sua mãe tentou matá-lo por causa da aparência estranha.

Thanos: morte e vingança

Thanos - origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Screen Rant

Apesar de ser julgado socialmente, Thanos ainda era um garoto muito pacífico. No entanto, tudo mudou quando ele foi explorar uma caverna com seus amigos. Ele fora convencido por uma outra garota a visitar o lugar para superar o medo de matar, mas o grupo acabou se separado.

Dessa maneira Thanos ficou três dias sozinho, se recusando a matar criaturas no local para se alimentar. Ainda assim ele sobreviveu, mas seus amigos não resistiram, justamente por conta de ataques dos animais no local. Thanos, então, é convencido pela mesma garota a voltar à caverna e se vingar das criaturas. É assim, então, que Thanos descobre que gosta de matar.

Isso porque a garota era, na verdade, a Morte. O vilão acaba se apaixonando e, para se sentir mais confiante e se tornar digno da amada, começa a buscar cada vez mais poder. Juntamente com o desejo de poder, cresce o desejo de destruição.

Nesta época, ele consegue criar seu próprio exército mercenário, com uma armada de guerra. É assim, por exemplo, que ele mantêm o planeta Terra sob vigilância e descobre a existência do Cubo Cósmico.

Cubo Cósmico

Thanos - origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Quora

Assim que o vilão conquista o Cubo, ele pode alterar a realidade e encontra uma forma de ter controle sob o universo. Thanos amplia ainda mais o seu exército, até que descarta o artefato, por acreditar ter utilizado toda sua energia.

Entretanto, Mar-Vell obtêm o Cubo e consegue restaurar o universo ao estado anterior. Dessa forma, Thanos perde o seu poder e é destruído, mas resgatado por uma nave pré-programada.

Revivido, ele descobre a Morte lhe deixou em razão do seu fracasso. Então, ele decide ir atrás do melhor presente possível para ela: a destruição de tudo. É assim que ele descobre a chave de tamanho poder, na existência das Joias da Alma.

Joias do Infinito

Thanos - origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Comicbook and Beyond

Rapidamente ele conquista cinco das seis Joias, com exceção da Joia da Alma. Esta se encontrava na cabeça de Adam Warlock e tinha o poder de roubar almas. Por causa disso, o vilão tinha medo de ser aprisionado ao tentar roubá-la.

Foi assim que ele bolou o plano de ir a outra linha temporal destruir uma contraparte de Warlock que se oporia ao plano de destruição. Como parte do plano, ele acaba resgatando Gamora, que se torna sua assassina pessoal.

Thanos consegue executar seu plano e acaba drenando o poder das Joia da Alma e utiliza isso para desenvolver uma joia sintética gigante encaixada na Manopla do Infinito. A nova joia reunia o poder de todas as seis e poderia destruir o universo. Gamora até tenta impedir a execução do plano tentando matar Thanos, mas ele a impede.

Ele acaba precisando, então, enfrentar os Vingadores, informados da ameaça por Warlock. Além disso, o Capitão Marvel ajuda o grupo e danifica o projetor de Thanos, capaz de enviar o poder das Joias para os sóis.

Os Vingadores acabam presos por Thanos, mas são resgatados por Coisa e Homem-Aranha. O conflito termina com Warlock conseguindo derrotar Thanos o transformando em pedra. Apesar disso, ele manteve sua consciência e foi torturado por ela, graças a pensamentos de fracasso perante a Morte.

Poderes e personalidade de Thanos

Thanos - origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Screen Rant

Thanos tem uma personalidade muito violenta, além de orgulhosa e malévola. Sendo assim, ele não se importa em destruir o que for preciso para obter poder e conquistar a Morte. Por outro lado, alia isso a uma fala sofisticada e comportamento calmo.

Quando acumulou as Joias do Infinito pela primeira vez, por exemplo, estalou os dedos e destruiu metade da vida no Universo apenas para testar seus poderes.

Por causa de sua raça, também tem muitos poderes naturais. Thanos tem a inteligência acima da média e conta com telepatia, além de força, durabilidade e agilidade ampliados.

Curiosidades sobre Thanos

Thanos - origem, poderes e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Screen Rant

Clones: por um certo tempo, o vilão estudou o DNA de seres de tudo o universo e conseguiu desenvolver clones deles, mesclados com seu DNA. Ou seja, eram clones que se pareciam com Thanos, mas tinham outros tipos de poderes.

Drax: antes de ter um desejo de vingança contra Thanos, Drax era um agente imobiliário chamado Arthur Douglas. Depois que sua família foi assassinada por uma missão do vilão, o homem teve sua forma astral resgatada por Mentor e Kronos, pai e avô de Thanos. A forma foi colocada num corpo humanoide com a motivação vingativa.

Herói: apesar de vilão, o personagem já salvou a Terra uma vez. Depois que o faraó Aquenáton acumulou poder ao longo de 2 mil anos de treinamento, ele mata Vingadores, X-Men e Quarteto Fantástico. Para salvar o universo, uma equipe é formada com Doutor Estranho, Hulk, Capitã Marvel, Namor, Surfista Prateado e… Thanos! Apesar disso, os heróis acabam morrendo e Thanos consegue voltar no tempo e reverter a situação. Eventualmente, ele precisa se sacrificar para restabelecer a ordem no universo, mas apenas Adam Warlock sabe o que ele fez.

Fontes: Marvel Fandom, Aficionados, Observatório do CinemaObservatório do Cinema

ImagensScreen RantPolygonQuoraScreen RantComicbook and BeyondScreen Rant