Geralmente, quando se pensa em lobos, o lobo-cinzento é o mais comum dentro do imaginário popular. No entanto, a espécie é só uma dentro de dezenas de tipos de lobos selvagens espalhados por todo o mundo.
No entanto, biologicamente falando, além do lobo-cinzento, somente o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis) são tratados como lobos. As outra variações, então, estão dentro de classificações de subespécies.
Todas elas compartilham características em comum, como os hábitos carnívoros e a semelhança física com cachorros. Diferente dos animais domésticos, entretanto, esses são mais brutos e selvagens, já que são ótimos predadores na natureza.
Classificação de tipos de lobos
Dentro do gênero Canis, existem 16 espécies diferentes, incluindo a Canis lupus. Essa espécie, então, conta com 37 classificações diferentes de subespécies, incluindo mesclas entre alguns tipos de lobos com cachorros domésticos. Além disso, o gênero também conta com espécies de chacais e coiotes.
De acordo como o banco de dados toxicogenômico compartilhado (CTD), existem apenas seis espécies de lobos, sendo todos os outros tipos considerados subespécies. A classificação, então, inclui Canis anthus, Canis indica, Canis lycaon, Canis himalayensis, Canis lupus e Canis rufus.
Principais tipos de lobos
Lobo-cinzento (Canis lupus)
Entre os tipos de lobos, o lobo-cinzento é o responsável por gerar várias subespécies diferentes. O animal tem características sociais que incluem alcateias com uma hierarquia, o que ajuda nos momentos de caça e alimentação.
Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
Subespécie do Canis lupus, esse tipo de lobo é natural da região da Península Ibérica. Sendo assim, é um dos tipos de lobos mais comuns na Espanha, onde costuma caçar ovelhas, coelhos, javalis, répteis e algumas aves. Além disso, cerca de 5% da sua alimentação inclui alimentos de origem vegetal.
Lobo-do-ártico (Canus lupus arctos)
Esse tipo de lobo natural do Canadá e da Groenlândia caracteriza-se por ser menor que os outros e por ter uma pelagem branca que facilita a camuflagem em paisagens com neve. Geralmente, vive em cavernas rochosas e saí dali para caçar mamíferos de porte grande, como alces, bois e caribus.
Lobo-árabe (Canis lupus arabs)
O lobo-árabe também é um dos vários tipos de lobos descendente do lobo-cinzento, mas comum nas regiões do Oriente Médio. Sendo assim, possui adaptações para a vivência no deserto, como o pequeno porte, a vida solitária e a alimentação com foco em animais pequenos e carninça.
Lobo-negro
A princípio, o lobo-negro não é exatamente um tipo de lobo diferente, mas sim uma variação do lobo-cinzento com mutação na pelagem. Ela deve-se ao cruzamento com alguns cachorros domésticos, o que acabou gerando os pelos mais escuros.
Lobo-europeu (Canis lupus lupus)
Entre os tipos de lobos descendentes do lobo-cinzento, o lobo-europeu é o mais comum. Isso porque está em boa parte da Europa, bem como em territórios asiáticos, como a China.
Lobo-da-tundra (Canis lupus albus)
O lobo-da-tundra é natural de regiões frias, especialmente da Rússia e da Escandinávia. Por causa disso, possui adaptações que incluem uma pelagem comprida e esponjosa, que garante a sobrevivência no frio. Além disso, possui hábitos nômades, já que segue os animais que compõem sua dieta (renas, lebres e raposas-do-ártico).
Lobo-mexicano (Canis lupus baileyi)
O lobo-mexicano também é comum na América do Norte, mas comum principalmente em regiões de deserto. No entanto, atualmente são considerados extintos na natureza, por conta do alvo de caçadores que queriam proteger o gado do ataque dos predadores.
Lobo-de-Baffin (Canis lupus manningi)
Esse é um dos tipos de lobos que só pode ser encontrado numa região do planeta. Nesse caso, trata-se da Ilha de Caffin, no Canadá. Apesar de fisicamente semelhante ao lobo-do-ártico, a espécie ainda tem muitos mistérios e não é muito conhecida.
Lobo-de-Yukón (Canis lupus pambasileus)
O nome Yukón vem da província do Alasca onde o tipo de lobo é comum. A subespécie está entre as maiores do mundo, podendo ter pelos branco, cinza, bege ou preto.
Dingo (Canis lupus dingo)
O dingo é um tipo de lobo comum em regiões da Austrália e alguns países da Ásia. O lobo tem um porte bem pequeno e, por isso, é muitas vezes confundido com cachorros e até mesmo adotado como pet em algumas famílias.
Lobo-de-Vancouver (Canis lupus crassodon)
O lobo-de-Vancouver é endêmico da ilha canadense e, assim como outras variações da região, possui os pelos brancos para camuflagem. Ainda sabe-se pouco sobre a espécie, já que ela raramente se aproxima de regiões em que vivem seres humanos.
Lobo-ocidental (Canis lupus occidentalis)
O lobo-ocidental é comum nas costas do oceano Glacial Ártico até os Estados Unidos, onde se alimenta com uma dieta de bois, lebres, peixes, répteis, veados e alces.
Lobo-vermelho (Canis rufus)
Saindo das subespécies de lobo-cinzento, o lobo-vermelho é dos tipos singulares de lobos. Típico de áreas do México, Estados Unidos e Canadá, ele está em extinção por conta da caça das espécies que lhe servem de alimento. Além disso, a introdução de outros espécies e de estradas em seu habitat são outras ameaças.
Lobo-etíope (Canis simensis)
O lobo-etíope é, na verdade, um chacal ou coite. Sendo assim, não é propriamente um tipo de lobo, mas se assemelha muito a esses animais. Isso porque tem a aparência próxima a de cachorros e também vive em alcateias com alguma hierarquia social.
Lobo-dourado-africano (Canis anthus)
O lobo-dourado-africano é encontrado principalmente nesse continente, ou seja, tem adaptações próprias para a vivência pro ali. Entre elas, por exemplo, estão características que permitem a sobrevivência em áreas semidesérticas. No entanto, a preferência da espécie é por viver em áreas em que é possível encontrar fontes de água com facilidade.
Lobo-indiano (Canis indica)
Apesar do nome, o lobo-indiano é comum em regiões além da Índia. Entre os países onde ele vive estão, por exemplo, Israel, Arábia Saudita e Paquistão. Por conta de seu hábito de caçar gados, o lobo é alvo de perseguição na Índia há séculos.
Lobo-canadense-oriental (Canis lycaon)
O lobo é natural da região sudeste do Canadá, mas pode ser extinto em um futuro próximo. Isso porque a destruição de seu habitat e a fragmentação de suas alcateias tem diminuído a frequência do animal na região.
Lobo-do-Himalaia (Canis himalayensis)
O lobo-do-Himalaia vive nas proximidades do Nepal e norte da Índia, mas também sobre com ameaça de sobrevivência. Atualmente, existe um número pequeno de adultos da espécie, o que representa um forte risco de extinção.
Cachorro doméstico (Canis lupus familiaris)
Ainda que não seja exatamente um dos tipos de lobo, os cachorros domésticos provavelmente surgiram do cruzamentos de lobos dingo, lobos basenji e chacais. Isso, no entanto, ocorreu há quase 15 mil anos, quando a linhagem da subespécie separou-se dos principais tipos de lobos selvagens.