Curiosidades

Trufas: conheça os fungos comestíveis mais caros do mundo

Já ouviu falar das trufas que têm valores astronômicos? Entenda o que são, de onde elas vem e porque elas são tão caras e tão raras.

Você já ouviu falar das trufas? Não, não são aquelas feitas de chocolate. Um tipo de fruto, um fungo que é mais comum na Itália. Talvez você nunca tenha visto pessoalmente, mas já ouviu falar sobre os valores astronômicos dessa iguaria.

Mas o que será que faz um fungo custar tão caro? Você já pensou nisso? Seria a distância? Ou porque o solo italiano é mais especial que os outros? Afinal, o que tem de tão bom e precioso para justificar esse preço tão elevado.

O que justifica na verdade não é uma coisa ou outra, mas vários fatores que se somam e justificam o alto preço. Você já ouviu falar sobre cadeia produtiva?  São todas as etapas necessárias para que um alimento, bem ou serviço chegue até o consumidor final. O alto preço das trufas se deve por conta de toda a cadeia produtiva e gastos necessários nessas etapas.

Por que são tão caras?

Você sabe porque as trufas são tão caras?

As trufas são um alimento selvagem. Acontece que elas não podem ser cultivadas em larga em escala, na verdade, nem em menor escala. Muitos já tentaram fazer isso, sem sucesso.

É por isso que as frutas precisam ser caçadas, outra denominação estranha para muitos. Acontece que é muito difícil encontrá-las no meio das matas. É preciso a ajuda de um cão para localizá-las e é por isso que não se utilizam o termo de colheita.

Continua após a publicidade

Aliás, antes de os cães serem treinados para encontrar as trufas, eram as porcas que faziam esse trabalho. Isso porque as porcas confundiam o cheiro da trufa com o cheiro de testosterona. E por isso elas encontravam a trufa rapidamente.

Você sabe porque as trufas são tão caras?

O problema é que quando elas as encontravam ou comiam ou não queriam devolver. Além disso, elas também acabavam por destruir fazendas de trufas. Foi por esse motivo que as porcas foram proibidas de realizar esse serviço e os cães começaram a realizar o serviço.

Além da dificuldade de encontrar as trufas no meio da selva, também é preciso ser ágil no seu transporte. Logo após a colheita da trufa, ela começa a perder água e todas as suas qualidades e é preciso realizar seu transporte o mais rápido possível.

Quanto custam as trufas

Você sabe porque as trufas são tão caras?

As empresas precisam investir em bastante pessoal para encontrar uma quantidade mínima destes fungos. Além disso, há também um grande investimento para que o transporte ocorra rapidamente.

Continua após a publicidade

Isso tudo implica em custos, mas quais são esses custos? A trufa mais conhecida e mais barata é a trufa preta. Cada onça da iguaria, ou seja, a cada 28 gramas é preciso desembolsar a quantia de 95 dólares.

E não para por aí, existe ainda outra variedade, a trufa branca. Essa que é um pouco mas rara, custa 168 dólares a onça.

Tipos de trufas

Trufas, o que são e por que são tão caras (os fungos, não os chocolates)?

Existem alguns tipos diferentes de trufas comestíveis, mas as mais populares são as trufas brancas e pretas. Frequentemente, são categorizados pela época de colheita, que é inverno ou verão, de marcas diferentes.

As trufas brancas são geralmente mais caras e raras do que as pretas. Além disso, elas são espetacularmente perfumadas e aromáticas. Ainda assim, as trufas negras também têm seu próprio cheiro adorável. Aliás, alguns sugerem que as trufas pretas são melhores para cozinhar com sabores sutilmente terrosos.

Cheiro das trufas

Continua após a publicidade

Há um aroma de marca registrada que atingirá seu nariz assim que você cheirá-los. É pungente, terroso e tem um toque de chocolate, portanto, no geral muito complexo e difícil de definir.

Um tipo ou variedade deste fungo pode ser diferente de outro. Aliás, as pessoas costumam descrever as trufas como intoxicantes, tudo graças ao cheiro que imita os feromônios reprodutivos de um mamífero.

Uso na gastronomia

Embora as trufas tenham uma variedade de produtos, desde óleo de trufa branca e preta, batatas fritas, creme de cogumelos até chocolate, não há como superar os sabores das trufas verdadeiras. Esses fungos comestíveis são um ingrediente-chave quando se trata de cozinhar, então alguns pratos são perfeitos para consumir com trufas:

  • Elas são um ótimo complemento para quaisquer sabores cremosos quentes, como ovos mexidos, amanteigados ou lagosta;
  • Pedaços de trufas também servem para cobrir ou dar um toque final agradável a pratos com massas;
  • Elas geralmente não combinam com elementos ácidos, como frutas cítricas ou vinagre;
  • São um ótimo acompanhamento para pratos quentes como risoto, purê de batata, pizza, massas e pratos com queijo quente.
  • Se possível, utilize sempre estes fungos frescos.

Então se algum dia você encontrar uma dessas iguarias e pensar em questionar o porquê de serem tão caras, não fará isso porque vai entender todos a cadeia produtiva por trás da mesma.

Gostou de saber mais sobre esses fungos? Então você também vai gostar dessa matéria: Existe até 10 vespas mortas em cada figo que você come!

Continua após a publicidade

Fonte: Mega Curioso.

Imagens: Band, Aonde comer e beber, O Guia de Milão, Alibaba, Viva o Vinho, Achou Gastronomia

Próxima página »

Escolhidas para você