Curiosidades

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe

Eu duvido que você tenha explorado ao máximo os estudos sobre o umbigo, por isso, vamos te entreter com algumas curiosidades sobre ele.

Se você procurar em um dicionário online, o resultado para a palavra umbigo é: “depressão cutânea localizada no centro do abdome, formada a partir da cicatriz do corte do cordão umbilical”.

Mas, na prática, nós olhamos e lidamos com ela como aquele buraquinho, ou bolinha estufada dependendo do caso, sem função de nossas barrigas.

Ele não parece ser uma parte muito prática do nosso corpo, porém, depois de tanto tempo nós até que nos acostumamos com ela. No fundo, nós até gostamos.

Na prática, não parece que existe muita coisa para saber sobre o umbigo. Mas de fato, reunimos algumas curiosidades interessantes sobre ele para você.

Continua após a publicidade

Confira 15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

1 – Os umbigos são, na prática, cicatrizes formadas pela pele deixada no local depois que é feito o corte do cordão umbilical.

2 – Achou que você, e os seres humanos em geral, eram especiais? Enganado, pois todos os mamíferos que possuem placentas tem esses buraquinhos.

3 – Realmente alguns mamíferos não possuem essa cicatriz de nascença. Cangurus e ornitorrincos, por exemplo, não possuem placenta e, portanto, não tem a cicatriz abdominal.

Continua após a publicidade

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

4 – Apesar dos recém nascidos terem o umbigo estofado, pois estão em formação, a maioria das pessoas possuem ele para dentro, ou seja, um buraco. Apenas 10% da população possui sua cicatriz abdominal para fora.

5 – Umbigos para fora, ou para dentro, depende da forma como o cordão umbilical foi retirado. Se for estufado, significa que a retirada não foi feita da forma ideal.

6 – Umbigo para dentro podem vir a se estufar em um momento da vida de uma mulher: na gravidez.

Continua após a publicidade

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

7 – Um estudo realizado com 60 voluntários identificou 2,368 espécies de bactérias no interior dessa parte do corpo, cujas 1.458 eram desconhecidas.

8 – Piercing no umbigo leva de seis meses a um ano para cicatrizar.

9 – Como não é genético, e sim uma consequência do nascimento, essa parte do corpo dos gêmeos são diferentes.

Continua após a publicidade

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

Mais curiosidades

10 – No teto da Capela Sistina, Michelangelo desenhou Adão com um umbigo, sendo condenado por muitos servos na época. Isso por que, teoricamente, Adão e Eva são feitos por Deus, e não filhos de alguém, portanto, não teriam umbigo.

11 – Monges antigos olhavam para o umbigo na meditação, pois assim, buscavam o entendimento divino.

12 – Algumas pessoas não possuem umbigo, isso por que a cicatrização pode ter sido muito eficiente ou então consequência de alguma cirurgia abdominal. E tem até quem faça reconstrução do umbigo (clique para conferir).

Continua após a publicidade

15 curiosidades sobre umbigo que você não sabe!

13 –Segundo uma pesquisa, essa parte do corpo eleita pelos cientistas como esteticamente ideal para mulheres é o que forma um T.

14 – A mesma pesquisa revelou que essa cicatriz abdominal para fora é a menos atraente.

15 – Onfalofobia é a fobia de umbigos, formado por pessoas que sentem pavor de olhar para o seu umbigo ou o dos outros.

Continua após a publicidade

E então, você sabia que poderia haver tanta informação envolvendo seu “bigo” (como muita gente fala por aí)? E, falando nisso, você vai ficar ainda mais impressionado quando conferir esse outro post: Descubra a utilidade de 12 furinhos polêmicos.

Próxima página »

Escolhidas para você