Curiosidades

Vacina contra HIV avança em testes feitos com humanos

Apesar de ser um grande avanço nesse campo, cientistas afirmam que não é possível dizer que a vacina contra HIV protegerá 100% contra o vírus

O vírus do HIV é um dos mais temidos pelo mundo. O causador da AIDS é um vírus descoberto recentemente – portando, a doença remete sua origem aos anos 70 -, transmitida sexualmente, que assusta pelo fato de não possuir cura ainda.

Mas nos últimos anos, as pesquisas nessa área estão crescendo. Uma das de maior destaque nos últimos dias, foi realizada com macacos, e obteve resultados animadores. Os animais foram vacinados contra um vírus semelhante ao HIV – mas que afeta os macacos – e 67% deles ficaram protegidos contra o vírus.

A pesquisa também foi feita com seres humanos. Veja o resultado.

Vacina contra HIV

Vacina contra HIV avança em testes feitos com humanos

Continua após a publicidade

Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, um tratamento contra o vírus do HIV feito em pessoa fez com que o sistema imunológico de pessoas vacinadas produzisse respostas contra o HIV.

Dan Barouch, professor de medicina da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, e coordenador do estudo afirmou que “os desafios no desenvolvimento de uma vacina contra o HIV não têm precedentes. A capacidade de induzir uma resposta do sistema imunológico contra o HIV não necessariamente significa que a vacina vai proteger humanos contra a infecção”.

Prevenção

Vacina contra HIV avança em testes feitos com humanos

A vacina é uma tentativa de encontrar um remédio preventivo eficaz contra o vírus. Ele funcionará ao ser usado com outros métodos como a camisinha. Ainda sim, não existe estudos muito avançados sobre a cura da AIDS.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Conheça os primeiros sintomas do HIV, o vírus da AIDS

Fonte: BBC

Próxima página »

Escolhidas para você