Veja como é bizarro o corpo humano no microscópio

Se você acompanha as postagens do Segredos do Mundo, já deve ter visto como algumas coisas comuns podem parecer bizarras quando vistas por microscópio, não é mesmo? Hoje você vai ver que isso não é exagero e que tudo pode ficar com um aspecto estranho quando olha pelas super lentes de aumento de um microscópio, até mesmo o corpo humano por dentro.

Como você vai conferir na lista que preparamos abaixo, até mesmo as partezinhas mais ínfimas de nosso organismo podem ser reveladoramente bizarras e representativas quando analisadas por microscópio e vistas de muito, muito perto. Algumas das fotos que você vai acompanhar, aliás, foram aumentadas até 5 mil vezes! Dá para acreditar nisso?

E não são só células, como neurônios e hemácias que você vai ver em instantes. Temos fotos aumentadas também de dentes com placas bacterianas, sua pele em close, o revestimento do intestino delgado, o interior da retina, óvulos, pulmão e muito mais. Tudo isso graças à tecnologia potente de microscópio que existe por aí.

Só não vale ficar com nojinho depois  de ver como o corpo humano realmente é por dentro, hein? Afinal,  seu corpo, leitor querido, não é uma exceção a nada do que você vai conferir aqui.

Então se prepare e veja como é bizarro o corpo humano no microscópio:

1. Hemácias

1

Também chamadas de glóbulos vermelhos, essas células do sangue que foram aproximadas pelas lentes de um microscópio têm a tarefa de transportar oxigênio para todo o organismo.

2. Fio de cabelo

2

Esse, na verdade é um fio de cabelo humano, mas não em sua melhor forma. Na imagem aproximada pelo microscópio, o fio de cabelo está com ponta dupla.

3. Neurônios

3

Essa é uma das células mais importantes do corpo humano. Os neurônios ficam no cérebro e respondem, dentre outras coisas, por nossa coordenação motora, nossa memória e capacidade de aprendizado de novas informações. Na imagem aproximada pelo microscópio você vê os neurônios de Purkinje, bem maiores que o comum.

4. Células ciliadas do ouvido

4

Também chamadas de estereocílios, essas células ficam na parte interna das orelhas humanas. Elas ajudam a detectar movimentos mecânicos como consequência às vibrações sonoras.

5. Retina

5

Essa foto aproximada por microscópio mostra a como se parece a retina humana. Os vasos sanguíneos dessa parte do corpo aparecem a partir do disco óptico, em preto. O próprio disco óptico, no entanto, se mostra como um ponto cego, já que não existem células receptoras de luz nessa região da retina.

6. Língua

6

Apesar de parecer mais escamosa e áspera no microscópio, essa é a forma que a língua humana tem, vista de perto. Abaixo, uma outra foto mostra como é a papila gustativa que fica sobre a língua, essas bolinhas avermelhadas na primeira imagem. Segundo a literatura científica, todo ser humano tem 10 mil papilas gustativas, que ajudam a identificar os diversos sabores dos alimentos.

7

7. Dente

8

Essa imagem, na verdade, mostra, pelo microscópio, como é um dente humano com placa bacteriana. Melhor manter os dentes sempre bem escovados agora que você já sabe como ele fica, não acha?

8. Glóbulo branco

9

Essa é outra das células presentes em nosso sangue. Na imagem aproximada pelas lentes de um microscópio, também é possível perceber o que acontece quando as células vermelhas são retidas na teia de colágeno (essa parte aparentemente pegajosa) do sangue.

9. Pulmão

10

Assim se parece a superfície de seu pulmão, caso você não seja um fumante, claro. As cavidades que são mostradas na imagem aumentada em microscópio se tratam de alvéolos, que permitem a troca de gases com o sangue.

10. Intestino delgado

11

Essa é o revestimento do intestino delgado. Essas vilosidades do órgão ajudam na absorção de nutrientes dos alimentos.

11. Óvulo

12

No óvulo que você vê muitas vezes maior do que ele realmente é, está um tipo de revestimento que permite a prisão do esperma em sua superfície, além de proteger o órgão. Ligado a esse revestimento estão duas células coronais.

13. Óvulo e esperma

13

É assim que o óvulo da mulher fica quando espermatozoides estão tentando a fecundação.

14. Óvulo fecundado

14

Na imagem o óvulo está com 5 dias de fertilização e alguns espermatozoides (em verde) ainda o circulam.

15. Embrião

15

Na imagem é possível ver o começo de uma nova vida: um embrião de 6 dias. Ele está implantado no endométrio, o revestimento uterino.

16. Célula cancerígena

17

Na imagem, a célula cancerígena aparece se dividindo. A superfície irregular, que pode ser notada em cores mais azuladas, são estruturas responsáveis pela movimentação dessas células.

17. Osso humano

18

Essa é a aparência de um osso humano com osteoporose, visto do microscópio. Perceba os vácuos na estrutura do osso e a textura porosa que ele tem.

18. Pele

19

É assim que sua linda pele se parece vista de perto. Na superfície é possível notar uma boa quantidade de peles mortas, que serão substituídas naturalmente por seu organismo.

19. Tecido adiposo

20

Também conhecido como tecido gorduroso. Na imagem, além das células de gordura, cheias de lipídeos (em verde), é possível também ver células mais magras, que estão vazias.

20. Tubas uterinas

21

Essa é o revestimento das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero, no organismo das mulheres.

21. Pâncreas

22

Para quem não sabe, é assim que se parecem as células pancreáticas exócrinas, responsáveis por liberar o suco pancreático, que contém enzimas digestivas.

22. Tendão

23

Na imagem, aumentada 5 mil vezes pelas lentes de um microscópio, é possível notar os feixes de fibras de colágeno.

23. Vasos sanguíneos

24

Esses, particularmente, estão localizados nos alvéolos pulmonares, logo no final dos bronquíolos.

Viu só como o corpo humano fica bizarro visto por microscópio?