5 substâncias mais viciantes do mundo

Muita gente começa provando por curiosidade ou para se enturmar com grupo de amigos meio rebeldes. O problema é que a maioria dessas drogas que as pessoas usam para “sair da realidade” são, na verdade, algumas das substâncias mais viciante do mundo, mesmo as que aparentam ser inocentes.

Quer um bom exemplo? O cigarrinho que você fuma todos os dias, mesmo que de forma passiva, é tão perigoso quanto o pó branco que as celebridades e os mais abastados usam por aí para conseguir mais adrenalina, sabia?

O pior de tudo é que a lista de substâncias mais viciantes não param por aí. Muita coisa que a gente consome no dia-a-dia, mesmo sem saber, também pode causar dependência, como você vai ver. Aliás, se você acompanha o Segredos do Mundo, já viu que até mesmo que os alimentos podem ser altamente viciantes!

E, para falar a verdade, até mesmo as prescrições médicas são perigosas, quando o assunto são as substâncias mais viciantes do mundo. Como você vai ver, e deve tomar um susto por isso, remédios usados por um número sem fim de pessoas podem causar dependência e levar, até mesmo, à morte!

Tenso, não? Espere então até você conferir a lista completa que preparamos!

Conheça 5 substâncias mais viciantes do mundo:

5. Sedativos ou barbitúricos

5

Sabe aqueles remédios que praticamente todo mundo usa por aí para fazer dormir, para ficarmos menos ansiosos, para isso e para aquilo? Pois é, eles estão entre as substâncias mais viciantes do mundo e, além de serem perigosos à saúde, podem matar, dependendo da quantidade consumida.

Aliás, muitos são os casos de morte por excesso de barbitúricos. A musa Marilyn Monroe, por exemplo, faleceu depois de uma overdose desses remédios, em 1962.

4. Heroína

4

Além de ser uma das substâncias mais viciantes que existem, a heroína é também uma das mais perigosas. Aliás, para morrer de overdose de heroína é preciso APENAS uma quantidade cinco vezes maior que a necessária para ficar chapado.

3. Álcool

3

Essa é uma das substâncias mais viciantes do mundo, apesar de ser livre e todo mundo, maior de idade, conseguir comprar uma dose em qualquer esquina. Estatísticas apontam que, somente em 2012, 3 milhões de pessoas morreram devido a algum tipo de influência do álcool.

2. Cocaína

2

Além de ser altamente viciante, a cocaína também é uma das drogas mais letais atualmente. Estima-se que até 20 milhões de pessoas ao redor do mundo usam a substância. Agora, quer saber qual a pior parte?

A cocaína é capaz de alterar a forma como o cérebro humano processa e entende a dopamina, responsável pela sensação de recompensa. O resultado disso é que nada mais consegue fazer o usuária sentir tanto prazer quanto a cocaína e, com o tempo, nem mesmo a própria cocaína funciona.

1. Nicotina

1

Quem diria, hein? Apesar de estar presente em praticamente todos os ambientes e “viver” entre os dedos da maioria das pessoas por aí, a nicotina, presente no cigarro, é uma das substâncias mais viciantes dessa lista e do mundo inteiro.

Ela é absorvida pelo pulmão e chega a cérebro, provocando prazer e uma série de desarranjos também. Mas, disso todo mundo sabe, não é mesmo?

O que pouca gente tem consciência, na verdade, é da quantidade de fumantes, ou viciados em nicotina, existe por aí: 1 bilhão em todo o mundo, segundo dados de 2012, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

E você, usa ou já usou alguma delas?

Falando sobre drogas e substâncias que causam vício, você pode gostar de ler também: 5 drogas usadas como remédio no passado e As substâncias mais usadas para substituir drogas no cinema.

Fonte: Daily Mail, Mega Curioso