Qual o fã de filmes de ação que não gosta da franquia Velozes e Furiosos? Aliás, a franquia abrange muito mais público, sendo uma das mais populares e rentáveis de Hollywood. O primeiro filme dessa incrível saga foi lançado em 2001 e ainda deixa saudade do primeiro “racha” disputado por Vin Diesel e Paul Walker. Nesses 19 anos de franquia, quantas histórias marcantes. Agora o público já está bem ansioso pelo lançamento de Velozes e Furiosos 9, previsto para 2021.
A boa notícia para os fãs é que pelos os trailers e teasers apresentados até o momento, Velozes e Furiosos 9 promete relembrar vários aspectos de seus filmes passados.
Mas, apesar disso, os filmes evoluíram muito no decorrer da franquia, deixando de ser somente uma saga de carros e rachas. Os filmes passaram por uma série de transformações e se tornando uma franquia de ação frenética com todas as características da categoria. Sendo assim, leia nossa matéria e saiba o que esperar do 9° filme da franquia.
O que esperar de Velozes e Furiosos 9?
A popularidade da franquia Velozes e Furiosos se dá pelos cenários arriscados de ação. Mas por outro lado, é claro, que os fãs se importam e muito com a vida dos protagonistas.
Claro que essa simpatia por personagens fictícios não vem do dia para a noite. Então, a evolução da história, desde 2001, contribuiu para esse carinho. Veja alguns elementos que você pode encontrar nesse filme da franquia:
O que vem antes do novo filme?
Vamos relembrar aqui o último lançamento e assim você entenderá melhor o contexto em que Velozes e Furiosos 9 se insere. Em 2017 teve o lançamento de Velozes e Furiosos 8 e esse foi o primeiro filme sem a presença do Brian O’Conner (Paul Walker). O ator morreu em 2013.
O filme reúne o grupo de corredores novamente, para desta vez, inesperadamente, para perseguir o protagonista Dominic Toretto (Vin Diesel). Dom teria se aliado com a bioterrorista Cipher (Charlize Teron). Aliás, mais inesperadamente ainda, Deckard Shaw (Jason Statham) se une ao time dos mocinhos. Juntos, todos tentam entender o porque de Toretto ter mudado de lado.
No final das contas, Toretto era mesmo incorruptível quando se tratava de sua família. Para contar com a ajuda de Dom, Cipher, então, sequestrou sua ex-namorada, Elena (Elsa Pataky), e seu filho. Todavia, Dom, de início decidiu não cooperar e isso resultou na morte de Elena. Para que o mesmo não acontecesse a seu filho, ele deveria ajudar Cipher.
Então, como um bom filme da querida franquia, tudo acaba se resolvendo numa série de explosões, mortes bem ensaiadas, batalhas de tirar o fôlego e, claro, carros tunados.
Problemas por trás das câmeras
O longa Velozes e Furiosos 9 deveria ter sido lançado em abril de 2019. Mas, foi adiado devido ao lançamento do primeiro spin-off da franquia, o filme “Hobbs & Shaw”. Após uma série de desentendimentos entre The Rock, Vin Diesel e Tyrese Gibson, foi decidido que The Rock seguirá apenas em spin-offs da franquia, já Diesel e Gibson seguirão na trama principal.
O novo filme da franquia terá de volta nos seus papeis Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Jordana Brewster, Chris Bridges, Nathalie Emmanuel e Helen Mirren. E, com a falta do ilustre Dwayne, ‘The Rock’ Johnson, nada mais justo do que chamar outro lutador de WWE para o filme. Portanto, o longa contará também com a presença de John Cena para preencher o buraco deixado por Johnson.
O futuro da franquia
O contexto atual do universo de Velozes e Furiosos faz todos imaginarem o que esperar do futuro da franquia. Brian está aposentado, Hobbs está unido com Shaw, e Dom passou por uma situação um tanto traumatizante. Dessa forma, o que acontecerá com a saga depois do 9° filme da franquia?
Velozes e Furiosos 9 prepara o chão para o 10° filme da franquia. Mas, chegar a 10 filmes e um spin-off não é pra qualquer saga. Mesmo assim, o gênero do filme acaba parecendo ter material infinito, já que quanto mais surreais forem as cenas de ação, maior é o público. O próprio Dwayne Johnson revelou que há ideias sobre um dos filmes se passar no espaço.
O “provável” fim
Dificilmente poderemos prever o que acontecerá em Velozes e Furiosos 9. Mas, é muito provável que seja pelo menos traçado um caminho para o fim da participação de Vin Diesel e que seja nossa despedida a Dominic Toretto.
Inegavelmente, Hobbs e Shaw foi um sucesso e abriu os horizontes da franquia. Portanto, como ainda há muita lenha para queimar, podemos esperar além do 10° filme, outros filmes para a saga. Alguns, aliás, já são até especulados, como uma continuação de Hobbs e Shaw, um spin-off feminino com Michelle Rodriguez, um spin-off sobre Tej e Roman e até uma série animada para Netflix.
Um retorno controverso
Um fato que divide opiniões entre os fãs da saga é, sem dúvida, a inclusão de Deckard Shaw como parte da família de Dom Toretto. Isto, pois, apesar de alguns fãs adorarem o vilão ter virado um herói, outros não se esqueceram que Shaw matou um dos personagens mais queridos da franquia: Han.
Shaw, em sua primeira aparição na saga, matou Han em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Esse esquecimento por parte da família de Dom Toretto para com a morte de um de seus membros, gerou revolta entre os fãs.
Os fãs ficaram ainda mais revoltados quando o filme Hobbs & Shaw foi lançado. Apesar disso, o longa ficou entre as melhores bilheterias do ano passado.
Sendo assim, a promessa de vingança de Dom aparentemente foi esquecida. Entretanto, tudo indica que o novo filme da franquia irá dar mais importância a trama entre Han e Shaw.
Han retorna
Apesar de ter morrido em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, em 2006, essa não foi a última participação. Ele teve sua morte recriada em Velozes e Furiosos 6, numa cena pós-créditos.
O mais incrível é que todos pensam que sua morte foi um acidente, no entanto Shaw realmente queria matá-lo para vingar a morte do irmão. Os eventos de Desafio em Tóquio foram ajustados na linha do tempo do universo cinematográfico. O que fez com que Han participasse de mais 3 filmes da saga até morrer no 6° filme.
Apesar disso, Han retornará em Velozes e Furiosos 9 em momentos de flashback.
Irmão mais novo de Dom
Para o papel do grande John Cena, nada mais adequado do que ser o irmão caçula de Dominic Toretto. Agora, Jakob Toretto, juntamente com Cipher (vilã do 8° filme) serão os antagonistas de Velozes e Furiosos 9.
Ele é, assim como seu irmão, treinado para roubar, matar e dirigir como um agente especial. Entretanto, treinou durante toda sua vida para superar Dom.
O que é estranho é que a franquia mostra Dom como alguém que prioriza sua família de sangue ou de corridas. Entretanto, mesmo com Dom sabendo da existência de seu irmão, o público nunca viu nem ouviu falar.
Esse relacionamento será central para a trama de Velozes e Furiosos 9 e algumas opiniões podem mudar em relação aos personagens.
E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: A Hora do Pesadelo – Relembre uma das maiores franquias do terror.
Fontes: Adoro Cinema; Observatório do Cinema¹; Observatório do Cinema².
Imagens: Adoro Cinema, Uol, Cinema 10