A verdade frustrante dos bastidores dos ensaios fotográficos

Fotografia sempre foi algo fascinante, mas, atualmente, essa maneira de registrar momentos, pessoas e paisagens se tornou algo muito mais forte, admirado e acessível. Tantos recursos para deixar perfeito o resultado final dessa arte, no entanto, impedem que a gente realmente veja como são os bastidores dos ensaios fotográficos, que é quando as “mágicas” sempre acontecem.

Hoje, no entanto, você vai poder conferir, de uma forma mais crua e sem “maquiagem”, o que realmente acontece nos bastidores dos ensaios fotográficos e quais os recursos, nem sempre glamourosos, usados pelos fotógrafos durante os cliques. O problema é que, às vezes, tudo é tão improvisado que deixa a plateia até frustrada.

E, se você acha que estamos exagerando na dose de “realidade” sobre o assunto, é melhor se preparar. Ao se inteirar sobre os bastidores dos ensaios fotográficos você vai perceber que um lindo lago, nem sempre é um lindo lago; da mesma forma que as manipulações mais evidentes a olho nu, na verdade pode ser um grande truque e um boa pitada de paciência.

Já, sobre as formas que as pessoas conseguem o mais interessantes dos truques, até mesmo com animais, é uma surpresa à parte. Isso porque com coisas pequenas, como uma estrutura de arames ou mesmo um petisco para pets, é possível conseguir o clique perfeito. Quer ver?

Confiria a verdade frustrante dos bastidores dos ensaios fotográficos:

1. O casamento perfeito

1

A imagem mostra um casal feliz, diante de uma cena romântica, com um espelho d’água como complemento da linda paisagem. No entanto, nos bastidores o que se vê é o fotógrafo agachado em uma grande poça d’água, aproveitando o problema de drenagem do terreno.

2. Foto dos anos 20

2

A intenção era recriar na imagem ruas antigas, com elementos dos anos 20, como os carros temáticos dessa época. Tudo, no entanto, não passa de uma questão de perspectiva, já que fotógrafo usa uma pequena maquete, com miniaturas de carros, para enganar a todo mundo e imitar um cenário de época sem “grandes esforços”.

3. Montagem colorida

3

Essa aqui engana a todo mundo. Isso porque a imagem que deixa todo mundo certo de que não passa de outra coisa senão uma montagem, é, na verdade um grande truque de imagem. Como você pode ver na foto dos bastidores, o processo de “fabricação” dessa foto exigiu bastante raciocínio lógico por parte do fotógrafo e, claro, muita paciência.

4. Garotinha na chuva

4

Não, a menina não está se protegendo da chuva com uma grande folha, como parece. Na verdade, como você pode conferir na segunda foto, o que está acontecendo é que tem pessoas despejando um pouquinho de água sobre a folha, para imitar a chuva.

5. O beijo romântico

5

A seda translúcida ajuda a criar um ar romântico e quase irreal à foto do casal, mas a verdade é que o fotógrafo está em uma posição nada romântica nos bastidores: ele está deitado no chão e a câmera está embaixo da primeira camada do vestido da noiva.

6. O alpinista

6

Parece até uma selfie, tirada pelo próprio alpinista, durante uma escalada, não é? Mas essa é uma das revelações de bastidores de ensaios fotográficos mais chocantes até agora.

Na verdade, o alpinista não tirou a própria foto. Há um fotógrafo mega corajoso e inconsequente, se equilibrando em uma escada presa de forma improvisada no rocha.

7. Vulcão em atividade

7

Sorte ou azar você estar presente em um lugar durante a erupção de um vulcão e fotografar este momento? Seria medonho se o fotógrafo realmente estivesse em risco, mas a verdade é que ele conseguiu essa imagem surpreendente em total segurança, se aproveitando apenas dos recurso de uma miniatura de vulcão.

8. Sanduba desmontado

8

De cara você logo pensa que essa foto se trata de uma montagem em algum editor de imagem como o Photoshop. Não é mesmo?

Bom, no caso a foto se trata realmente de manipulação, mas de uma maneira muito mais engenhosa que a gente poderia imaginar. No estúdio, o sanduíche é montado em camadas suspensas, como você confere abaixo.

9. Raposa curiosa

9

Parece mais que a câmera estava escondida e que uma raposa curiosa a encontrou em meio à neve, não é verdade? Mas, por trás disso tudo tem um fotógrafo sortudo, sentado no chão, que conseguiu fazer o registro do momento exato em que uma raposa se aproximou de sua lente.

10. Cachorrinho fofo

10

Olhando assim, parece uma pintura hiper-realista e mimosa, não é mesmo? A verdade, no entanto, é que se trata de um retrato, com um cãozinho de verdade. A fotógrafa usa petiscos para chamar a atenção do bichinho e conseguir esse efeito incrível.

11. Lavas escorrendo

11

Não parece uma foto feita por um drone em um local perigoso? Bom a boa notícia é que o cenário é real e a lava incandescente também. A má notícia, no entanto, é que vida de fotógrafo não é fácil e o cara estava mesmo se arriscando naquele lugar em nome de uma bela foto.

Mas não são apenas os bastidores dos ensaios fotográficos que são interessantes e misteriosos. Confira ainda esses 7 segredos dos voos comerciais que os passageiros não sabem.

Fonte: Mega Curioso, Bored Panda