Curiosidades

Videoconferência – O que é, como realizar e plataformas

A videoconferência se tornou uma ferramenta extremamente necessária e importante para reuniões e encontros virtuais e online.

Atualizado em 28/09/2020

Graças a ajuda de ferramentas onlines e gratuitas, executar uma videoconferência se tornou bem fácil. Além de chamadas de vídeo, esses softwares possuem atributos bem simples e eficazes.

O aplicativo Zoom surgiu como uma alternativa para usuários que precisavam fazer videoconferências. Porém, com a explosão do aplicativo, inúmeros problemas graves começaram a surgir, fazendo com que a privacidade dos usuários não fosse respeitada.

Assim, vários outros aplicativos aproveitaram a oportunidade para tentar um lugar no mercado. Plataformas que possuem vários usuários cadastrados normalmente estão mais preparadas para ataques de hackers, visando a segurança dos usuários.

Fazendo videoconferência do modo correto

Videoconferência - o que é e como realizar
Blog Elos

Existem vários aplicativos que podem te auxiliar de forma correta, assim como de forma mais clara, na hora de realizar uma videoconferência.

Existem aplicativos gratuitos e pagos, cada um com imagem e som de diferentes qualidades e recursos diferenciados. Confira, em seguida, alguns exemplos para que você escolha o que mais se familiarizar na hora das reuniões online.

Hangouts

Videoconferência - o que é e como realizar
IG Tecnologia

A princípio, o Hangouts proporciona conversas de voz e imagem, além de textos. Possuindo também um chat integrado e compartilhamento de tela. Ele é fácil e ágil para se usar, onde você pode agendar videoconferências pelo calendário diretamente. Assim, no momento que a conferência que foi agendada iniciar, uma tela no computador será aberta e os participantes que aceitarem os convites se conectarão de forma automática.

No Hangouts, em um dos seus recursos, você pode adicionar até 25 pessoas na mesma videochamada. Além disso, você pode enviar mensagens de texto durante a videoconferência, caso utilize ele na web. Você pode compartilhar telas e documentos, ligar para telefones e acessar mais de 17 métricas sobre o desempenho das videoconferências.

Ele também é bastante utilizado para cursos online, uma vez que, para realizar webinars e criar salas para conferências também é permitido.

Appear.in

Videoconferência - o que é e como realizar
Software

O Appear.in é um aplicativo pago, mas também conta com planos gratuitos mais simples. Ele permite que links para sala de videoconferências sejam criados, onde você pode nomeá-lo e compartilhar para que os participantes desejados sejam convidados.

Ele não precisa de registro ou download. Na versão gratuita, você pode se conectar com até 4 pessoas ao mesmo tempo. Já na versão paga, se conecta com até 12 pessoas. O compartilhamento de tela na versão gratuita é permitido por até 20 minutos.

Por fim, você pode se conectar com dispositivos móveis, fazer salas privadas, por conseguinte, visualizar apresentações e fazer customizações de salas de conferência com logo e plano de fundo.

Google Meet

Videoconferência - o que é e como realizar
Missão digital

O Google Meet simplesmente é a versão mais completa do Hangouts. Por exemplo, quem possui o G Suite Interprise ou G Suite Interprise for Education, pode usar o Meet com até 50 pessoas na mesma videoconferência. Você pode enviar mensagens de texto via chat enquanto chamadas de voz em smarphones estão acontecendo.

Qualquer um pode participar, já que ele permite a criação de um link. Você pode gravar essas conferências se tiver algum dos planos Interprise. Você também possui acesso a mais de 50 métricas sobre o desempenho de videoconferências. Além de ter visualização em alta resolução.

Skype

Videoconferência - o que é e como realizar
Microsoft

O Skype é bastante conhecido e disponibiliza uma versão para navegadores. Há muito tempo já como um software desenvolvedor de videochamadas, hoje ele permite uma capacidade de até 50 pessoas. Um vantagem é não que realizar cadastro para entrar em reuniões, clicando em apenas um link.

Se você possui alguma startup ou empresa, é provável que você queira utilizar o Skype for Business. Nele, você pode fazer reuniões com até 250 participantes, além de participar de chats em tempo real.

No entanto, você também pode agendar reuniões no calendário do Outlook, fazendo isso de forma bem prática. Podendo também compartilhar documentos, documentos esses que podem ser editados durante a apresentação.

ezTalks

Videoconferência - o que é e como realizar
Apk Pure

Em sua versão grátis, você pode colocar até 100 participantes em reuniões de até 45 minutos. Ele também possui suporte para chats privados e coletivos, telas compartilhadas, anotações e enquetes em tempo real. Entretanto, você tem que baixar um software.

Microsoft Teams

Videoconferência - o que é e como realizar
Pugh

Em resumo, ele serve para comunicações empresariais. Antigamente, só pessoas assinantes do Office 365 que tinha acesso a plataforma. Essa ferramenta permite que reuniões online possam ser criadas com até 250 pessoas, além de conseguir guardar 10 GB de arquivos por equipe e 2 GB por usuário.

Assim como os outros aplicativos, ele tem a função de divisão de tela e edição colaborativa de documentos. Como por exemplo o Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Join.me

Videoconferência - o que é e como realizar
Blog Join.ME

Após se cadastrar e definir um link pessoal para ser a sala de reuniões de sempre, você pode criar videoconferências de forma direta. Em suma, envie a URL para os colegas de trabalho e tudo que eles vão ter que fazer é clicar no endereço enviado. Além de informar um nome para reconhecimento. Depois disso é só esperar a aprovação do administrador.

O Join.me possui o serviço pago, porém tem 15 dias gratuitos, como se fosse um teste. E mais uma vez, esse aplicativo pode compartilhar tela, bate-papo, fazer anotações, bolhas de vídeo para os participantes. Você também pode gravar reuniões na nuvem e controlar o microfone.

Para os interessados no aplicativo, sua versão premium varia entre 41 e 102 reais.

Teleport.video

Videoconferência - o que é e como realizar
Teleport.video

Na versão grátis do Teleport.vido, você pode criar reuniões de até cinco participantes, e pode conversar até uma duração de 50 minutos. Porém, caso seja uma videoconferência em dupla, não há limite de tempo. Em conclusão, caso você queira menos limitações, pode adquirir alguns dos planos premium. Os preços variam de 10 dólares a 45 dólares.

GoToMeeting

Videoconferência - o que é e como realizar
GoToMeeting

Finalmente, o GoToMeeting promove reuniões com apenas um clique. Logo após se cadastrar, você já pode criar reuniões únicas ou até mesmo uma sala de reunião online. Onde o link não expira e você pode convidar os participantes desejados.

Ele tem um serviço grátis por um prazo de 14 dias, oferecendo recursos como compartilhamento de tela, gravação das reuniões, bate-papo, participações por telefone via linha de conferência. De acordo com o fim do serviço grátis, seu plano premium varia de 12 dólares a 16 dólares por mês. Como resultado, caso você tenha uma grande empresa, pode contratar planos personalizados.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Live no YouTube – O que é, como fazer, curiosidades e dicas

Fontes: Tecnologia IG, Agendor, Techtudo

Imagens: Blog Elos, IG Tecnologia, Software, Missão digital, Microsoft, Apk Pure, Pugh, Blog Join.Me, Teleport.video, GoToMeeting