8 crimes online que você comete todos os dias e não sabia

Não porque todo mundo faz, que a coisa em questão é permitida. Se essa é uma realidade latente na vida real, no mundo virtual não é diferente. Aliás, como você vai ver hoje, grande parte das ações mais comuns da internet são verdadeiros crimes virtuais que você e todo mundo já cometeu ou comete todos os dias sem tem consciência disso.

Um bom exemplo, como você vai ver na lista que preparamos, são hábitos bobos, como abrir um perfil falso ou usar um nome que não é seu no ambiente virtual. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra!

Porém, esse está longe de ser o único ato ilegal que a maioria das pessoas comete na web. Muitos crimes online são cometidos e repetidos mundo à fora, todos os dias, porque as pessoas desconhecem os efeitos que ações não pensadas podem trazer para outros, tanto no ambiente virtual quanto na vida real.

Mas, não é porque são crimes virtuais que a punição dos criminosos não serão punidas de forma bem real. Como você vai ter oportunidade de conferir, o Código Penal Brasileiro já prevê penas rígidas para crimes que possam ser reproduzidos na internet, mostrando que esse território não é e não pode ser tão livre assim quanto imaginam as pessoas.

Aliás, sobre isso você também pode conferir alguns criminosos que já foram presos com a ajuda do Facebook (clique para ler). Essa é só mais uma prova de que a internet pode ser bastante perigosa para os que estão fora da Lei.

Confira, abaixo, crimes online que você comete todos os dias e não sabia:

1. Bullying

1

Intimidação vexatória ou, bullying, como é mais conhecido consiste em crime não só na vida real. De acordo com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, pelo Decreto-Lei 2.848/40, do Código Penal, quem pratica bullying na internet está cometendo um dos crimes online mais vistos ultimamente, e pode ser punido com 1 a 3 anos de detenção e multa. No ambiente escolar, a pena aumenta em 50%, já na internet, o acréscimo pode ser de dois terços da pena.

2. Baixar arquivos piratas

2

Baixar músicas, vídeos, softwares e outros arquivos não oficiais na internet, de graça, especialmente por Torrent, é considerado pirataria. Isso, por sua vez é um crime, já que os direitos autorais dessas obras são violados. Em seu artigo 184, o Código Penal Brasileiro prevê como multa ou detenção de 3 meses a 1 ano aos que cometem pirataria. Esse, com certeza, é um dos crimes online que você também já cometeu, não é mesmo?

3. Nomes e perfis falsos

3

Que atire a primeira pedra quem nunca teve um perfil falso nas redes sociais ou nunca passou seu nome errado em algum chat! Mas, apesar de ser algo comum e fácil de ser visto na internet, esse também é um dos crimes online que as pessoas não sabem que estão cometendo.

Quando o nome usado você tentar se passar por outra pessoa no Brasil você acaba cometendo crime de Falsidade Ideológica. Como punição, é possível pegar até 5 anos de reclusão, mesmo que você não tenha tido intenção de prejudicar a pessoa que, por infelicidade, você tenha roupado o nome.

4. Postar vídeos protegidos no YouTube

4

Da mesma forma que você não pode baixar arquivos piratas, como músicas e filmes, baixar um vídeo protegido no YouTube e postá-lo de volta, em sua própria conta, é entendido com mais um dos crimes online super corriqueiros por aí. Isso porque você também pode violar os direitos autorais e de imagem de outras pessoas e/ou empresas.

Quem se sentir lesado de alguma forma com isso tem o direito de pedir reparação das perdas e danos que, eventualmente, o tal vídeo divulgado sem autorização tenha causado. Isso, claro, sem contar que o Código Penal Brasileiro também prevê pena de 3 meses a 1 ano de reclusão ou multa. Se o vídeo for usado com intuito de qualquer tipo de lucro, então, a pena pode aumentar de 2 a 4 anos, além de uma multa mais “salgada”.

5. Copiar softwares

6

Outro dos crimes online que pouca gente sabe que está cometendo é quando faz cópias de softwares. Isso porque, como já explicamos, isso pode ser considerado um ato de pirataria, caso o programa em questão não tenha a distribuição permitida e você acabe ferindo os direitos autoriais dos criadores ou distribuidores do software em questão.

6. Roubar WiFi

7

Roubar a rede WiFi do vizinho, ou melhor, acessar internet sem fio, que não seja pública, sem a devida permissão de seus donos é considerado mais um dos crimes online que todo mundo, um dia, comete na vida. Isso porque você está, literalmente, roubando algo que outra pessoa pagou para ter acesso. Que feio!

7. Falsificação de IP

8

O número de IP é usado para a identificação de computadores, como o seu CPF. Ele não pode ser alterado, já que o ato é considerado uma falsificação e constitui crime. Aliás, na grande parte das vezes em que isso acontece é para fins ilícitos, já que a pessoa não quer ou não pode ser identificada na internet.

8. TVs online não oficiais

5

Esse sim é um dos crimes online que todo ser humano, com acesso à internet, já cometeu ou vai cometer uma vez na vida. Isso porque, apesar de interessantes, a maioria dos serviços de TV online são ilegais. Para transmitir o conteúdo de canais de TV de forma legal é preciso ter permissão da própria emissora, além de pagar por isso.

E você, já cometeu quantos desses crimes online?