Mundo Animal

Vira-lata caramelo – Origem da raça que se tornou símbolo nacional

O vira-lata caramelo é um dos mais populares cães sem raça-definida e se tornou um símbolo por estar presente na vida e nas paisagens do país.

Atualizado em 14/10/2020

O vira-lata caramelo é um cão sem raça definida, que está praticamente onipresente na vida dos brasileiros. Isso porque, é certo que você vai cruzar com alguns desses animais na sua rotina de estudos, trabalho ou lazer.

Esses cães vira-lata estão espalhados pelas ruas e casas de todo o país e recebem cada vez mais reconhecimento na internet. Alguns entusiastas, inclusive, defendem que o animal deveria ser oficializado como símbolo do país, assim como as vacas são sagradas na Índia.

Mas como os vira-lata caramelo se tornaram tão populares pelo país? Existe alguma diferença desses cães para os outros vira-latas ou outras raças?

Origem do vira-lata caramelo

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
JE Online

Segundo dados oferecidos por diferentes instituições que lidam com cães no Brasil, os animais sem raça definida são maioria dentro dos lares do país.

Diferente das principais raças, esses animais não surgiram de maneira seletiva. Enquanto a maioria delas foi resultado de anos de cruzamentos seletivos, os vira-lata surgiram a partir de cruzamentos aleatórios ao longo de décadas.

Por causa disso, pode ser complicado estabelecer a origem precisa de um vira-lata. Por outro lado, é comum que eles sejam mais espertos, carinhosos e saudáveis do que os cães de raça.

Genética vira-lata

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
Black White Pet

De acordo com um estudo do projeto MuttMix, de 2018, é praticamente impossível detectar as raças que dão origem a um vira-lata, a olho nu.

O estudou consistia em apresentar fotos de 31 cães sem raça definida a leigos e especialistas. A partir daí, cada voluntário deveria indicar as possíveis raças presentes nos genes daquele animal. Por outro lado, os pesquisadores também realizavam testes genéticos para encontrar essa resposta.

Após o teste, apenas cerca de 25% dos participantes foi capaz de indicar raças com certa precisão. Ou seja, se já é complicado definir as raças presentes num cão sem reça definida de poucas gerações, imagine para os vira-lata caramelo, que passaram por anos de reprodução aleatória.

Popularidade

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
Black White Pet

Exatamente por conta dos cruzamentos variados, o vira-lata caramelo acabou ganhando uma identidade própria que não remete a outras raças. As características do animal, inclusive, tornaram-se símbolo de cães vira-lata.

Por causa disso, por muito tempo esses cães ficavam abandonados em feiras de adoção ou abrigos de animais, mas isso mudou. O crescimento do carinho por esses cães sem raça definida cresceu e esses animais estão atraindo mais interesse como pets.

Vira-lata caramelo como símbolo nacional

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
Amor aos Pets

Em sites de petições online, é possível encontrar listas com dezenas de milhares de assinaturas pedindo a inclusão do vira-lata caramelo como símbolo nacional. Algumas propostas chegam a pedir a participação do cão em cédulas de real.

E apesar de cães sem raça definida serem comuns no mundo inteiro, é natural que exista um certo padrão para esse animal no país. Ainda que esses cães sejam resultado de um longo período de cruzamentos aleatórios, estão sujeitos às espécies locais.

Um cão vira-lata de um país do extremo oriente ou mesmo do leste europeu, por exemplo, traria outras características. Isso porque existem raças mais comuns e mais raras em cada país, o que influencia diretamente no padrão genético passado de geração para geração, mesmo entre vira-latas.

Fontes: Hypeness, Patas da Casa, Petz

Imagens: Black White Pet, JE Online, Amo meu Pet, Amor aos Pets