Mundo Animal

Vira-lata caramelo: história e origem da raça que virou símbolo do Brasil

O vira-lata caramelo é um dos mais populares cães sem raça-definida e se tornou um símbolo por estar presente na vida e nas paisagens do país.

Por P.H Mota

O vira-lata caramelo é um cão sem raça definida, que está praticamente onipresente na vida dos brasileiros. Isso porque, é certo que você vai cruzar com alguns desses animais na sua rotina de estudos, trabalho ou lazer.

Esses cães vira-lata estão espalhados pelas ruas e casas de todo o país e recebem cada vez mais reconhecimento na internet. Alguns entusiastas, inclusive, defendem que o animal deveria ser oficializado como símbolo do país, assim como as vacas são sagradas na Índia.

Mas como os vira-lata caramelo se tornaram tão populares pelo país? Existe alguma diferença desses cães para os outros vira-latas ou outras raças?

Origem do vira-lata caramelo

JE Online

Segundo dados oferecidos por diferentes instituições que lidam com cães no Brasil, os animais sem raça definida são maioria dentro dos lares do país.

Continua após a publicidade

Diferente das principais raças, esses animais não surgiram de maneira seletiva. Enquanto a maioria delas surgiu após anos de cruzamentos seletivos, os vira-lata surgiram a partir de cruzamentos aleatórios ao longo de décadas.

Por isso, pode ser complicado estabelecer a origem precisa de um vira-lata. Por outro lado, é comum que eles sejam mais espertos, carinhosos e saudáveis do que os cães de raça.

Continua após a publicidade

Genética vira-lata

Black White Pet

De acordo com um estudo do projeto MuttMix, de 2018, é praticamente impossível detectar as raças que dão origem a um vira-lata, a olho nu.

O estudou consistia em apresentar fotos de 31 cães sem raça definida a leigos e especialistas. A partir daí, cada voluntário deveria indicar as possíveis raças presentes nos genes daquele animal. Por outro lado, os pesquisadores também realizavam testes genéticos para encontrar essa resposta.

Continua após a publicidade

Após o teste, apenas cerca de 25% dos participantes foi capaz de indicar raças com certa precisão. Ou seja, se já é complicado definir as raças presentes num cão sem raça definida de poucas gerações, imagine para os vira-lata caramelo, que passaram por anos de reprodução aleatória.

Características físicas

Vira-lata caramelo - Origem da raça que se tornou símbolo nacional

As diferentes raças criadas a partir do cruzamento de diferentes espécies influenciam no tamanho e nas cores de cada animal. Assim, algumas raças possuem características específicas como:

  • Focinho mais achatado
  • Pelagem curta ou longa
  • Rabo mais curto ou longo
  • Cores mais claras ou escuras
  • Cabeça mais arredondada
  • Porte médio
  • Prevalência de cores preta ou caramelo

O vira-lata caramelo não é uma raça

Após a popularização do vira-lata caramelo na internet, muitas pessoas passaram a se perguntar se vira-lata é uma raça pura. No entanto, não, o vira-lata caramelo não é uma raça pura e, sim, uma raça não definida (SRD). Desse modo, a nomenclatura se dá simplesmente pela cor da pelagem do animal e abrange uma série de características distintas de vira-latas.

Continua após a publicidade

Popularidade

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
Black White Pet

Exatamente por conta dos cruzamentos variados, o vira-lata caramelo acabou ganhando uma identidade própria que não remete a outras raças. Assim, as características do animal, inclusive, tornaram-se símbolo de cães vira-lata.

Por causa disso, por muito tempo esses cães ficavam abandonados em feiras de adoção ou abrigos de animais, mas isso mudou. O crescimento do carinho por esses cães sem raça definida cresceu e esses animais estão atraindo mais interesse como pets.

Vira-lata caramelo como símbolo nacional

Vira-lata caramelo - origem da raça que se tornou símbolo nacional
Amor aos Pets

Por fim, em sites de petições online, é possível encontrar listas com dezenas de milhares de assinaturas pedindo a inclusão do vira-lata caramelo como símbolo nacional. Algumas propostas chegam a pedir a participação do cão em cédulas de real.

E apesar de cães sem raça definida serem comuns no mundo inteiro, é natural que exista um certo padrão para esse animal no país. Ainda que esses cães sejam frutos de um longo período de cruzamentos aleatórios, estão sujeitos às espécies locais.

Continua após a publicidade

Um cão vira-lata de um país do extremo oriente ou mesmo do leste europeu, por exemplo, traria outras características. Isso porque existem raças mais comuns e mais raras em cada país, o que influencia diretamente no padrão genético passado de geração para geração, mesmo entre vira-latas.

Outras curiosidades sobre o vira-lata caramelo

Como você viu, o termo vira-lata caramelo abrange um número gigantesco de variações devido a cruzamentos aleatórios. Por isso, não é possível especificar todas as características deste pet. Contudo, o que se pode garantir é que os vira-latas caramelo possuem certas características gerais:

  • Vira-latas ou cães SRD vivem mais que os cachorros de várias raças, alcançando entre 16 e 20 anos de idade;
  • Cachorros SRD têm menor risco de desenvolver doenças comuns em certas raças;
  • O nome científico do vira-lata caramelo é Canis lupus familiaris;
  • Todos os cachorros são mamíferos carnívoros.

Fontes: Hypeness, Patas da Casa, Petz

Imagens: Black White Pet, JE Online, Amo meu Pet, Amor aos Pets

Continua após a publicidade
Bibliografia

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA (CBKC). O que é pedigree?. Disponível em: <https://cbkc.org/faqs>.
FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE. Reglamentos. Disponível em: <http://www.fci.be/es/>.
EXTRA. Adoção de cães vira-lata se torna febre, e animal se populariza nas famílias cariocas. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/rio/adocao-de-caes-vira-lata-se-torna-febre-animal-se-populariza-nas-familias-cariocas-23952652.html>.

Próxima página »

Escolhidas para você