Primeiramente, a vitamina B é um composto hidrossolúvel. Basicamente ele é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias. Elas são B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).
Elas são responsáveis por algumas reações químicas do organismo humano, principalmente fornecer energia para o metabolismo. O auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, estimulação do apetite e manutenção da pele saudável são suas principais funções.
Além disso, sua falta prejudica o corpo. Os maiores exemplos são insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos, lesões na pele, alteração da hematopoiese, distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões.
Apesar de cada uma das vitaminas b trabalharem em conjunto, cada uma delas tem seus próprios benefícios específicos. Nós litamos cada um deles para você.
8 tipos de vitamina b e seus benefícios
1 – B2 (Riboflavina)
Primeiramente, a vitamina B é um antioxidante que combate radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. Além disso, vários estudos sugerem que a B2 pode ajudar a evitar dores de cabeça. A luz solar também faz bem ao corpo, pois contém b2.
Quando se fala de alimentos, você pode obter essa vitamina através de amêndoas, arroz selvagem, leite, iogurte, ovos, couve de Bruxelas, espinafre e soja.
2 – B2 (Riboflavina)
A vitamina B também é um antioxidante. Além disso, a riboflavina também é importante para a produção de glóbulos vermelhos do sangue. Consequentemente ajuda no transporte de oxigênio para todo o corpo. Ela também ajuda a evitar dores de cabeça. Por fim, ela pode ser encontrada em amêndoas, arroz selvagem, leite, iogurte, ovos, couve de Bruxelas, espinafre e soja.
3 – B3 (Niacina)
Acima de tudo, a niacina é usada para aumentar o colesterol bom. Quanto maior o colesterol bom em uma pessoa, menos colesterol ruim no sangue. A deficiência de vitamina B3 é muito rara. Apesar disso, quem tem alcoolismo está propenso a esta deficiência. A niacina também é usada para tratar a acne. Além disso, é encontrada em levedura, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes.
4 – B5 (Ácido pantotênico)
Primeiramente, vitamina B5 são encontradas em quase todos os grupos de alimentos. Pantotênico vem da palavra grega Pantothen que significa “de todos os lugares”. Ela é responsável pela produção de hormônios relacionados ao sexo e ao estresse, incluindo a testosterona. Além disso, ela pode ser encontrada em forma mais concentrada em abacate, iogurte, ovos, carne e legumes.
5 – B6 (Piridoxina)
Primeiramente a B6 ajuda a regular os níveis do aminoácido homocisteína, associado com a doença cardíaca. A piridoxina ajuda nos padrões do humor e do sono, pois produz serotonina, melatonina e norepinefrina. Alguns estudos sugerem que também pode reduzir a inflamação em pessoas com doenças como artrite reumatóide. É encontrado no frango, peru, atum, salmão, lentilhas, sementes de girassol, queijo, arroz e cenouras.
6 – B7 (Biotina)
A vitamina B também é conhecida como “vitamina da beleza”. Ela pode ajudar as pessoas com diabetes no controle dos níveis de glicose no sangue. Esta vitamina B é especialmente importante durante a gravidez, porque isso é vital para o crescimento normal do bebê. Ela pode ser encontrado na cevada, fígado, levedura, carne de porco, frango, peixe, batatas, couve-flor, gema de ovo e nozes.
7 – B9 (Ácido fólico)
A vitamina B9, ácido fólico, que é a forma sintética usada em suplementos e alimentos como cereais e pão fortificado. Estudos sugerem que ele ajuda no controle da depressão e evita a perda de memória. Esta vitamina também é especialmente importante para as mulheres que estão grávidas, uma vez que ela suporta o crescimento do bebê e previne defeitos neurológicos de nascimento. Além disso é encontrada em folhas verdes escuras, aspargos, beterraba, salmão, vegetais de raiz, leite, trigo bulgur e feijão.
8 – B12 (Cobalamina)
A cobalamina trabalha com a vitamina B9 para produzir células vermelhas no sangue e ajudar o ferro a fazer o seu trabalho. Ela só é encontrada em produtos de origem animal. Ela é encontrado em peixes, mariscos, produtos lácteos, ovos, carne bovina e suína.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Vitamina C para o rosto? – O que é, para que serve, como usar na pele
Fonte: Brasil Escola ES
Imagem de destaque: FUMESC
4 comentários em “Vitamina B – quais são os tipos e os seus benefícios”