Curiosidades

Ursinho Pooh: personagens do desenho representam transtornos mentais

Transtorno de ansiedade, déficit de atenção, depressão e outros. Conheça os distúrbios mentais que os personagens de Ursinho Pooh simbolizam.

Se você nasceu no século passado, certamente se lembra do desenho do Ursinho Pooh (ou Puff) e de seus personagens como o Tigrão, Ió (ou Bisonho), Leitão, Corujão, Coelho, Can e o Guru.

Provavelmente suas lembranças sobre toda a turma do Ursinho Pooh são bem melancólicas. Isso acontece por que a animação da Disney sempre pendeu para esse lado em sua narrativa.

Consequentemente, muitos associação os personagens com faces da tristeza ou até outras mesmo doenças psicológicas. Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. De acordo com um estudo do Canadian Medical Association, as personalidades dos bichinhos de pelúcia têm muito em comum com doenças da mente.

Apesar de sentirmos um certo estranhamento quando ouvimos esse argumento pela primeira vez, ao lermos mais, percebemos como faz muito sentido. Quer ver? O Segredos do Mundo te mostra.

Confira como cada personagem de Ursinho Pooh é inspirado em um transtorno

Ursinho Pooh

Inicialmente, Pooh pode representar três doenças mentais. Primeiramente podemos notar que ele é obcecado por doce e algumas vezes ele até coloca os amigos em perigo para conseguir mel. Nem mesmo o ganho de peso, que lhe incomoda as vezes, o impede de consumir mel. Isso está altamente associado a impulsividade e obsessão.

Continua após a publicidade

Já o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (DDA) pode ser notado na dificuldade do ursinho de focar em algo. Ele também é é desatento, exibe pensamentos dispersos e desordenados, observações aleatórias e esquecimento constante. Finalmente, podemos ver que Pooh sofre de baixa auto estima.

Leitão

Primeiramente, está claro que o Leitão representa o transtorno de ansiedade. Note que qualquer movimento diferente daquele que ele espera ou mesmo ação dos seus amigos podem deixa-lo ansioso. Além disso, o Leitão também demonstra sinais de baixa autoestima, demonstrado inclusive no seu tom de voz.

Tigrão

Cada personagem de Ursinho Pooh é inspirado em um transtorno mental

Certamente podemos dizer que o Tigrão representa o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (DDA). Ele é hiperativo e incapaz de controlar sua hiperatividade. Além disso ele é muito impulsivo. Ele está sempre saltando para onde não é chamado e assume que todos ao seu redor estejam igualmente engajados no que quer que ele esteja fazendo.

Continua após a publicidade

Está claro que Ió tem uma visão negativa da vida. Seu comportamento representa uma depressão severa. Ele está sempre triste e deprimido e raramente expressou emoções positivas como alegria ou empolgação. Além disso, quando as coisas estão boas, ele vê o lado negativo da situação.

Corujão

Cada personagem de Ursinho Pooh é inspirado em um transtorno mental

Apesar de ser o mais inteligente, o Corujão claramente representa a dislexia através dos seus erros de gramática e fala. Além disso, ele também tem perda de memória recente, que está claro nos seus diversos esquecimentos. Para completar, ele também é uma bela representação do narcisismo.

Abel

Abel expressa claramente os sinais de Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), representado em seu jeito de precisar tudo organizado e que tudo aconteça da forma e na hora que ele julga certa.

Can

Cada personagem de Ursinho Pooh é inspirado em um transtorno mental

Continua após a publicidade

Certamente Can é extremamente protetora de seu filho, Guru. Ela é obcecada em controlá-lo e não o deixa tomar suas próprias decisões ou cometer os próprios erros. Isso indica que ela representa o transtorno da fobia social.

Guru

Provavelmente Guru é a representação do autismo. Apesar dos conselhos e advertências frequentes de sua mãe a respeito da segurança, o menino frequentemente não se dá conta do que está acontecendo ao seu redor, e entra em perigo. Ele também é carente e prefere sentar-se silenciosamente na bolsa de sua mãe, sem muito interesse em se aventurar.

Cristovão

Cada personagem de Ursinho Pooh é inspirado em um transtorno mental

Christopher Robin, ou Cristóvão, é o único humano no Bosque dos Cem Acres. Isso porque todos os outros personagens são seus bichinhos de pelúcia. O mundo inteiro de Pooh, aliás, é essencialmente uma invenção da sua imaginação. Obviamente, isso pode sugerir que ele tenham um transtorno chamado esquizofrenia.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Desenhos animados que marcaram a infância de todo mundo

Continua após a publicidade

Fonte: Adoro Cinema

Imagens: Disney

Próxima página »

Escolhidas para você