11 sinais de que está faltando de vitamina D em seu organismo

Com que frequência você toma um “solzinho”? Claro que não estamos falando para ninguém torrar sob o sol até ficar com marquinha, mas o sol é muito importante para nosso organismo por causa da vitamina D.

E para quem não sabe, o “astro rei” é a principal fonte dessa vitamina tão importante em nosso organismo.

É óbvio que alguns alimentos também no fornecem vitamina D, como ovos, alguns peixes como salmão, laticínios e assim por diante, mas nenhum deles se compara com a quantidade deste nutriente que o sol pode nos fornecer. Interessante, não?

13

Agora, se você é uma pessoa que não come direito e que corre do sol como um vampiro, acredite, você está em “maus lençóis”. Isso porque a vitamina D é de extrema importância para nossa vida, já que é ela que ajuda na absorção do cálcio por nosso corpo e garante, assim, a saúde e a resistência de nossos ossos e dentes, por exemplo.

Mas a relevância da vitamina D está longe de se restringir a isso. Estudos recentes mostram que esta vitamina também tem capacidade de influenciar nosso sistema imunológico, nos deixando mais fortes ou mais fracos (se não estiver presente em quantidade relevante) contra alergias e outras doenças autoimunes e até mesmo crônicas.

12

Nem mesmo nosso intestino está livre da influência da vitamina D em nosso corpo, sabia? Aliás, é ela que determina nosso quadro de humor e pode estar diretamente ligada também ao ganho de peso. Tenso, não?

Confira 11 sinais de que está faltando de vitamina D em seu corpo:

1. Ossos e músculos frágeis

1

Se você é uma pessoa que se lesiona fácil, esse pode ser um sinal de carência de vitamina D no organismo. Perda de força muscular e ossos fracos são algumas consequências disso, uma vez que sem vitamina D a absorção do cálcio pelo organismo fica comprometida.

2. Angústia e depressão

2

Outros sintomas da falta de vitamina D no corpo, especialmente em mulheres, são quadros depressivos e angústia.  As pessoas que tomam pouco sol e que têm o organismo carente dessa vitamina, segundo estudos, costumam ser mais deprimidas.

3. Dores crônicas

3

A falta de vitamina D, por incrível que pareça, também pode ser a responsável por alguns tipos de dores crônicas, especialmente nas costas e outros incômodos ligados à estrutura óssea e muscular.

4. Dentes frágeis

4

Assim como ossos frágeis sinalizam carência em vitamina D, dentes mais fracos também são um alertar, já que eles precisam de cálcio para ficarem saudáveis. Gengivite, sangramentos, acúmulo de placas e outros problemas bucais também podem ser indícios do problema.

5. Pressão alta

5

Hipertensão ou pressão alta pode acontecer por diversos motivos, inclusive por herança genética, como você já conferiu aqui; mas estudos apontam que a carência em vitamina D também pode elevar o fluxo da pressão sanguínea. Isso acontece porque esta vitamina auxilia também na saúde do coração, estimulando a circulação do sangue.

6. Sonolência

6

Outro sinal de carência dessa vitamina é o cansaço e a sonolência excessivos. Quando uma pessoa não tem vitamina D em quantidade adequada no corpo, o organismo pode ter dificuldades na reposição de energia.

7. Oscilação de humor

7

Outra atuação bastante importante da vitamina D no corpo é na produção de serotonina, um neurotransmissor que mantém nossos ânimos equilibrados. Sem essa vitamina, no entanto, a quantidade de serotonina despenca, podendo causar quadros depressivos, como já mencionamos; e repentinas mudanças de humor.

8. Ganho de peso

mid section view of a man sitting on a bench in a park

Se você está ganhando peso, pode ser que você esteja comendo mundo, pode ser um problema hormonal, mas pode ser também que seu corpo esteja gritando por mais vitamina D. Este efeito acontece porque a vitamina é solúvel em gordura, logo, ter um grande conteúdo de gordura corporal pode acabar funcionando como um reservatório de vitamina D. Com isso, é possível que aumente seu sequestro para dentro do tecido adiposo, determinando uma menor biodisponibilidade da vitamina.

9. Doenças do intestino

9

Essas também podem surgir por uma série de motivos e a falta de vitamina D é um deles. Estudos já apontaram, por exemplo, que pessoas com doença de Crohn, colite, alergia a glúten e intestino irritável costuma ter um nível baixo da vitamina no corpo, seja pela baixa exposição ao sol, seja má absorção do intestino ou pela perda proteica intestinal.

10. Suor excessivo

10

Sudorese também é um dos sinais de baixo nível dessa vitamina no organismo, especialmente com relação à cabeça. Aliás, este é um dos sintomas mais clássicos desse tipo de carência no corpo.

11. Alergias

11

Obviamente, a falta de vitamina D não causa alergias, mas pode intensificar bastante quadros alérgicos. Isso porque a vitamina é capaz de influenciar o sistema imunológico, agindo, especialmente, na prevenção de doenças inflamatórias e doenças auto-imunes.

E, por falar em défict de vitamina no corpo, você precisa ler também: 5 alimentos que estão fazendo seu cabelo cair.

Fontes: Blog da Alergia, Beleza e Saúde, ABCD, Portal Educação, Cura pela Natureza