Curiosidades

Você nunca mais vai usar ponto final em mensagens depois disso

Por Thamyris Fernandes

-

Todo mundo envia mensagens online hoje em dia e, muito raramente, você não está incluso nesse “todo mundo”. Mas, já percebeu o quanto o ponto final nas mensagens do Facebook ou do WhatsApp, por exemplo, pode deixar as pessoas desconfiadas?

Se você já enviou ou recebeu uma mensagem online com o tal do ponto final deve saber bem do que estamos falando. Isso porque, se você enviou, parece que a empolgação da outra pessoa some da hora. Por outro lado, se foi você que recebeu o tal ponto final, especialmente depois de uma mensagem curta, como um “sim.” ou “não.” é seu sorriso que se desfaz na hora.

Quer saber por que isso acontece? De acordo com um estudo (isso mesmo, pesquisaram sobre o assunto) da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, quem envia mensagens de texto online com um ponto final é interpretado pelo interlocutor como uma pessoa fria ou que está faltando com a sinceridade. Pelo menos foi essa a conclusão de um experimento envolvendo jovens.

1

Ponto final

Para chegar a esse resultado, um grupo de 126 universitários foram ouvidos ao receberem mensagens terminadas com um ponto final. A grande maioria dos voluntários se sentiu incomodado com o que leu, julgando que o interlocutor estava chateado com eles com que estava contando alguma mentira.

De acordo com Celia Klin, a líder do estudo sobre o ponto final, isso acontece porque nas mensagens online, muito comuns hoje em dia, as pessoas não podem contar com as expressões corporais, a entonação da voz e outros sinais que indicam ou reforçam a mensagem verbal.

É por isso que as pessoas se apegam tanto aos símbolos disponíveis às mensagens online, como os emoticons, as palavras que são escritas de forma errada propositalmente e, claro, o polêmico ponto final.

2

E você, já tinha percebido esse dilema nas mensagens online? Ou melhor, você também tem essa mania?

E, por falar em mal entendidos por mensagens online, você precisa ler também: 13 sinais de que o corretor automático ainda vai ferrar você.

Fontes: The Washington Post, Folha, Catraca Livre

Próxima página »

Escolhidas para você