Você sobreviveria se caísse na areia movediça?

Talvez o nosso maior pesadelo de quando criança era cair na areia movediça, afinal, quantos personagens de desenhos infantis morreram dessa forma? Mas saindo da ficção e indo para a realidade, será que você conseguiria sobreviver à areia movediça?

Areia movediça

Antes de mais nada, primeiro precisamos saber o que é a areia movediça. O que chamamos de areia movediça nada mais é do que uma mistura de areia e água, o que forma uma especie de lamaçal.

O problema da areia movediça é que uma vez dentro, quanto mais se move mais se afunda. E se você decidir ficar imóvel lá dentro, as chances de perder calor, a condição de hipotermia, são grandes. Então é um verdadeiro paradoxo, movimentando-se você afunda mais, ficando imóvel você perde calor, e pode entrar em hipotermia.

Coisas que você NUNCA deve emprestar, mesmo para o seu melhor amigo

O verdadeiro perigo

O pânico na areia movediça é praticamente uma das poucas maneiras de transformar esta situação um pouco perigosa em mortal! Então não de desespere.

Em segundo lugar, se você estiver usando algo pesado ligado a você como uma mochila, tire-o imediatamente se sentir que o empurra para baixo.

Outra péssima ideia é ficar imóvel, parado, esperando por alguma ajuda. A menos que você tenha certeza de que alguém irá aparecer logo, não faça isso.

A maioria das pessoas morrem em areia movediça por apenas dois motivos: Número um, elas entram em pânico, o que faz com elas afundem mais; Número dois, tem medo de se mover e ficar parado esperando por ajuda que nunca vem.

Então como escapar?

Se você não pode se agarrar em alguma coisa que esteja em terra firme, tudo o que você deve fazer é jogar o se corpo para trás, fazendo com que seu tronco fique paralelo a superfície, imagine que você esteja boiando de costas em uma piscina. Isso pode parecer assustador, mas você flutuará muito melhor do que se você estivesse na água, isso porque a areia é muito mais densa.

Enquanto você joga seu tronco para trás, delicadamente, tente subir suas pernas. Evite movimentos bruscos, faça como se estivesse em câmera lenta, você tem todo o tempo do mundo.

Uma vez que você esteja de costas, e olhando para o céu, use suas mãos para “remar” até a terra firme. Com suavidade e, novamente, como se estivesse em câmera lenta, use movimentos curtos e não mergulhe seu braço para andar sobre a superfície.

Fotos surreais mostram armas da 2º Guerra Mundial brotando em árvores na Rússia

Dependendo da distância que você estiver da terra firme, esse processo pode durar horas. Sinta-se livre para tirar alguns minutos para descansar e apreciar o céu, enquanto pensa na história incrível que você irá contar para os amigos e familiares.

Não seja a girava na areia movediça:

 

 

Fonte: Todayifoundout
Imagens: Reprodução