Curiosidades

Warner Bros – História de um dos maiores estúdios do mundo

Fundado por irmãos poloneses na década de 1920, o estúdio Warner Bros passou por altos e baixos, mas se consolidou no mercado.

Por P.H Mota

A Warner Bros Entertainment é uma empresa do Grupo Time Warner, fundada em 4 de abril de 1923. Desde então, a empresa produziu filmes e séries que marcaram a história do entretenimento.

Ao longo de quase cem anos de existência, a Warner Bros já produziu mais de 7.500 filmes e 4.500 séries para TV. Sobretudo, entre algumas das franquias mais populares do estúdio estão adaptações de Harry Potter e super-heróis como Super Homem e Batman.

Além disso, a Warner é responsável por personagens clássicos como Looney Tunes e o seriado Friends.

História

Warner Bros - a história de um dos maiores estúdios do mundo
Movie Locations Plus

Primeiramente, nascidos na Polônia, os irmãos Warner (Harry, Albert, Sam e Jack) começaram no cinema com 1904. Os quatro fundaram a precursora da Warner Bros, Duquesne Amusement & Supply Company, a princípio, com foco da distribuição de filmes.

Continua após a publicidade

Com o tempo, as atividades da empresa evoluíram para a produção e os primeiros sucessos logo vieram. Em 1924, os filmes de Rin-Tin-Tin se tornaram tão populares que deram origem a uma franquia de 26 longas.

No ano seguinte, a Warner criou a Vitagraph. A empresa subsidiária tinha o objetivo de produzir sistemas sonoros para seus filmes. Dessa maneira, em 6 de outubro de 1927, estreava o primeiro filme falado. O Cantor de Jazz (The Jazz Singer) revolucionou o cinema e provocou mudanças em toda a indústria. Isso porque, agora, os sets precisavam se preocupar com ruídos e as salas de cinema com equipamentos de som.

Continua após a publicidade

Ascensão

Warner Bros - a história de um dos maiores estúdios do mundo
Movie Title Stills Collection

A partir da revolução do som, a Warner Bros passou a marcar várias outras mudanças na história. Rapidamente, a empresa passou a figurar entre os maiores estúdios de Hollywood.

Em 1929, lançou o primeiro filme com cor e som, On with the Show. Já no ano seguinte, passou a investir nos desenhos dos Looney Tunes. Sendo assim, a próxima década marcou o início da fama de personagens como Pernalonga, Patolino, Gaguinho e outros.

Continua após a publicidade

Grande parte da produção cinematográfica da época girava em torno do clima de depressão econômica dos EUA. Dessa maneira, a Warner Bross passou a explorar temas como o fortalecimento de gangsters da época.Atores como Edward G. Robinson, Humphrey Bogard e James Cagney marcaram época com filmes do gênero.

Ao mesmo tempo, a crise fazia com que o estúdio focasse em reduzir custos. Isso fez com que os filmes fossem mais simples e uniformes, o que acabou colaborando para o fortalecimento da Warner como grande estúdio da geração.

Transformações

Warner Bros - a história de um dos maiores estúdios do mundo
WSJ

A década de 50 foi marcada por desafios para a Warner. Isso porque a popularização da TV fez com que os estúdios encontrassem dificuldades na indústria cinematográfica. Assim, a Warner Bros vendeu todo o seu catálogo de filmes produzidos até então.

Já na década seguinte, a própria Warner foi vendida para a Seven Arts Production Dois anos depois, foi vendida novamente, para a Kinney National Service. Sob o comando do novo presidente, Steven J. Ross, o estúdio passou a atuar em outras atividades.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a década de 70 viu a Warner investir em produções para a TV, obras literárias, parques de diversão e merchandising, dentre outros. Foi uma questão de tempo para que o estúdio voltasse a ser um dos maiores dos EUA.

Em 1986, a Warner foi vendida mais uma vez, para a Time Inc, e em 2000, se fundiu com a empresa de internet AOL. A partir daí, estava criada a maior empresa de comunicações do mundo, a AOL Time Warner.

Estúdio Warner Bros

Warner Bros - a história de um dos maiores estúdios do mundo
flynet

Os estúdios Warner Bros estão em Burbank, na Califórnia, numa área principal de 44,50 hectares e uma área rural de 12,95 hectares. Na área, existem 29 estúdios e 12 sub-estúdios, incluindo um para trilha sonora, três para sonorização ADR e um para efeitos sonoros. Além disso, há mais de 175 salas de edição, oito salas de projeção e um tanque para cenas aquáticas com capacidade de mais de 7,5 milhões de litros.

O local é tão complexo que funciona praticamente como uma cidade. Existem serviços próprios do estúdio, como empresas de telecomunicações e energia, correio, bombeiros e polícia.

Continua após a publicidade

Apesar de ter nascido como estúdio para cinema, atualmente tem 90% de suas filmagens dedicadas para a televisão.

Além disso, a Warner Bros também oferece pacotes de visitação para os estúdios, com duas opções: tour de 1 hora e de 5 horas.

Televisão

Warner Bros - a história de um dos maiores estúdios do mundo
Aficionados

Por fim, a The WB Television Network, ou WB TV, foi fundada em 11 de janeiro de 1995. O canal de televisão nasceu com foco em adolescentes e logo expandiu o conteúdo para atrair crianças. Nessa época, incluiu animações como Tiny Toon Adventures e Animaniacs. Um ano depois, ele chegou na TV fechada do Brasil, com o nome Warner Channel.

Após três anos de funcionamento, o WB TV alcançou a liderança no segmento. Entre suas principais produções estão séries como Buffy – A Caça Vampiros, Smallville, Dawson’s Creek e Charmed.

Continua após a publicidade

Onze anos após sua criação, o WB TV se fundiu com o UPN, canal da CBS Corporation. Assim, nasceu o The CW Television Network. Atualmente, o canal é um dos principais produtores de seriados da TV dos EUA.

Fontes: Canal Tech, Mundo das Marcas, Tudo sobre seu Filme

Imagens: Roteiro na MãoAficionadosflynetWSJMovie Title Stills Collection, Movie Locations Plus

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você