Pedro Gatimozin, como ele costumava assinar as correspondências maçônicas, realizou sua iniciação em agosto de 1822 na loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro. Aliás, o imperador chegou a ocupar também o posto de grão-mestre.
Naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Sua iniciação maçônica ocorreu em 20 de maio de 1822.
Pelas suas obras e grande tenacidade foi imortalizado na história do Brasil. Escultor, arquiteto, entalhador. Assim, é considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial.
O Rei do Baião entrou para a ordem em abril de 1971 pela Loja Paranapuan, da Ilha do Governador. Aliás, sua música ‘Acácia Amarela’, de 1982, traz claras referências à maçonaria
Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de “Marechal de Ferro”.
Músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor dos choros ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’. Além disso, ele também popularizou os instrumentos africanos como a cuíca e o tamborim.
General da reserva do Exército Brasileiro e o atual vice-presidente do Brasil, desde 2019. Maçom a mais de 20 anos, Mourão agora ocupa o 32º grau do Rito Escocês.
Cantor, compositor e músico brasileiro. Referência do forró pé de serra no Brasil. Sua iniciação foi na loja vinculada a Grande Oriente do Brasil. Posteriormente, filiou-se à Loja Maçônica “Berço da Luz” em Recife.
O ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), foi membro da maçonaria por 14 anos, entre 2001 e 2015. Assim, sua iniciação ocorreu na Loja Simbólica Colunas Paulistas, em São Paulo, e chegou a ocupar o posto de mestre, em 2004.
Embora, nunca tenha se declarado oficialmente, ele já se apresentou várias vezes em eventos especiais de lojas maçônicas do Brasil. Assim como Luiz Gonzaga, o pai de Fiuk também possui uma música que faz referência à maçonaria, sendo ela ‘Inspira Pirâmide, Inspira-me, Espalha Energia’.