Pedro Gatimozin, como ele costumava assinar as correspondências maçônicas, realizou sua iniciação em agosto de 1822 na loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro. Aliás, o imperador chegou a ocupar também o posto de grão-mestre.

1. Dom Pedro I

Naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Sua iniciação maçônica ocorreu em 20 de maio de 1822.

2. José Bonifácio

Pelas suas obras e grande tenacidade foi imortalizado na história do Brasil. Escultor, arquiteto, entalhador. Assim, é considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial.

3. Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

O Rei do Baião entrou para a ordem em abril de 1971 pela Loja Paranapuan, da Ilha do Governador. Aliás, sua música ‘Acácia Amarela’, de 1982, traz claras referências à maçonaria

4. Luiz Gonzaga

Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de “Marechal de Ferro”.

5. Floriano Peixoto

Músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor dos choros ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’. Além disso, ele também popularizou os instrumentos africanos como a cuíca e o tamborim.

6. Pixinguinha

General da reserva do Exército Brasileiro e o atual vice-presidente do Brasil, desde 2019. Maçom a mais de 20 anos, Mourão agora ocupa o 32º grau do Rito Escocês.

7. Hamilton Mourão

Cantor, compositor e músico brasileiro. Referência do forró pé de serra no Brasil. Sua iniciação foi na loja vinculada a Grande Oriente do Brasil. Posteriormente, filiou-se à Loja Maçônica “Berço da Luz” em Recife.

8. Santanna, O Cantador

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), foi membro da maçonaria por 14 anos, entre 2001 e 2015. Assim, sua iniciação ocorreu na Loja Simbólica Colunas Paulistas, em São Paulo, e chegou a ocupar o posto de mestre, em 2004.

9. Michel Temer

Embora, nunca tenha se declarado oficialmente, ele já se apresentou várias vezes em eventos especiais de lojas maçônicas do Brasil. Assim como Luiz Gonzaga, o pai de Fiuk também possui uma música que faz referência à maçonaria, sendo ela ‘Inspira Pirâmide, Inspira-me, Espalha Energia’.

10. Fábio Júnior