O ruído marrom é um tipo de tom sônico que engloba sons de baixa frequência e graves que difere do chamado ruído branco que inclui sons de todo o espectro. Desse modo, se o ruído branco abrange sons em todas as frequências, o ruído marrom enfatiza notas mais profundas. Assim, consegue eliminar as altas frequências, oferecendo uma experiência mais imersiva e calma do que o ruído branco.
Chuvas fortes, trovões e rios podem estar associados a esse tipo de som. Aliás, o nome “Brown Noise”, em inglês, não é dado apenas a partir de uma cor, mas veio de Robert Brown, um cientista escocês que criou a equação para gerá-la.
Há pessoas que, depois de ouvir ruídos marrons, afirmam que sua mente está calma pela primeira vez em muito tempo e que esses sons atuam como efeitos calmantes. De qualquer forma, o ruído marrom parece estar ajudando muito as pessoas com TDAH, que o usam para ajudar suas mentes a se desconectarem um pouco para que possam se concentrar muito mais.
O som é diferenciado em termos de marrom, branco e rosa. Dessa forma, o ruído branco tende a ter diferentes variações, ou seja, pode ser de baixa frequência, faixa média ou até alta frequência.
Para entender melhor, pense no exemplo de uma cachoeira caindo em diferentes velocidades e atingindo diferentes objetos. Enquanto isso, o som rosa é mais alto na frequência baixa e mais suave na extremidade alta. Isso pode ser melhor entendido imaginando o som da chuva leve a média. Por fim, o ruído marrom é mais profundo e mais alto na extremidade inferior. Um exemplo disso seria uma pancada de chuva áspera e suave seguida de uma forte tempestade.