O Lulu da Pomerânia recebe o nome da região da Pomerânia da Europa Central, e abrange partes do noroeste da Polônia e nordeste da Alemanha.
A rainha Vitória era fã da raça e criou os cães, levando a uma explosão de popularidade na Grã-Bretanha. Assim, ela gostava particularmente de cães menores e, no final de seu reinado, o tamanho médio de um Lulu da Pomerânia havia diminuído cerca de 50%.
O Lulu da Pomerânia é descendente da raça de cachorro Spitz alemão muito maior. Por este motivo, em muitos países ele é conhecido como Zwergspitz, ou Spitz Anão.
Em 1767, a rainha Charlotte, rainha-consorte do rei George III, trouxe dois dos primeiros pomeranos para a Grã-Bretanha. Eles foram nomeados Phoebe e Mercury e apresentados em pinturas de Sir Thomas Gainsborough.
Dois pomeranos estavam entre os três únicos cães que sobreviveram ao naufrágio do Titanic em 1912. Lady escapou com sua dona Margaret Hays no bote salva-vidas número sete, enquanto outro pomerano sem nome de Elizabeth Barrett Rothschild encontrou um espaço no bote número seis.
As celebridades que possuem ou possuíram cães da raça Lulu da Pomerânia incluem Paris Hilton, Sharon Osbourne, Sylvester Stallone, LeAnn Rimes e Nicole Richie.