História

História do Titanic: origem, naufrágio, sobreviventes e fatos sobre o navio

O Titanic é o navio mais famoso do mundo, construído com tecnologias que o levaram a ser considerado "inafundável", até colidir com um iceberg.

Você certamente conhece a história do Titanic pelo cinema ou televisão, pois se trata de um dos acidentes mais marcantes de todos os tempos. O RMS Titanic, batizado em homenagem aos titãs, os monstros gigantes da mitologia grega, construído pela White Star Line, era o maior e o transatlântico mais luxuoso de sua época.

Aliás, muitos o chamaram de inafundável. Todavia, ele atingiu um iceberg no início de sua viagem inaugural e afundou, sendo até hoje um dos piores desastres marítimos do mundo.

Em suma, a falta de espaço adequado para o barco salva-vidas, os procedimentos de evacuação inadequados e uma resposta lenta aos sinais de socorro resultaram em novas regras de segurança obrigatórias para viagens marítimas.

História do Titanic: construção do navio

Fonte: Unsplash

O RMS Titanic foi construído pela linha White Star, que era concorrente de outra empresa de construção naval, a Cunard. Em 1907, a Cunard causou grande agitação ao construir o Lusitania e o Mauretania, que estabeleceram recordes de velocidade na travessia do Atlântico.

Continua após a publicidade

Para competir, a White Star Line decidiu construir várias embarcações de grande porte conhecidas por seu conforto em vez de sua velocidade: o Olympic, o Titanic e o Britannic.

O Titanic foi construído no estaleiro Harland & Wolff no leste de Belfast e a cidade estava imensamente orgulhosa por ter sido escolhida para construir uma embarcação tão marcante e orgulhosa também do esforço e da mão de obra dos 15.000 homens que ajudaram a construí-la.

Continua após a publicidade

O navio foi construído usando a melhor tecnologia da época, incluindo dois motores a vapor gigantes e uma turbina que fornecia 46.000 cavalos de potência. Demorou mais de dois anos e 15.000 trabalhadores para construir o Titanic.

O transatlântico tinha instalações para atender até 2.453 passageiros e 900 tripulantes. A área de primeira classe era decorada mais como um hotel chique do que como um navio. Havia uma piscina, ginásio, barbearia, biblioteca, vários cafés e uma quadra de squash.

Continua após a publicidade

O Naufrágio do Titanic

História do Titanic: origem, naufrágio, sobreviventes e fatos sobre o navio
Fonte: Unsplash

O Titanic deixou Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912 com grande alarde. O navio parou em Cherbourg, França, e Queenstown (atualmente Cobb), Irlanda, e então partiu para Nova York com 2.200 passageiros e tripulantes. Às 23h40 de domingo, 14 de abril, o navio atingiu um iceberg gigantesco.

O navio enviou um pedido de socorro às 12h15. O navio mais próximo era o Cunard Liner RMS Carpathia, a 93 km de distância. Em velocidade máxima, o Carpathia levou quase quatro horas para chegar ao local e descobrir que o inafundável Titanic havia afundado em apenas duas horas e 40 minutos.

Contudo, o Carpathia conseguiu resgatar mais de 700 pessoas. Mais de 1.500 pessoas morreram na tragédia, incluindo o capitão, Edward Smith, e o magnata das ferrovias canadenses Charles Melville Hays.

A colisão fatal com o iceberg

Fonte: Unsplash

Apesar de ter sido avisado sobre o potencial dos icebergs nas águas do norte, o Titanic continuou cruzando o Atlântico a toda velocidade. No entanto, um iceberg gigante foi visto por um vigia no caminho do Titanic na noite de 14 de abril. O capitão tentou contornar o iceberg, mas era tarde demais. O iceberg atingiu a lateral do navio e o transatlântico começou a afundar.

Continua após a publicidade

O Titanic, em sua projeção inicial, deveria resistir a quase tudo. No entanto, os designers não consideraram o que aconteceria se um iceberg atingisse a sua lateral. Desse modo, à medida que o navio raspava na lateral do iceberg, ele abriu vários buracos no casco do navio. Cinco dos 16 compartimentos dos navios começaram a se encher de água. Isso era demais e logo ficou claro que o navio iria afundar.

Com efeito, a tripulação do navio começou a colocar pessoas a bordo dos botes salva-vidas. Eles rapidamente descobriram que não havia botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros. O navio deveria transportar 32 botes salva-vidas, mas havia apenas 20 a bordo.

Além disso, em seu pânico, muitos dos botes salva-vidas deixaram o Titanic apenas pela metade. Mulheres e crianças subiram nos botes salva-vidas primeiro, deixando muitos pais e maridos para trás no navio que logo seria engolido pelo oceano.

Sobreviventes da tragédia com o navio

O Titanic afundou às 2h20 de 15 de abril de 1912. Demorou um pouco para que os navios mais próximos viessem em seu socorro. As águas estavam muito frias e algumas pessoas que não se afogaram acabaram morrendo de exposição. Enquanto aproximadamente 700 pessoas sobreviveram, mais de 1.500 morreram.

Continua após a publicidade

Redescoberta e a herança do Titanic

História do Titanic: origem, naufrágio, sobreviventes e fatos sobre o navio
Fonte: Unsplash

A história do Titanic provavelmente nunca cairá no esquecimento, pois os artefatos recuperados do Titanic são diversos e, em sua maioria, pequenos, incluindo pratos, cadeiras de praia, pedaços de madeira e itens pessoais como sapatos.

Eles foram recuperados logo após o naufrágio enquanto flutuavam no oceano, ou encontrados por expedições conduzidas gerações depois. Muitos, aliás, estão expostos no Museu Marítimo do Atlântico, em Halifax.

Por outro lado, vários livros, musicais, documentários, exposições, músicas e filmes foram feitos sobre o trágico evento, incluindo Titanic de James Cameron, que foi um sucesso de bilheteria em 1997.

O filme Titanic, com atuação principal de Leonardo DiCaprio, se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos até ser batido em 2009 por Avatar.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber mais sobre a história do Titanic? Pois, veja também: O final alternativo de Titanic que pouca gente viu

Fontes: Wikipédia, Aventuras na História, Folha, National Geographic 

Fotos: Unsplash

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você