O cheiro pode afetar seu humor e suas percepções. A ideia de fragrâncias agradáveis pode ser suficiente para nos deixar um pouco mais alegres, mas o cheiro real pode ter efeitos dramáticos na melhoria do nosso humor e sensação de bem-estar.
Certos cheiros realmente podem trazer de volta memórias fortes. A torta de maçã por exemplo, pode lembrá-lo da casa da sua avó, ou o cloro pode fazer com que você se lembre de sua primeira aula de natação.
O tabaco, bem como medicamentos como antibióticos e pílulas para pressão arterial, podem afetar o funcionamento do seu olfato. Problemas de sinusite, resfriado ou gripe, ou uma lesão na cabeça também podem ter um impacto. Assim como doenças como Parkinson ou Alzheimer.
Você pode aguçar seu olfato. Aqui vai uma dica: em primeiro lugar coloque ervas ou temperos em recipientes e misture-os. Em seguida, inspire suavemente com os olhos fechados. Pratique até ficar bom em identificar os aromas.
Estudos mostraram que o líquido amniótico das mulheres grávidas está cheio dos cheiros dos alimentos que as mães comem. E os bebês no útero inspiram e expiram mais rapidamente enquanto a mãe está comendo.
O cheiro e o sabor estão ligados. É por isso que quando você está resfriado, a comida parece realmente diferente. Como a comida tem gosto para você é realmente a combinação de como ela tem gosto e cheiro.
Acordamos e sentimos o cheiro do café. O café não nos acorda. Nos estágios iniciais do sono, alguns cheiros podem estar em nosso radar, mas uma vez que estamos adormecidos, os cheiros não nos despertam.