Em primeiro lugar, os animais da Disney são personagens de desenhos animados inspirados em exemplares reais na natureza. Apesar disso, há um processo natural de modificação da tonalidades, e também do tamanho de certos membros. No geral, os animais da Disney tem características antropomórficas. Ou seja, são um misto de animais com características humanas.
A ave conselheira em Rei Leão, tem inspiração no pássaro Calau, sobretudo porque o bico deu aspecto de uma grande personalidade aos criadores do personagem. Desse modo, preservou alguns traços da ave tradicional da África do Sul.
O carismático amigo de Simba em Rei Leão surgiu a partir do verdadeiro javali-africano. Nesse sentido, refere-se ao mamífero de cabeça grande, corpo em forma de barril e verrugas na cara. Apesar disso, não são vistos na cor vermelha, mas sim em um cinza escuro.
Consiste no peixe-palhaço ou anêmona, ambos comuns no filme. Sobretudo, tendem a ter aparência amarela, laranja, avermelhado ou enegrecido com manchas brancas. Curiosamente, esse é um dos animais da Disney mais famosos, e estima-se que a procura pela espécie para aquários aumentou muito depois do sucesso do filme.
Se trata do cirurgião-patela, um peixe de tamanho médio que vive geralmente em recifes. Encontra-se principalmente na região do Leste da África, Havaí e Japão.
Apesar da aparência fofa, a maioria dos cervos na natureza tem um aspecto ameaçador, com rostos encolhidos. Desse modo, o próprio nome é um a designação genérica para uma família de animais que incluem a corça, o alce e o caribu. Porém, encontram-se em todos os continentes, exceto a Austrália e a Antártida.
Por um lado, a Dama refere-se a uma cadela da raça cocker spaniel americano, oriunda dos Estados Unidos. Em contrapartida, Vagabundo é um cão vira-lata, em uma mistura de schnauzer com ascendência terrier.
Basicamente, ambos são ursos-pardos, uma espécie de mamífero carnívoro da família dos ursídeos. É a espécie com mais ampla distribuição geográfica dentre todos os membros dessa família, vivem principalmente em florestas densas.
Popular como mascote do Mickey, tem inspiração em um cão da raça bloodhund ou cão-de-santo-humberto. É uma raça oriunda da Inglaterra e da Bélgica, sendo cães farejadores que chegam a 69 centímetros e 50 quilogramas.