Você já ouviu falar sobre Cratos, ou Kratos, personagem da série de jogos eletrônicos God of War? Na mitologia grega alguns o listam como um obscuro deus da guerra, outros como o deus da força e do poder. Aqui estão mais informações sobre quem é Cratos.
Na mitologia grega, Cratos é a personificação divina da força. Cratos era um deus menor com um trabalho muito específico. Além disso, ele era a personificação da força. Nos mitos antigos, representava especificamente o poder e a soberania de Zeus, o rei dos deuses.
Como personificação, Cratos não era uma figura importante. Ele apareceu na mitologia grega apenas algumas vezes, e sempre na execução de seus deveres.
Cratos é mais famoso por seu papel no mito de Prometeu. Nesta história, Prometeu roubou o fogo dos deuses. Como punição por isso, Zeus mandou Cratos e sua irmã Bia amarrar Prometeu a uma rocha, onde ele seria preso e torturado para sempre.
Em outras lendas míticas, Cratos geralmente só aparecia quando era chamado, junto com a irmã, em tempos de batalha. Diké, a personificação da justiça, também o invocava de tempos em tempos.
O Cratos grego desfruta de algum reconhecimento, já que o seu nome é o do protagonista do famoso jogo de PlayStation da Sony, God of War, e todas as suas sequências. A série de videogames, no entanto, se refere mais ao verdadeiro deus da guerra, Ares, do que ao Cratos.
Além da semelhança dos nomes, os dois Kratos não se parecem muito um com o outro, exceto por uma conexão com o titã Prometeu. O mítico Cratos é responsável por ajudar a prender Prometeu, enquanto, em God of War II, o Kratos dos jogos é quem liberta o herói. A versão para videogame de Kratos é filho de Zeus e representa poder e força, enquanto o Cratos é um servo do deus do Olimpo.