História

O Mito de Prometeu – Quem é esse herói da mitologia grega?

O mito de Prometeu conta que ele era filho de um Titã e rival de Zeus, e protagonizou diversas aventuras como o famoso roubo do fogo.

A mitologia grega nos brindou com uma herança inestimável de contos sobre deuses poderosos, heróis corajosos, aventuras épicas de uma realidade fantasiosa, como o mito de Prometeu. Ao longo dos anos, milhares de livros foram escritos acerca da mitologia grega.

Contudo, pesquisadores apontam que nem mesmo essa quantidade de volumes é capaz de registrar a totalidade dessas histórias. Por conseguinte, um desses contos mitológicos trata da figura de Prometeu, um rebelde que roubou o fogo e irritou o deus Zeus.

Como resultado, ele foi castigado com tortura sem fim e acorrentado ao topo de uma montanha.

Quem é Prometeu?

mitologia grega
Fonte: Pinterest

A mitologia grega fala de duas raças de seres que vieram antes dos humanos: os deuses e os titãs. Prometeu era descendente do Titã Jápeto e da ninfa Ásia e irmão de Atlas. O nome Prometeu significa ‘premeditação’.

Além disso, Prometeu é uma figura muito famosa na mitologia grega por ter realizado uma grande proeza: roubar o fogo dos deuses para dar à humanidade. Ele é retratado como um indivíduo esperto e benevolente, e até mesmo mais sábio que os deuses e os titãs.

O que diz o mito de Prometeu sobre a criação da humanidade?

prometeu herói grego
Fonte: Pinterest

Na mitologia grega, os humanos foram criados em cinco etapas diferentes. Os Titãs criaram a primeira raça de humanos e Zeus e os outros deuses criaram as quatro gerações seguintes.

Continua após a publicidade

Esta é a versão mais comum da mitologia grega, sobre a criação da humanidade. Entretanto, há outro relato que inclui Prometeu como uma figura central. Ou seja, na história, Prometeu e seu irmão Epimeteu, cujo nome significa ‘pós-pensador’, foram incumbidos pelos deuses a criar à humanidade.

Como Epimeteu era muito impulsivo, ele criou os animais primeiro, dando-lhes dons como força e astúcia. Porém, foi Prometeu quem ficou responsável por criar os humanos, utilizando os mesmos dons usados por seu irmão, na criação dos animais.

Dessa forma, Prometeu criou o primeiro homem, chamado Phaenon, de argila e água. Ele teria criado Phaenon à imagem e semelhança dos deuses.

Por que Zeus e Prometeu brigaram?

prometeu e abutre enviado por zeus
Fonte: Pinterest

O mito de Prometeu diz que Zeus e o herói tinham opiniões diferentes quando se tratava da raça humana. Para esclarecer, o pai de Zeus, o titã Kronos, tratava a raça humana como igual, atitude que seu filho não concordava.

Após a derrota dos Titãs, Prometeu seguiu o exemplo de Kronos, sempre apoiando os humanos. Inclusive, em uma ocasião, Prometeu foi convidado a participar de um ritual que os humanos realizavam em adoração aos deuses, isto é, um ritual onde sacrificavam um animal.

Ele escolheu um boi para o sacrifício e o dividiu em duas partes. Assim, Zeus escolheria qual seria a parte dos deuses e qual seria a parte da humanidade. Prometeu disfarçou as oferendas, ocultando as melhores partes da carne sob os órgãos do animal.

Continua após a publicidade

Zeus escolheu o sacrifício que incluía apenas ossos e gordura. O engano foi obra de Prometeu para beneficiar os humanos com as melhores partes do boi. Então, Zeus ficou bastante zangado com o engano, mas teve que aceitar a sua má escolha.

Como aconteceu o roubo do fogo no mito de Prometeu?

prometeu rouba o fogo
Fonte: Pinterest

Não foi só a ‘brincadeira’ com o sacrifício do boi que irritou Zeus. Na mesma linha, o conflito entre Zeus e Prometeu começou quando o filho de Jápeto, ficou ao lado dos humanos, indo contra o pensamento de Zeus.

Em retaliação ao tratamento dado à raça humana por Prometeu, Zeus negou à humanidade o conhecimento sobre a existência do fogo. Então, Prometeu, num ato heroico, roubou o fogo dos deuses para dar à humanidade.

Prometeu entrou no território de Hefesto, o deus do fogo, e roubou o fogo de sua forja, escondendo a chama em um caule de erva-doce. Em seguida, Prometeu desceu do reino dos deuses e entregou o presente do fogo à humanidade.

Zeus ficou furioso, não apenas por Prometeu ter roubado o fogo dos deuses, mas por ter destruído, para sempre, a subserviência dos humanos. Por fim, a vingança de Zeus foi cruel.

Ele capturou Prometeu e fez com que Hefesto o acorrentasse a um penhasco com correntes de ferro inquebráveis. Zeus então chamou um abutre para bicar, arranhar e comer o fígado de Prometeu, diariamente, por toda a eternidade.

Continua após a publicidade

Todas as noites, o corpo imortal de Prometeu se curava e ficava pronto para receber novamente os ataques do abutre, na manhã seguinte. Durante toda a sua tortura, o herói nunca se arrependeu de se rebelar contra Zeus.

Representação de Prometeu

Fonte: Pinterest

Por que nas imagens em que ele aparece, geralmente ele está a erguer uma tocha para o céu? O nome de Prometeu significa “premeditação”, e ele é comumente associado a inteligência, auto sacrifício e empatia inesgotável.

Como você leu acima, Prometeu foi contra a vontade de Zeus, rei dos deuses gregos, ao fornecer fogo à humanidade, um ato que permitiu que a humanidade se desenvolvesse rapidamente.

Sua punição por esse feito é retratada em diversas estátuas: Prometeu foi amarrado a uma montanha onde um abutre comeria seu fígado em regeneração pelo resto da eternidade. Uma punição extenuante, de fato.

Desse modo, a tocha que Prometeu empunha representa sua resistência inquebrantável diante da opressão e sua determinação em levar conhecimento à humanidade. A história de Prometeu ilustra perfeitamente como a empatia de um pode influenciar a vida de muitos, inspirando-os a ver além.

Qual a lição do mito de Prometeu?

Fonte: Pinterest

Por fim, Prometeu permaneceu acorrentado e torturado por milhares de anos. Os outros deuses intercediam a Zeus por misericórdia, mas ele sempre recusava. Finalmente, um certo dia, Zeus ofereceu liberdade ao herói se ele revelasse um segredo que só ele conhecia.

Continua após a publicidade

Prometeu, então disse a Zeus que a ninfa do mar, Tétis, teria um filho que se tornaria maior do que o próprio Deus do Mar, Poseidon. De posse da informação, eles arranjaram para que ela se casasse com um mortal, e dessa forma, para que o seu filho não representasse nenhuma ameaça ao poder deles.

Como recompensa, Zeus enviou Hércules para matar o abutre que atormentava Prometeu e quebrar as correntes que o prendiam. Depois de anos de sofrimento, Prometeu estava livre. Em agradecimento a Hércules, Prometeu o aconselhou a obter as Maçãs de ouro das Hespérides, um dos 12 trabalhos que o famoso herói teve que realizar.

O Mito do herói dos titãs Prometeu deixa como lição o amor, a coragem, bem como, a compaixão pela humanidade. Além, da aceitação das consequências pelos seus atos e o desejo de sempre buscar e compartilhar o conhecimento.

Então, curtiu esse artigo sobre os protagonistas do Olimpo? Que tal conferir também: Titãs – Quem eram, nomes e suas histórias na mitologia grega

Fontes: Infoescola, Toda Matéria, Brasil Escola

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você