No Brasil existem cerca de oito espécies de águias, sendo elas distribuídas em cinco subgrupos: buteoninas, pescadoras, açores, harpias e uiraçu.

Arrow

As águias buteoninas são das subfamílias buteonine e sub-buteonine, aves planadoras, além de habitar regiões montanhosas e campestres. Elas caçam em áreas aberta, assim como se atiram contra a sua presa. Elas são reapresentadas no Brasil pela águia-cinzenta e pela águia-serrana.

Arrow

Águias Buteoninas

São dá família Pandionidae, e se diferem das outras aves de rapina por conta de diversos aspectos genéticos e morfológicos. Elas se adaptam para a pesca, bem como seus dedos são espinhosos e reversíveis. Sendo então os peixes seu único alimento.

Arrow

Águias Pescadoras

As águias açores são aves fortes e ágeis de médio porte. Possuem asas largas e causa comprida, com penachos e tarsos emplumados. Além de que sua silhueta possui adaptação para voos rápidos. No Brasil, elas são representadas pelos gaviões de penacho, gavião pato e gavião pega macaco.

Arrow

Águias Açores

No Brasil temos as espécies Harpia e Morphnus, sendo a Gavião Real a mais conhecida e considerada a maior e mais poderosa águia do mundo. Elas são da subfamília de Harpia, a Harpiinae, possuem um grande porte, assim habitando áreas de florestas, sendo encontradas principalmente na Amazônia.

Arrow

Águias Harpias

A águia uiraçu, também tem o nome de gavião-real-falso, pois se parece muito com a águia de harpia, porém em menor porte. E mesmo sendo mais leves e esbeltas ainda são muito imponentes, podendo atingir quase 90 centímetros, 2 kg e envergadura das asas de até 1,60 metros.

Arrow

Águia Uiraçu