Mundo Animal

Maior águia do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades

A maior águia do mundo é a harpia ou gavião-real, sendo natural na América Central com 12 quilos e 2,5 metros de envergadura no total.

A maior águia do mundo é a harpia ou gavião-real. No geral, é a espécie mais pesada e também com maior comprimento, tendo 2.5 metros de envergadura e pesando até 12 quilos. Nesse sentido, também recebe o nome de de gavião-de-penacho, uiraçu, uruçu ou cutucurim.

Curiosamente, seu nome é uma referência à criatura da mitologia grega. Sobretudo, surge em decorrência do tamanho do animal, o que fez com que os primeiros exploradores europeus da América Central nomeassem a espécie de Harpia. Por outro lado, seus outros nomes surgem em decorrência de sua estrutura física e elementos que o diferenciam.

A princípio, as espécies da maior águia do mundo apresentam uma crista de penas largas, além de um disco facial de penas menores para focar ondas sonoras. Portanto, apresentam os sentidos desenvolvidos naturalmente, em especial a audição e visão. Apesar disso, apresentam olhos pequenos, um longo topete e uma cauda com três faixas cinzentas.

Mais ainda, apresentam asas largas e redondas, com enormes garras nas patas que levantam até bezerros do chão. Dessa forma,  são caçadores ágeis, pois suas garras são maiores que as dos ursos. Ademais, tem adaptação ao voo acrobático em florestas densas e fechadas. Comumente, localizam-se na América Central, principalmente no norte do Brasil e no México.

Continua após a publicidade

Sendo assim, alimentam-se de animais de porte médio, como aves, macacos, preguiças e ratos. Em resumo, são predadores de pelo menos 19 espécies de animais. Acima de tudo, são animais extremamente fortes, com assobio longo e estridente e hábito de conservar energia nos dias quentes.

Porém, as fêmeas tendem a ser maiores e caçam animais pesados com técnicas ágeis e rápidas. Como consequência, são ainda mais ágeis enquanto caçadoras e dificilmente lidam com competição de recursos. Por fim, conheça as outras águias que entram na competição pelo título de maior águia do mundo.

Maior águia do mundo: outras espécies

1) Condor andino

Maior águia do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades

No geral, também é a maior águia do mundo quando pensa em envergadura e peso, porque chega a 3 metros e pesa ate 15 quilogramas em casos mais raros. Comumente, vive na região andina, em espaços montanhosos. Sobretudo, o vento forte nessa área ajuda seu corpo a voar com maior facilidade.

Continua após a publicidade

2) Condor-da-califórnia, o terceiro no pódio da maior águia do mundo

Maior águia do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades

Antes de mais nada, é o maior pássaro da América do Norte, também na lista de maior águia do mundo. Sendo assim, também tem uma envergadura de 3 metros e pesa até 12 quilos. Por fim, corre severo risco de extinção em decorrência da exploração de seu habitat.

3) Abutre-real, a águia sequestradora

Fotografia de um exemplar

Apesar da aparência peculiar, essa águia também entra na lista de maior águia do mundo porque possui uma envergadura de 3 metros e pesa surpreendentes 14 quilogramas. Desse modo, habita a região das savanas africanas e na Arábia. Sobretudo, é o principal predador aviário de gazelas, antílopes e flamengos. Porém, ainda rouba ovos e filhotes de outras aves para criar.

Continua após a publicidade

4) Abutre-barbudo

Fotografia de um exemplar

Comumente, essa espécie da maior águia do mundo pesa até 8 quilos, mas chega a ter uma envergadura natural que ultrapassa os 3 metros. No geral, habitam a Ásia, África e algumas regiões da Europa. Ademais, são populares por caçar soltando suas vítimas e grandes alturas sobre superfícies duras, a fim de alimentar-se da medula de suas presas.

5) Águia-marinha-de-steller

Fotografia de um exemplar

Apesar do nome complicado, essa vistosa águia na lista de maior águia do mundo é popular na Rússia e no Japão. Ademais, é a águia mais pesada do mundo, porque chega até 9 quilogramas tendo uma envergadura menor que 2 metros. Além disso, alimenta-se principalmente de peixes, que captura em mergulhos precisos sobre a superfície aquática.

Continua após a publicidade

6) Águia marcial, a águia mais agressiva do mundo

Maior águia do mundo, qual é? Origem, características e curiosidades

Por fim, a última na lista de maiores águias do mundo é a maior espécie da África. Nesse sentido, tem uma envergadura de 2,6 metros e pesa até 6,2 quilogramas. Além disso, é uma espécie extremamente agressiva, atacando até mesmo leões e babuínos em bando.

E aí, aprendeu qual é a maior águia do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você