WhatsApp vai compartilhar dados com o Facebook mesmo sem permissão

O WhatsApp é um dos aplicativos mais amados e utilizados pelo mundo, e muita gente entra em pânico quando ele sai do ar, mas ele conseguiu alguns desafetos há alguns dias, quando a empresa responsável pelo aplicativo anunciou que o WhatsApp vai compartilhar dados de seus usuários com outra plataforma, o Facebook. Lembra disso?

Muita gente achou um absurdo a empresa de Mark Zuckerberg, dona das duas redes sociais, tomar esse tipo de decisão, mas a maioria ficou tranquila quando alguns sites de tecnologia ensinaram um maneira de sinalizar ao aplicativo que o compartilhamento de dados não estava autorizado. Isso, para quem não se lembra, deveria acontecer na hora da atualização do WhatsApp, onde uma opção não aceitando a novidade precisaria ser desmarcada.

No entanto, a paz dos usuários mais desconfiados voltou a ser perturbada. Um comunicado enviado ao site Olhar Digital informou que o WhatsApp vai compartilhar dados com o Facebook mesmo sem autorização.

3

Como o WhatsApp vai compartilhar dados

A única coisa que os usuários poderão escolher é se querem que este compartilhamento melhorem a experiência de utilização da plataforma do Face, por meio de sugestões de amigos e anúncios mais direcionados. Ou seja, a caixa de seleção que transmitia a sensação de que você poderia barrar o compartilhamento de informações pessoais entre as duas plataformas, na verdade, não serve para muito coisa e o pior, não deixa isso muito claro para quem a lê.

5

Mas, conforme o comunicado do WhatsApp, as pessoas não precisam perder noites de sono pensando no assunto. O WhatsApp vai compartilhar dados como números de telefone, horários em que os usuários estão online e se enviam mensagens de texto, vídeo, foto ou áudio. Por outro lado, informações como o conteúdo das conversas e as fotos enviadas continuarão protegidas pela polêmica criptografia ponta-a-ponta do aplicativo.

1

Abaixo, você confere, na íntegra, o comunicado do WhatsApp:

“Estamos atualizando nossos termos de serviço e política de privacidade para todos, porém, os usuários que já utilizavam o WhatsApp poderão controlar se querem ter seus dados compartilhados com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook.
Porém, independente de sua escolha, nós iremos compartilhar alguns dados com o Facebook – (por exemplo, o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp juntamente com informações do tipo quando e como estas pessoas utilizam nossos serviços) para que possamos entender as formas de utilização do serviço, sistemas de segurança e combate a abusos e spam entre serviços. Estas ações nos permitem coordenar melhor e desenvolver melhorias em nosso aplicativo.”

E, já que não tem nada que possamos fazer, que tal ler uma outra matéria? Aprenda também como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Fonte: Olhar Digital