As 7 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

Não importa onde você estiver, sempre haverá uma aranha por perto. No entanto, há tantas espécies de aranhas diferentes, aproximadamente 40.000 em todo o mundo, que é difícil descobrir quais precisamos temer e quais são inofensivos. Para esclarecer essa dúvida, classificamos neste artigo as 7 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo.

Poucas especies de aranha são realmente perigosas. O motivo está na diferença de tamanho entre os seres humanos e outros animais, normalmente presas. As aranhas peçonhentas costumam atacar animais pequenos, mas o veneno de algumas espécies pode produzir lesões cutâneas em pessoas ou produzir reações alérgicas que resultam em mortes. No entanto, é importante entender que a “morte por picada de aranha” é muito rara, uma vez que as clínicas, os centros de controle de intoxicação e os hospitais normalmente possuem antígenos específicos para cada espécie.

As aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

1. Aranha-teia-de-funil

A atrax robustus é considerada a aranha mais perigosa do mundo. A especie é natural da Austrália e pode atingir até 10 centímetros de comprimento, considerando as pernas.  Seu veneno é extremamente tóxico para os humanos, podendo causar enfarto e levar sua vitima à óbito em apenas 15 minutos. Curiosamente, o veneno das fêmeas é 6 vezes mais letal do que o veneno dos machos.

2. Aranha-armadeira

Esse gênero de aranhas possui o veneno mais neurológicamente ativo. As aranhas-armadeiras são nativas de toda a América do Sul, incluindo o Brasil. São caçadoras ativas e viajam muito. Elas tendem a procurar lugares aconchegantes e confortáveis ​​a noite e às vezes se escondem em frutas e flores que os humanos consomem e cultivam. Se essa aranha se sentir ameaçada, ela irá atacar para se proteger, mas a maioria das mordidas não conterão veneno. As picadas venenosas ocorrerão se a aranha for pressionada contra alguma coisa. Neste caso, os níveis elevados de serotonina contidos no veneno irão produzir uma mordida muito dolorosa que pode resultar em paralisia muscular.

3. Viúva-negra

As viúvas-negras são aranhas facilmente identificadas pelas marcas vermelhas na região do abdômen. Estas aranhas são encontradas em regiões temperadas ao redor do mundo. Aproximadamente 5% das mordidas relatadas foram fatais antes da invenção do antígeno. Em um do surtos mais notórios, sessenta e três mortes foram registradas nos Estados Unidos entre 1950 e 1959, sendo que a maioria das picadas ocorreram durante o manuseio de lenha dentro de residências. Mas com a advento dos aquecedores, as picadas da viúva negra são agora muito raras.

4. Viúva-marrom

A viúva-marrom, como sua prima viúva-negra, carrega um veneno neurotóxico que pode causar um conjunto de sintomas perigosos. Essa especie é originaria da África do Sul mas pode ser encontrada na América. Seu veneno, embora raramente letal, produz efeitos muito dolorosos, incluindo espasmos musculares, contrações e, em alguns casos, paralisia espinhal ou cerebral. Esta paralisia é geralmente temporária, mas pode causar danos permanentes ao sistema nervoso central. Uma mordida muitas vezes pode deixar a vitima vários dias internada em um hospital. Crianças e idosos são os grupos que pode sofrer efeitos mais graves.

5. Aranha-marrom

A mordida de uma aranha-marrom é extremamente venenosa e mode ser fatal devido a perda massiva de tecidos e da infecção. A maioria dos acidentes com essas especie ocorre quando as vitimas manuseiam calçados, roupas e lençóis.

6. Sicarius-hahni

A sicarius-hahni é uma aranha de tamanho médio, com corpo de 2 a 5 centímetros e pernas de até 10.Ela é natural do sul da África, nas regiões de deserto. Devido à sua posição achatada, também é conhecido como a aranha caranguejo de seis olhos. As mordidas desta aranha em humanos são incomuns, mas foram experimentalmente constatadas como letais. Não há mordidas confirmadas e apenas dois suspeitos registrados. No entanto, em um desses casos, a vítima perdeu um braço para necrose e, no outro, a vítima morreu de hemorragia.

7. Aranha-reclusa-castanha-chilena

Esta aranha é considerada por muitos como a mais perigosa das Aranhas Reclusas, e sua mordida frequentemente provoca graves reações sistêmicas, incluindo a morte. Como seu nome sugere, esta aranha não é agressiva e, geralmente, ataque quando pressionada contra a pele humana. Como todas as aranhas reclusas,seu veneno contém um agente necrosante, que de outra forma é encontrado apenas em algumas bactérias patogênicas. Em 4% dos casos a mordida é fatal.

 

 

Fontes: Fatos Desconhecidos | Megacurioso
Imagens: Reprodução