Mundo Animal

15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

Há inúmeras espécies de aranhas em todo o mundo, inclusive o Brasil é o lar de algumas listadas como as mais venenosas e perigosas que existem.

Não importa onde você estiver, sempre haverá uma aranha por perto. No entanto, há tantas espécies de aranhas diferentes, aproximadamente 40.000 em todo o mundo, que é difícil descobrir quais precisamos temer e quais são inofensivos. Para esclarecer essa dúvida, classificamos neste artigo as 15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo.

Poucas espécies de aranha são realmente perigosas. O motivo está na diferença de tamanho entre os seres humanos e outros animais, normalmente presas. As aranhas peçonhentas costumam atacar animais pequenos, mas o veneno de algumas espécies pode produzir lesões cutâneas em pessoas ou produzir reações alérgicas que resultam em mortes.

No entanto, é importante entender que a “morte por picada de aranha” é muito rara, uma vez que as clínicas, os centros de controle de intoxicação e os hospitais normalmente possuem antígenos específicos para cada espécie.

Aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

1. Aranha-teia-de-funil

Fonte: Pinterest

A atrax robustus é talvez a aranha mais venenosa e perigosa do mundo. Desse modo, a espécie é natural da Austrália e pode atingir até 10 centímetros de comprimento, considerando as pernas.

Seu veneno é extremamente tóxico para os humanos, podendo causar enfarto e levar sua vitima à óbito em apenas 15 minutos. Curiosamente, o veneno das fêmeas é 6 vezes mais letal do que o veneno dos machos.

2. Aranha-armadeira

15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

Esse gênero de aranhas possui o veneno mais neurologicamente ativo. As aranhas-arrumadeiras são nativas de toda a América do Sul, incluindo o Brasil. São caçadoras ativas e viajam muito. Aliás, elas tendem a procurar lugares aconchegantes e confortáveis ​​a noite e às vezes se escondem em frutas e flores que os humanos consomem e cultivam.

Contudo, se essa aranha se sentir ameaçada, ela irá atacar para se proteger, mas a maioria das mordidas não conterão veneno. As picadas venenosas ocorrerão se a aranha se sentir sob ameaça. Neste caso, os níveis elevados de serotonina contidos no veneno irão produzir uma mordida muito dolorosa que pode resultar em paralisia muscular.

3. Viúva-negra

Fonte: Pinterest

É possível identificar as viúvas-negras facilmente pelas marcas vermelhas na região do abdômen. Estas aranhas vivem em regiões temperadas ao redor do mundo. Aproximadamente 5% dos ataques aos quais se tem relatos foram fatais antes da invenção do antígeno.

Em um do surtos mais notórios, sessenta e três mortes foram registradas nos Estados Unidos entre 1950 e 1959, sendo que a maioria das picadas ocorreram durante o manuseio de lenha dentro de residências. Todavia, com a advento dos aquecedores, as picadas da viúva negra são agora muito raras.

4. Viúva-marrom

15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

A viúva-marrom, como sua prima viúva-negra, carrega um veneno neurotóxico que pode causar um conjunto de sintomas perigosos. Essa espécie é originaria da África do Sul mas pode ser encontrada na América.

Seu veneno, embora raramente letal, produz efeitos muito dolorosos, incluindo espasmos musculares, contrações e, em alguns casos, paralisia espinhal ou cerebral. Esta paralisia é geralmente temporária, mas pode causar danos permanentes ao sistema nervoso central.

Uma mordida muitas vezes pode deixar a vitima vários dias internada em um hospital. Crianças e idosos são os grupos que pode sofrer efeitos mais graves.

5. Aranha-marrom

Fonte: Pinterest

A mordida de uma aranha-marrom é extremamente venenosa e pode ser fatal devido a perda massiva de tecidos e da infecção. A maioria dos acidentes com essas espécie ocorre quando as vitimas manuseiam calçados, roupas e lençóis.

6. Sicarius-hahni

15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

A sicarius-hahni é uma aranha de tamanho médio, com corpo de 2 a 5 centímetros e pernas de até 10.Ela é natural do sul da África, nas regiões de deserto. Devido à sua posição achatada, também é conhecido como a aranha caranguejo de seis olhos.

As mordidas desta aranha em humanos são incomuns, mas foram experimentalmente constatadas como letais. Não há mordidas confirmadas e apenas dois suspeitos registrados. No entanto, em um desses casos, a vítima perdeu um braço para necrose e, no outro, a vítima morreu de hemorragia.

7. Aranha-reclusa-castanha-chilena

Fonte: Pinterest

Esta aranha é talvez a mais perigosa das Aranhas Reclusas, e sua mordida frequentemente provoca graves reações sistêmicas, incluindo a morte.

Como seu nome sugere, esta aranha não é agressiva e, geralmente, ataca quando se sente sob ameaça. Além disso, como todas as aranhas reclusas, seu veneno contém um agente necrosante, que de outra forma existe apenas em algumas bactérias patogênicas. Contudo, em 4% dos casos a mordida é fatal.

8. Aranha de saco amarelo

15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

A aranha amarela do saco não parece particularmente perigosa, mas é capaz de dar uma mordida desagradável. Essas minúsculas aranhas têm muitas espécies que são encontradas em todo o mundo em todos os continentes, exceto na Antártica.

Desse modo, o veneno da aranha de saco amarelo é uma citotoxina, o que significa que pode quebrar células e, por fim, matar a área de carne ao redor de uma picada, embora esse resultado seja muito raro.

Com efeito, sua mordida é frequentemente comparada à de um recluso marrom, embora seja menos severa, com a bolha ou ferida de uma mordida cicatrizando mais rapidamente.

9. Aranha de Areia de Seis Olhos

As 7 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

A Aranha de Areia de Seis Olhos é uma aranha de tamanho médio e pode ser encontrada em desertos e outros lugares arenosos no sul da África com parentes próximos encontrados na África e na América do Sul. A Aranha de Areia de Seis Olhos é uma prima das Reclusas, que são encontrados em todo o mundo. Devido à sua postura achatada, às vezes também é conhecida como Aranha Caranguejo de Seis Olhos. Picadas por essa aranha em humanos são incomuns, mas foram experimentalmente comprovadas como letais para coelhos em 5 a 12 horas.

Não há mordidas confirmadas e apenas duas suspeitas registradas. No entanto, em um desses casos, a vítima perdeu um braço por necrose maciça e, no outro, a vítima morreu de hemorragia maciça, semelhante aos efeitos da picada de uma cascavel.

Ademais, estudos toxicológicos demonstraram que o veneno é particularmente potente, com poderoso efeito hemolítico / necrotóxico, causando vazamento de vasos sanguíneos, adelgaçamento do sangue e destruição do tecido.

10. Aranha-lobo

Fonte: Pinterest

As aranhas-lobo fazem parte da família de aranhas Lycosidae, encontradas em todo o mundo – até mesmo no Círculo Polar Ártico. Dessa forma, a maioria das aranhas-lobo tem um corpo largo e peludo com 2 a 3 centímetros de comprimento e pernas robustas que têm quase o mesmo comprimento de seu corpo.

Elas tem o nome de aranhas-lobo por causa de sua técnica de caça de uma perseguição rápida em seguida, atacando sua presa. Uma picada de uma aranha-lobo pode causar tontura e náusea, e o tamanho de suas presas pode causar traumas ao redor da área da picada, mas não são excessivamente prejudiciais aos humanos.

11. Tarântula Golias

Fonte: Pinterest

A tarântula Golias é encontrada no norte da América do Sul e é a maior aranha do mundo – tanto pelo peso (até 175 gramas) quanto pelo tamanho do corpo (até 13 centímetros).

Apesar de seu nome bacana, esta aranha se alimenta principalmente de insetos, embora caçará pequenos roedores, bem como sapos e lagartos de forma oportunista.

Portanto, é certamente um aracnídeo assustador, com presas de bom tamanho, mas seu veneno é relativamente inofensivo para os humanos, comparável a uma picada de vespa.

12. Aranha-camelo

Fonte: Pinterest

Encontrada em todos os desertos quentes e matagais em todos os continentes, exceto na Austrália, a aranha camelo não é realmente venenosa. Também não é uma aranha, mas é um aracnídeo que parece feroz e, aliás, é personagens de várias lendas.

Durante a guerra de 2003 no Iraque, começaram a circular rumores sobre a aranha camelo; uma aranha que comia camelos adormecidos no deserto. Felizmente, os rumores eram exatamente isso: apenas boatos!

Embora as aranhas-camelo usem fluidos digestivos para liquefazer a carne de suas vítimas e tenham mandíbulas um terço do tamanho de seu corpo de 15 centímetros, elas não são perigosas para os humanos. Uma mordida muito dolorosa, sim, mas sem veneno e, certamente, sem morte!

13. Tarântula Ornamental Franjada

As 7 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo
Fonte: Pinterest

A aranha clássica do pesadelo de um aracnófobo, a tarântula ornamental com franjas é uma grande fera peluda. Ao contrário das outras aranhas menores desta lista, as tarântulas têm presas que apontam para baixo.

Além disso, a maioria dos ataques de tarântula são tão dolorosos (e perigosos) quanto uma picada de vespa, mas essas orientais com franjas são famosas por suas picadas terrivelmente dolorosas.

Contudo, elas não matam um ser humano, mas causam dor significativa, juntamente com cãibras musculares extremas e espasmos. Outra aranha não fatal da qual faz sentido ficar bem longe.

14. Aranha-rato

Fonte: Pinterest

A Austrália tem uma reputação de criaturas venenosas e venenosas, e a fofa e peluda aranha rato não decepciona. Assim, seu veneno está no mesmo nível da aranha teia de funil da Austrália e, sua picada, pode produzir sintomas semelhantes.

Apesar de suas enormes presas e veneno perigoso, a aranha-rato não é particularmente agressiva, daí sua posição inferior nesta lista.

15. Aranha redback

Fonte: Pinterest

Por fim, temos um parente da viúva negra para finalizar a lista de aranhas mais venenosas e perigosas do mundo. A redback é comum na Austrália e em partes da Nova Zelândia e sudeste da Ásia. É imediatamente reconhecível por seu abdômen – redondo com uma faixa dorsal vermelha em um fundo preto.

Esta aranha possui um veneno neurotóxico potente conhecido por causar dor em queimação como um precursor de uma condição conhecida como latrodectismo. Os sintomas incluem dor, rigidez muscular, bem como vômitos e sudorese.

Até que a invenção do antiveneno para picadas de aranha vermelha, na década de 1950, as picadas matavam pessoas regularmente – principalmente idosos e jovens. Entretanto, as taxas de mortalidade estão agora em zero e cerca de 250 pessoas por ano recebem o antiveneno todos os anos.

Então, gostou de conhecer as aranhas mais venenosas e perigosas  do mundo? Pois, confira também: Mordida de cachorro – Prevenção, tratamento e riscos de infecção

Fontes: Fatos Desconhecidos | Megacurioso

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você