10 características pessoais que podemos herdar dos pais e nem imaginamos

A gente sabe que é possível herdar dos pais a cor da pele, dos olhos, a textura dos cabelos, a estatura e assim por diante. Mas, sabia que outras características pessoais bem excêntricas também podem ser “transmitidas” pelos genes de seus progenitores?

Por exemplo, se você sofre com miopia, muito provavelmente essa é uma herança do seu pai ou da sua mãe (ou, quem sabe, dos dois). E o que dizer da calvície masculina? Esse é um clássico exemplo de culpa dos seus pais, aliás, da sua mãe, sabia?

Se você ficou chocado com tudo o que sua família pode trazer para sua vida, melhor sentar para terminar de ler essa matéria. Como você vai ver, a lista de coisas meio estranhas que você pode herdar dos pais não para por aí e não é muito animadora.

Quer uma dica do que mais vem por aí? Então tente imaginar que sua inabilidade ao volante também pode ser culpa de seus pais! Estranho, né? Antes que você fique inconsolável, melhor ir direto para a lista abaixo.

Confira 10 características pessoais que podemos herdar dos pais:

1. Colesterol alto

Nem sempre níveis de colesterol alto estão ligados à dieta das pessoas. Esse é um tipo de característica pessoal que é possível herdar dos pais e muita gente nem imagina. Uma entre 500 pessoas contam com essa mutação genética, que não permite que o organismo absorva direito o colesterol, que acaba se depositando no sangue.

2. Calvície

Não há para onde correr, queridos leitores! A calvície também é algo que se pode herdar dos pais. Aliás, na maioria dos casos, o problema costuma ser herdado da mãe, já que um dos genes que causa a queda de cabelos está no cromossomo X (referente à mulher).

Mas, claro, nem sempre é assim. Embora seja menos comum, existem outros genes envolvidos na calvície, que podem também ser herdados do pai. Isso, claro, sem considerar que os fatores ecológicos também afetam nesse aspecto.

3. Rendimento escolar

Aquela história do seus pais dizerem que eram bons alunos e que você deveria se esforçar mais para também ser um aluno modelo, infelizmente, costuma estar correta. Segundo a Ciência, cerca de 55% do desempenho escolar das pessoas depende da genética.

Claro que milhares de genes são responsáveis pela capacidade de aprendizado, mas, na maioria das vezes, se seus pais são muito inteligentes, você também tem tudo para ser também.

4. Gosto pelo café

Se você bebe muito café, a culpa também pode ser dos genes de seus pais. Estudos recentes compararam pessoas que não conseguem viver sem tomar café, com aquelas que não têm o hábito da bebida, e perceberam que o segundo grupo tem um gene especial, relacionado à absorção lenta da cafeína. É por isso, aliás, que geneticamente, algumas pessoas não têm necessidade de beber café, enquanto outras não suportam viver sem ele.

5. Diabetes tipo 2 em jovens

Embora esse tipo de diabetes seja mais comum em adultos, crianças e adolescentes também podem apresentar os sintomas da doença, mesmo se levarem um estilo de vida ativo e saudável. Normalmente, nesses casos, a culpa é de uma mutação genética, que independe de uma alimentação não saudável, mesmo que esse fator tenha um forte papel negativo nesse quadro.

6. Daltonismo

Outra característica interessante que é possível herdar dos pais é o daltonismo. Para dizer a verdade, assim como no caso da calvície, é o gene que influencia a condição é herdado da mãe, mesmo que seja uma doença que atinja os homens.

Segundo especialistas, são os homens que herdam uma espécie de defeito no cromossomo X que não é compensado de outro gene. Nas mulheres, por outro lado, mesmo que o cromossomo X carregue o defeito, elas contam com um cromossomo X reserva, e se tornam apenas portadoras do “problema”.

7. Intolerância à lactose

Sabia que, aproximadamente, 65% dos adultos digerem mal o açúcar do leite, chamado lactose? A culpa é de um gene especial que, conforme os médicos, nos ajudam o corpo a produz uma enzima para digerir a lactose durante a infância, já que precisamos do leite para sobreviver.

Mas, à medida que crescemos, nossa capacidade de digerir a lactose reduz. Somente algumas pessoas adultas em todo o planeta carregam o gene que as permite digerir a lactose sem grandes problemas.

8. Incapacidade de dirigir

Pode parecer bobagem, mas a verdade, cientificamente comprovada, é que nem todo mundo consegue dirigir um carro. No caso dessas pessoas, embora elas sejam capazes de aprender a teoria da direção e até tirar a licença, elas dificilmente conseguem manter a concentração ao volante ou ter um tempo de reação hábil para evitar acidentes, por exemplo.

Mas, claro, isso não é culpa de quem não consegue cumprir a tarefa de dirigir, mas de um gene com mutações específicas, que afetam a orientação no espaço, a velocidade de reação e a memória. E, se você acha que isso é raridade, pasme: cerca de 30% das pessoas no mundo contam com essa mutação.

9. Miopia

Outra coisa que as pessoas costumam herdar dos pais é a miopia. Conforme especialistas, se o pai ou a mãe têm a problema, a criança tem 50% de chances de também desenvolver a doença.

Mas, especialistas dizem que nem sempre a culpa é dos pais ou da genética, como preferir. Nos demais casos, o problema está nos hábitos que se constrói ao longo da vida.

10. Popularidade

Até mesmo popularidade pode se herdar dos pais, sabia? Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores de Harvard apontou que, no início da evolução, algumas pessoas tinham informações valiosas sobre as fontes de alimentos e sobre os perigos da região e, por isso, estavam sempre no centro do grupo social.

Logo, o que os cientistas concluíram é que as pessoas populares de hoje, herdaram o gene da popularidade de seus descendentes e é por isso que muitos querem ser amigos desses indivíduos. Mas, a notícia ruim é que os cientistas ainda não sabem porque isso acontece.

E então, viu quanta coisa estranha você pode ter herdado de seus pais? Agora, tem uma coisa que não tem nada a ver com a genética, mas que todo mundo pensa que sim, como você vai ver nessa outra matéria: Por que algumas pessoas são canhotas? A Ciência explica.

Fonte: Incrível