10 coisas bizarras para fazer no micro-ondas e que dão certo

Todo mundo vive dizendo que o micro-ondas é a verdadeira salvação da cozinha, mas será que as pessoas conhecem, realmente, todas as funcionalidades que esse eletrodoméstico tem? Isso porque dá para fazer no micro-ondas coisas tão estranhas que até Deus duvida, sabia?

Como você vai ver na matéria de hoje, o micro está longe de ser apenas um utensílio doméstico para esquentar sua comida congelada. Além de se limpar sozinho, sem qualquer dificuldade, ele também pode ser usado para uma série de coisas que as pessoas nem sonham, como matar fungos na terra do vasos de plantas.

12

Interessante, não? E isso não é nem 10% das coisas que possíveis de ser fazer no micro-ondas e que são bastante úteis, embora soem um tanto bizarras. Lavar a meia nesse tipo de forno é um bom exemplo, não acha?

Mesmo que você pense que já tenha lido e aprendido tudo sobre micro-ondas, você vai acabar se surpreendendo com a lista que preparamos hoje. Com certeza, você vai olhar diferente para seu micro, assim que descobrir o quão útil ele é, apesar de você nem imaginar. Quer ver?

Veja 10 coisas bizarras para fazer no micro-ondas e que dão certo:

1. Autolimpeza

Sabia que uma das coisas mais incríveis para fazer no micro-ondas é deixar que ele mesmo se limpe? Para isso, claro, você só precisa dar uma ajudazinha com:

Limão:

1

Meio limão espremido em uma xícara e meia de água. Deixe tudo isso no micro por 3 minutinhos. Espere esfriar por 5 minutos antes de abrir o forno. Daí é só limpar com um pano úmido, como você já conferiu nessa outra matéria, juntamente com outras dicas de limpeza. Esse truque também ajuda a tirar o cheiro dos alimentos que ficam impregnados em seu interior.

Bicarbonato de sódio:

3

Outra coisa que tira o cheiro ruim do micro-ondas e deixa tudo limpinho é água (um copo) com bicarbonato (2 colheres). Aí é só repetir o mesmo processo que descrevemos no caso do limão.

Esponja com água e sabão:

2

Agora, se você precisa fazer no micro-ondas uma limpeza mais rápida, ataque logo de esponja, daqueles de lavar louça, com água e sabão. É só deixar a esponja lá dentro, com o micro ligado por alguns minutos.

Desligue e deixe que ela esfrie antes de abrir o forno e limpar com um paninho. Enquanto o micro-ondas faz uma autolimpeza, os germes da esponja morrem e tudo fica limpinho ao mesmo tempo.

2. Matar fungos na terra

4

Sabe aquela terra que a gente compra em saquinhos para colocar nos vasos de plantas em casa? Muitas vezes elas podem esconder fungos que podem matar suas plantinhas. Uma forma de se prevenir disso é colocando a terra, antes de tudo, no micro.

Coloque em um pratinho e deixe por alguns minutos. Espere esfriar para colocar nas plantas.

3. Limpar meias sujas

5

Procurou na gaveta de meias e não encontrou um só par limpo? Pegue um par de meias (que não esteja encardido, claro) e coloque em uma tigela com água e sabão. Em seguida, é só colocar no micro por 10 minutos, em potência alta. Aí é só pendurar para secar.

Pode até parecer algo muito bizarro para fazer no micro-ondas, mas, na verdade, você vai estar limpado e desinfetando suas meias. Super higiênico, não? Agora você só precisa convencer sua mãe disso!

4. Ervas secas em minutos

6

Sabia que dá para fazer no micro-ondas suas próprias ervas secas? Salsa, orégano, manjericão e todos os temperos verdes que acabaram ficando velhos na geladeira e que iriam para o lixo podem ser desidratados e usados por muito mais tempo.

Para isso, basta colocar em um prato as ervas envoltas em papel toalha e deixá-las no micro-ondas por alguns minutos. Depois, é preciso desenrolá-las do papel toalha e deixá-las esfriando e terminando de secar por mais alguns minutos, antes de colocá-las em um pote de vidro.

5. Cebolas, para nunca mais chorar

7

Outra coisa que dá para fazer no micro-ondas é evitar que as cebolas exalem aquele ácido que faz todo mundo chorar. Para isso, corte as pontinhas da cebola e a coloque no micro-ondas por 30 segundos. Isso vai fazer você a não ter mais esse tipo de problema.

6. Tirar a pele de alhos

13

Quer retirar aquela película do alho, sem deixar as mãos ficarem com cheiro forte? Coloque os dentes que você vai usar no micro-ondas por 15 segundos e você vai ver as casquinhas saindo praticamente sozinhas.

Esse truque também é muito eficiente na hora de tirar a pele de pêssegos, tomates e outros vegetais. Basta acrescentar alguns segundos a mais no processo.

7. Ovos poché fáceis e rápidos

9

Fazer ovos no micro-ondas pode ser perigoso, como já mostramos nessa outra materia. Mas, do jeito certo, dá para fazer no micro-ondas até ovos poché, sabia?

Para isso, você vai precisar de água quente, em uma tigela que possa ir ao micro. Coloque o ovo (melhor fazer de um por um, para ficar bonito) e coloque um pouco de vinagre branco. Aliás, esse último ingrediente vai impedir que os ovos estourem.

Aí é só usar a potência máxima durante 30 segundos, pausar e virar o ovo delicadamente. Volte para o micro-ondas por mais 20 segundos. Retire da água para que o ovo pare de cozinhar, escorra o excesso e sirva.

8. Cozinhar feijão e outras leguminosas

8

Quer ter feijões cozidos em 10 minutos? Até isso dá para fazer no micro-ondas. Basta colocar o feijão em uma tigela resistente ao micro-ondas, colocar o dobro de água e deixar cozinhar por 10 minutos.

Para fazer lentilhas e outras leguminosas menos resistentes, diminua o tempo de cozimento de 10 minutos para 2 minutos, no micro-ondas.

9. Fazer batatas fritas ficarem crocantes novamente

10

Sabe aquela batata frita que sobrou? Dá para voltar a crocância delas usando apenas o micro-ondas, sabia? Basta colocá-las, por 10 ou 15 segundos, no micro, envoltas em papel toalha. No final, vão ficar tão deliciosas quanto as fritas do McDonalds.

Com um processo bem parecido com esse dá para salvar pães amanhecidos também, sabia? Mas isso você confere nessa outra matéria aqui.

10. Bolo de chocolate em minutos

11

Sabe outra coisa legal que dá para fazer no micro-ondas? Bolo de chocolate expresso. Tudo que você precisa fazer é misturar os ingredientes secos que listamos abaixo, depois acrescentar o leite e o óleo. A mistura deve ficar no micro-ondas de 60 a 90 segundos, dependendo da potência do seu micro.

Veja a lista de ingredientes:

. Um quarto de xícara de farinha de trigo
. 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
. Uma colher de chá trimestre de fermento em pó
. 2 colheres de açúcar
. Uma pitada de sal
. Um quarto de xícara de leite
. 2 colheres de sopa de óleo vegetal
. Sua caneca preferida

Legal, né? E, por falar em micro-ondas, você vai gostar de ler também: 17 pessoas que perderam feio para o micro-ondas.

Fonte: LifeHack