10 coisas que você nunca deveria jogar no ralo da pia ou do chuveiro

Você sabe que se tornou um adulto quando tem contas para pagar e quando tem que resolver “pepinos” domésticos, como ralo da pia ou do banheiro entupidos ou até mesmo o encanamento inteiro dando problema.

Para evitar esse tipo de problema, no entanto, existem formas de se prevenir. Uma boa estratégia, por exemplo, é conhecendo as coisas que você jamais, em hipótese alguma, deveria jogar no rola da pia.

Camisinha, arroz, farinha e até mesmo absorvente íntimo podem ser verdadeiros vilões do seu encanamento e costuma trazer consequências terríveis para os mais desavisados, já que podem entupimentos “feios”.

E, como você vai ver, esses não são os únicos materiais que a gente acaba descartando no ralo da pia mas que podem interromper ou dificultar o fluxo de água ano abaixo. Na lista a seguir você confere tudo que você deveria jogar direto no lixo para evitar futuras dores de cabeça.

O que nunca jogar no ralo da pia:

1. Arroz e macarrão

Restos de comida no encanamento podem causar entupimentos, mas nada se compara a um entupimento por arroz e macarrão, por exemplo. Em contato com a água eles incham e ainda demora muito a dissolver.

2. Casca de ovo

Pode até parecer uma coisinha inocente, mas ela pode causar sérios transtornos no ralo da pia por ser grudenta quando molhada.

3. Farinha

O que acontece quando se une farinha com água? Isso mesmo, praticamente uma cola, um cimento. Agora, se você for uma pessoa esperta, provavelmente percebeu que essa não é a combinação certa para ir parar no ralo da pia.

4. Remédio

Especialmente os medicamentos em cápsulas devem ficar longe do ralo da sua pia. O invólucro se dilui no suco gástrico do estômago, mas não na água. Além de entupir o ralo da pia você ainda vai contribuir para contaminar o esgoto.

5. Cabelo

Pelos e cabelos estão entre as principais causas do entupimento dos rolos dos banheiros. A dica é pentear os fios antes de tomar banho e não durante o banho. Isso reduz a quantidade de cabelo que cai para o ralo e faz com que os que caiem fiquem menos amaranhado e complicado de desentupir.

6. Etiquetas adesivas

Aqueles adesivos que vêm em algumas frutas e verduras são terríveis quando o assunto é ralo entupido. Tire as etiquetas e as descarte no lixo, já que eles podem grudar nos canos e dificultar que a água passe.

7. Pedras e terra

Até mesmo os menores grãozinhos podem se acumular nas dobras dos canos e causar muitos transtornos.

8. Preservativos

O látex dos preservativos são se decompõem. Além disso, a camisinha pode acabar enchendo de água e de outros detritos vindos do ralo da pia e acabar impedindo o fluxo normal da água.

9. Bitucas de cigarro

Feito de material sintético, o filtro do cigarro incha se entra em contato com a água e pode acabar entupindo os canos se acumularem. Isso, sem contar que os materiais que compõem o cigarro liberam tóxicas no esgoto.

10. Absorvente interno

Outro item que precisa ir direto para o lixo são os absorventes internos. Eles incham na água e, portanto, podem dobrar de tamanho.

E aí, aprendeu? Agora, se você viu essa matéria tarde demais e se seu rola da pia ou do banheiro já está entupido, ou se precisa fazer outros pequenos consertos em casa, essa outra matéria pode ser uma verdadeira mina de ouro (até por te ajudar a polpar bastante dinheiro): 10 coisas que você pode e deve saber consertar sozinho.

Fonte: Mega Curioso