10 criminosos mais procurados do Brasil

Parece até coisa de filme de Far West, mas o enredo é da vida real. Na matéria de hoje você vai conferir quem são os criminosos mais procurados do Brasil, segundo a Polícia Federal (PF) e a Interpol. A lista, aliás, foi divulgada pela própria PF.

Como você vai ver, estão entre os criminosos mais procurados do Brasil homens e mulheres que cometeram crimes atrozes, contra inocentes que muitas vezes nem poderiam se defender, como crianças e deficientes físicos. Outros foram condenados por ser ícones de desonestidade contra os recursos públicos, por traficar pessoas e assim por diante.

O pior de tudo, como você mesmo vai perceber, é pensar que todas essas pessoas desonestas e perigosas estão foragidas da justiça e precisam ser encontradas. A boa notícia é que você, caro leitor, pode ajuda a PF a colocar essas pessoas atrás das grades.

Se você tiver informações sobre o paradeiro desses foragidos ou os encontrar por aí, entre em contato com a Polícia Federal pelo endereço de email procurados@dpf.gov.br, pelo WhatsApp (61) 99262-8532 ou por meio do aplicativo CheckPol (para Androids). As denúncias são sigilosas.

Conheça os 10 criminosos mais procurados do Brasil:

1. Carlos Eduardo do Amaral Pinheiro, 44 anos

1

Fraude de licitações e desvio de recursos públicos de convênios federais e de royalties pagos à Petrobrás. Ele fazia parte de uma organização criminosa que atuou na Prefeitura de Coari, Minas Gerais, entre os anos de 2004 e 2008.

2. Gilmar José Baseggio, 50 anos

2

Suspeito de furto qualificado, lesão corporal, associação para o tráfico de drogas, homicídio, ocultação de cadáver e tentativa de homicídio de agentes da corporação em Pimenteiras do Oeste, no Estado de Rondônia.

3. Marcelo Gomes de Oliveira, 36 anos

3

Outro dos criminosos mais procurados do Brasil, Marcelo é acusado de comandar uma quadrilha de tráfico de drogas que movimentou mais de R$ 83 milhões entre 2012 e 2013.

4. Marco Rodolfo Rodrigues Ortega, 43 anos

4

Participou do sequestro do publicitário Washington Luiz Olivetto, em 2001. Conforme a Polícia Federal, o condenado está foragido da Penitenciária de Itaí, há 287 km de São Paulo, desde o ano de 2010.

5. Oswaldo Paz de Almeida Junior, 64 anos

5

Assédio sexual contra as duas filhas, ambas menores de idade. Uma delas é portadora de deficiência física.

6. Roger Ulrich, 53 anos

6

Outro dos criminosos mais procurados do Brasil é acusado de agressão contra Ana Júlia de Sousa Rebelo, companheira de Roger na época. O crime aconteceu em março de 2004 e a mulher ficou paraplégica depois de sofrer lesões na coluna.

7. Santo Martinello, 60 anos

7

Abuso sexual e homicídio. A vítima era uma criança de 6 anos de idade, de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

8. Silvana Seidler, 49 anos

8

Suspeito de assassinato contra a própria filha, uma menina de 7 anos. O crime aconteceu, em 2014, na cidade de Tubarão, Santa Catarina. O corpo da criança foi encontrado em uma caixa coberta com roupas, na casa onde ela morava com a mãe.

9. Vilma Cristina de Oliveira, 41 anos

9

Integrante de quadrilha voltada ao tráfico internacional de pessoas, que agia em 1999. Vilma foi condenada pelo envio de centenas de brasileiras para a Espanha, onde trabalhariam como prostitutas.

10. William Gaona Becerra, 45 anos

10

William se tornou um dos criminosos mais procurados do Brasil por participação no sequestro do publicitário Washington Luiz Olivetto, em 2001. Assim como seu comparsa, Marco Rodolfo, ele está foragido da Penitenciária de Itaí (SP), desde 2010.

E, embora esses criminosos estejam foragidos, a vida do crime não compensa. E isso você confere nessa outra matéria: 6 criminosos presos com a ajuda do Facebook.

Fonte: Folha de São Paulo