10 formas de combater os olhos secos quando a umidade estiver baixa

Quem mora em regiões onde a seca é prolongada sabe que a baixa umidade pode trazer uma série de desconfortos, como dificuldade para respirar, algumas doenças e, claro, olhos secos. Esse último aliás, pode ser um grande problema, já que atrapalha a visão e provoca incômodos como a sensação de areia nos olhos.

Mas, enquanto a chuva não chega e se você não pretende mudar de região é preciso aprender a lidar com o ressecamento do tempo e do corpo inteiro. Na lista abaixo, como você vai ver, estão algumas dicas que podem ajudar nessa missão.

A maioria delas vão ajudar não só a combater os olhos secos, mas a manter o corpo devidamente hidratado para enfrentar a baixa umidade. Esses truques, inclusive, deveriam ser aprendidos pela galera de Brasília e região, onde o tempo está tão seco que o governo declarou estado de atenção.

Agora, fique alerta: caso as dicas abaixo não forem eficientes para combater seu desconforto, procure um oftalmologista. Apesar da baixa umidade contribuir bastante para o ressecamento dos olhos, algumas doenças também podem causar esse efeito.

Descubra como combater os olhos secos:

1. Aplique a técnica dos 20 minutos

Ao longo do dia, se estiver ligado a trabalho com computadores, smartphones e outros displays, faça pausas a cada 20 minutos, em média, e olha para algum outro ponto mais longe, como uma janela ou um quadro, por exemplo.

Isso serve para evitar que os olhos ressequem muito já que enquanto olhamos para as telas iluminadas dos eletrônicos a tendência é que pisquemos menos.

2. Use umidificadores

Parece uma dica boba, mas o uso diário de umidificadores em dias de baixa umidade não melhora somente a respiração. Os olhos secos também se beneficiam muito com esse hábito, já que ele torna o ambiente mais úmido e reduz a secura da pele, dos olhos e até mesmo dos cabelos.

3. Beba água

Manter o corpo hidratado é uma das formas mais eficientes de evitar o problema dos olhos secos. Para isso, beba de 8 a 10 copos de água por dia. Isso vai manter seu corpo todo agradecido em dias de baixa umidade.

4. Consuma ômega-3

Peixes, abacate e até mesmo a suplementação desse nutriente vai ajudar muito a combater os olhos secos em qualquer época do ano.

5. Reduza o consumo de açúcar

Não só as bebidas que você adoça tem açúcar, sabia? O refrigerante, alimentos doces e até mesmo as massas feitas com farinha branca contribuem para o aumento do açúcar no sangue. O resultado disso, entre outras consequências negativas, é a falta de hidratação nos olhos.

6. Faça compressas quentes

Usar compressas mornas nos olhos também é uma ótima maneira de combater os olhos secos. Para isso, coloque um paninho quente sobre os olhos, ou saquinhos de chá (que já ajudam a acalmar a pele e a combater as olheiras), por pelo menos 1 minutos.

Isso ajuda a derreter os óleos que podem obstruir as glândulas lacrimais, por exemplo.

7. Use colírio

Colírios neutros, indicados para lubrificar os olhos, são uma maneira muito eficiente contra os olhos secos, pelo menos quando o assunto é alívio imediato. Mas, não exagere no uso, já que o colírio não deixa de ser um medicamento.

8. Lave com xampu de bebê

Parece estranho, mas esse tipo de xampu não irrita os olhos e ainda limpa os cílios e toda essa região dos resíduos que o tempo seco deixa na pele.

9. Evite ventiladores

Embora ajudem contra o calor, ventiladores e outros aparelhos que provocam ventos direcionados são péssimos para os olhos e tendem a deixá-los bem ressecados.

10. Pisque mais

Um forma natural de combater os olhos secos é se policiando para piscar mais. A menos que você sofra com algum problema oftalmológico, quando você pisca com mais frequência a umidade dos olhos aumenta e limpa as impurezas que podem causar irritação, por exemplo.

E, por falar em incômodos nos olhos, você precisa conferir também: Você já teve tremores nos olhos? Descubra o que significam.

Fonte: MegaCurioso