10 sinais de que você tem déficit de atenção e não tinha notado

Você já ouviu falar em déficit de atenção? O nome mesmo do problema, na verdade, é transtorno do déficit de atenção e é conhecido também como TDAH. Por falar nisso, nós já explicamos, nessa outra matéria aqui, do que se trata o problema.

O que acontece é que nem todo mundo sabe identificar os sintomas desse transtorno em si mesmo ou nas pessoas próximas. E, como muitos dos comportamentos típicos do déficit de atenção costumam afetar as pessoas com as quais se convive, conhecer bem o transtorno e saber lidar com ele pode ser mais necessário que as pessoas imaginam.

É por isso que preparamos a lista abaixo. Como você vai ver, selecionamos alguns dos sinais típicos do TDAH que podem ajudar você a identificar se você ou se aquele seu amigo esquecidinho sofrem com o problema.

Ah, e, caso você se identifique com os sintomas listados, não deixe de procurar um neuropsicólogo, o profissional mais indicado para lidar com o déficit de atenção.

Confira 10 sinais de que você tem déficit de atenção:

1. Dificuldade de manter as coisas organizadas

Uma das maiores dificuldades de quem sofre com o problema é a organização das coisas ao seu redor e da própria vida. A mesa ou o quarto de quem sofre de déficit de atenção nunca será organizado se for uma tarefa que depende só da pessoa.

Essas pessoas também têm dificuldade de separar informações relevantes para cumprir suas tarefas e, especialmente, de priorizar o que precisa ser feito. Gerir o tempo e lidar com responsabilidades também não é uma tarefa fácil para quem tem déficit de atenção.

2. Dificuldade em gerir os sentimento

Por causa do TDAH, as pessoas têm grande dificuldade de lidar com os sentimentos, especialmente quando se trata de raiva e de frustração.

Por causa disso, é comum perceber em quem sofre com o problema sensos de insucesso, irritabilidade, problemas com motivação, hipersensibilidade, baixa autoestima e insegurança.

3. Hiperatividade ou inquietação

A hiperatividade costuma ser um dos sintomas marcantes de quem tem déficit de atenção. Ou seja, se você for muito enérgico o tempo todo, pode ser que esse seja um sinal alarmante para o transtorno.

Sentimentos de inquietação, tendência a assumir riscos e de se entediar fácil também são sintomas.

4. Dificuldades de lidar com horários

A falta de atenção típica do TDAH, normalmente, resulta em atrasos constantes. Essas pessoas, dificilmente, conseguem cumprir os horários mais simples.

5. Dificuldade de concentração

Outro grande problema típico de quem tem déficit de atenção é a incapacidade de se manter concentrado em coisas que não lhe geram interesse.

6. Esquecimentos constantes

Esquecer as coisas com muita facilidade é outro sinal de que você pode ter déficit de atenção.

Isso é ainda mais evidente quando se trata de se lembrar de tarefas, de compromissos, de cumprir prazos e até mesmo de perder objetos do uso do dia a dia, como celulares e chaves.

7. Manter o hiper foco

Ter muito foco em determinados assuntos que lhes interessam é um dos traços mais marcantes do TDAH. Isso funciona como uma espécie de compensação do cérebro, que faz você perder a noção do tempo e até mesmo negligenciar outras coisas que estão ao redor.

8. Estresse e pessimismo

Essas costumam ser consequências da má gestão dos sentimentos, problema sobre o qual já mencionamos.

9. Dificuldade em calcular o tempo que leva para fazer as coisas

Quem não sofre com o problema, normalmente, consegue calcular quanto tempo leva para que uma determinada atividade seja cumprida, por exemplo.

Agora, quem sofre com o déficit de atenção não consegue fazer esse cálculo e costuma subestimar o tempo necessário para fazer as coisas. Isso, como já falamos, colabora com a questão dos atrasos, como já falamos.

10. Dificuldade em lidar com a procrastinação

Se você não sabe o que é procrastinação, essa outra matéria pode explicar direitinho. Aliás, se você sofre desse mal, nesse post que acabamos de indicar você aprende também como evitar que isso comande sua vida.

E então, esses sinais parecem familiares a você? Será que você também sofre com o problema? Não deixe de comentar!

Agora, falando em transtornos curiosos, você pode gostar de conferir ainda: 10 transtornos de personalidade mais comuns atualmente.

Fonte: Fatos Desconhecidos